O IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto brasileiro cobrado das pessoas que possuem uma propriedade imobiliária urbana, como um apartamento, sala comercial, casa ou outro tipo de imóvel dentro de uma região urbanizada.
O IPTU consta na Constituição Federal e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas. Toda a regência do IPTU está abrangida pelo Código Tributário Nacional (CTN), representado pela Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966.
Em nossa cidade não é diferente. Pagamos IPTU e nele vem embutida uma taxa cobrada pelos serviços urbanos realizados no município, como por exemplo, limpeza de vias públicas: capinação, coleta de lixo, pinturas em faixas de transito, iluminação, sistema de esgoto sanitário e etc. A taxa de serviços urbanos fica em torno de R$ 22,77 (vinte e dois reais e setenta e sete centavos ). Esses valores depende do legislador e pode variar de cidade para cidade.
Mas esses serviços que são pagos pela população, nem sempre são mantidos de forma correta e as vezes o contribuinte sofre essas consequências. Aqui na cidade de Estancia as cobranças são muitas nos últimos tempos. Diferente de outras cidades do interior, percebe-se que o cidadão estanciano aprendeu a cobrar e exigir explicações dos órgãos públicos no que diz respeito a prestação de contas dos serviços e dinheiro público. A sociedade clama por maior atenção e mais responsabilidade.
Por: Jussara Assunção
Nenhum comentário:
Postar um comentário