"Hélia Pinto garantiu que na próxima terça-feira a situação estará regularizada."
Em entrevista no programa Dia a Dia Notícias de sexta-feira,07.04, na rádio Mar Azul FM 104,9, a secretária da Educação Hélia Pinto, admitiu que há mais de 15 dias, os alunos estão sendo transportados em ônibus escolares do município, com superlotação. O motivo foi a não contratação de ônibus extras para complementar a frota da Educação que não é, e nunca foi suficiente para atender a demanda.
Problemas na finalização da licitação do transporte escolar, zelo com o erário público e o retorno dos alunos do Estado(pós greve dos professores), teriam provocado essa falta de contratação e a superlotação, respectivamente.
No entanto, o prefeito Gilson Andrade baixou Decreto de Emergência em Janeiro e reeditou o decreto em abril, por mais 90 dias. Esse decreto permite a aquisição e contratação de equipamentos, bens e serviços, sem precisar licitá-los. Mas a secretária disse que essa contratação ficaria cara para o município e portanto, foram os estudantes que pagaram o preço sendo transportados em ônibus com lotação superior a 80 pessoas, segundo denúncia do vereador Dr. Cristóvão(PSB) na CVE e nas redes sociais, o que provocou intenso e desgastante debate para a gestão.
Hélia Pinto garantiu que na próxima terça-feira a situação estará regularizada, com a finalização da licitação e a consequente contratação de mais veículos. O interessante nessa questão, é que a prefeitura está usando apenas a frota da secretária de educação (os amarelinhos), que o prefeito Gilson Andrade alardeou em várias entrevistas que “estava totalmente sucateada” e a Secom fez matéria afirmando essas declarações e encheu as redes sociais de fotos do “caos” encontrado.
Ainda durante a entrevista da secretária Hélia, uma ouvinte entrou no ar para denunciar que na escola Laura Costa, sua filha recebeu apenas um copo de suco e alguns biscoitos como alimentação escolar. A secretária parabenizou a atitude vigilante da mãe e disse que iria verificar a denúncia, “pois esse fato é inaceitável”, já que a prefeitura fez grandes investimentos nessa área e é compromisso do prefeito tratar bem os munícipes.
Como então a frota pode está funcionando se a prefeitura não comprou novos ônibus e se não foi licitado conserto e nem compra de peças? Será que as declarações da ex-secretária Maria José, desmentindo as acusações do prefeito Gilson e onde afirmava que entregou a frota maior e em melhores condições de uso do que recebeu e de que dos mais de 50 veículos da frota da secretaria, apenas 03 estava sem condições de uso (o que nunca foi desmentido pela PME), finalmente foram comprovadas pela prática da própria gestão?
Sem dúvida nenhuma, a postura de Hélia em assumir as falhas da sua pasta e prometer sanar os problemas, é merecedora de elogios e reconhecimento de que a pasta da Educação tem à sua frente uma mulher corajosa, comprometida com a verdade e que enfrenta os problemas de frente e sem subterfúgios, mas, não se pode negar que esses fatos denunciados e\ou contraditados, maculam a honra da gestão de GA, que chega aos 100 dias com muito pouco a mostrar e comemorar , mas, com muito a responder e a melhorar… e olhe que só estamos falando de uma das mais de 10 pastas existentes no governo que se propõe fazer nascer Uma Nova Estância.
Fonte: Site Acorda Meu Povo
Por Luiz Carlos Dussantus
Nenhum comentário:
Postar um comentário