No município de Estancia, cidade que fica distante 64 km da capital Aracaju, os descasos com as Leis ambientais são motivos de constantes denuncias. A falta de respeito com a mãe natureza predomina e áreas de preservação ambiental tem sofrido agressões constantemente - a céu aberto e em plena luz do dia -. Como mostram as fotas e vídeos adquiridos através de denuncias de moradores do Loteamento São Paulo, nas proximidades do Forródromo de Estancia.
As fotos foram tiradas semana passada por moradores do Loteamento que flagraram uma das máquinas do município de Estancia empurrando grande quantidade de lixo dentro das matas ciliares que fica entre o loteamento e o forrodromo. Em depoimento um dos moradores disse que o local virou um enorme lixão a céu aberto e que além dos munícipes jogarem restos de materiais de construção e lixo doméstico, ja testemunharam a própria prefeitura despejar lixo no local e que quando se acumula grande quantidade o órgão público encaminha uma de suas máquinas para fazer limpeza no local, só que, ao invés de retirar o montante, empurram todo lixo dentro das matas como mostra o vídeo.
O que tem chamado atenção de algumas pessoas que moram nas imediações além do péssimo visual, do mau cheiro e do aparecimento constante de animais peçonhentos, é o fato de saber que ali existe uma nascente e que aos poucos e com a ajuda do órgão público e dos próprios munícipes, está morrendo. No mes passado também houve denuncia de derrubada de árvores de matas ciliares (área de preservação) que ficam nas margens do Rio Piauitinga, no Bairro Bomfim.
A nossa redação procurou pessoas com conhecimento da área para nos relatar qual a extensão da gravidade do crime e quais os prejuízos que esse aterro pode trazer para o meio ambiente? E nos foi relatado que a área onde estão sendo jogados os dejetos é conhecida como APP (Área de Preservação Permanente), conhecida, também, como área de charco. Que ao contrário do que dizem os moradores da região, não existe apenas uma nascente e sim, várias. Que é obrigação do município manter a preservação e além disso, as nascentes tem uma grande importância pois o terreno de charco absorvem as águas das chuvas e distribui para rios e riachos das proximidades, através dos lençóis freáticos. Sendo essas áreas aterradas podem causar forte impacto para os rios Piauí e Piauitinga que se encontram na maré do Porto D'Areia.
Também nos foi relatado por alguns ambientalistas que com a inércia da Prefeitura Municipal de Estancia em combater esse crime que é enquadrado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, o MPE (Ministério Público do Estado) poderá tomar as devidas providencias, através da curadoria do Meio Ambiente. A nossa redatora deixa claro, que sendo o Blog Conexão Mulher um agente informativo e jornalistico que preza pelo bem comum da sociedade, e veracidade dos fatos, além de preservar a ética, estamos abertos para escutar as partes envolvidas e divulgar o contraponto se assim for da vontade da secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Estancia.
#ConexaoMulher
Jussara Assunção Reg. nº 4840/MTB |
Nenhum comentário:
Postar um comentário