O Blog + Feminino da região

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Prefeito de Indiaroba se reúne com Vereadores para discutir Segurança Pública

O prefeito de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 26, com os vereadores do município, para discutir estratégias de ação na área de Segurança Pública da cidade.

Na pauta da reunião foram colocados alguns pontos importantes em discussão, como a questão da iluminação pública da cidade - principalmente, em locais de maior incidência de roubos e assaltos -; o aumento da criminalidade praticada por motoqueiros e a implantação de câmeras de segurança.

Em conversa com a imprensa Adnaldo destacou que a Prefeitura de Indiaroba tem feito seu papel de responsabilidade  e compromisso com a comunidade. “Estamos constantemente em contato com a Secretaria de Segurança Pública, e reforçamos sobre a importância dessa  reunião para encontrar mecanismos que possibilitem a diminuição da violência na cidade”, enfatizou o prefeito.

Jussara Assunção

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Contraste entre os maiores cartões postais de Salvador





Um dos prédios que está representando constante perigo à população, é o belo e antigo edifício Portugual, bem ao lado do Mercado Modelo – todo revestido em azulejos português na fachada.

A Praça Cairú já foi importante área comercial da cidade baixa, em Salvador, e tem em seu entorno um rico conjunto arquitetônico do Bairro do comércio, com prédios que foram construídos no século XIX, tombados em 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1969 e ficam nas proximidades do Elevador Lacerda, o famoso Monumento Mário Cravo e o Mercado Modelo – que estão entre os maiores cartões postais de Salvador e que recebem grande fluxo de turistas praticamente o ano inteiro.
Nas últimas semanas, mas precisamente na quarta-feira, 13, duas pessoas tiveram ferimentos leves quando a fachada de um prédio vizinho, na esquina da Av. Miguel Calmon, também em ruínas e abandonado, desabou afetando uma senhora na perna e um homem na cabeça. Segundo informações da Defesa Civil de Salvador 'Codesal', as vítimas sofreram ferimentos leves e passam bem – mas, por pouco não acontecia algo mais grave. Em épocas de fortes chuvas os índices de desabamento sempre aumentam nas regiões consideradas de alto risco -onde ficam prédios e casarios antigos -, em ribanceiras ou estado de abandono.
Um dos prédios que está representando constante perigo à população, é o belo e antigo edifício Portugual, bem ao lado do Mercado Modelo – todo revestido em azulejos portuguêses na fachada o prédio possui várias janelas, todas elas com vidraças que podem despencar a qualquer momento ferindo gravemente quem por ali passar.
Hotéis Hilton
Segundo pesquisas sobre o Edifício Portugal, que se encontra atualmente em ruínas, alí já funcionou o supermercado Paes Mendonça na parte do térreo; pertence ao conjunto arquitetônico da Praça Cairú e fez parte dos planos da rede de hotéis Hilton que idealizava implantar um Hotel de Luxo no local. Na época, o intuito era sediar sua segunda unidade no Brasil.
O empreendimento seria fruto de uma parceria entre o grupo português Imocom, um dos líderes do setor de construção em Portugal e a rede hoteleira americana Hilton – mas, no entanto, o projeto esbarrou em vários obstáculos: Além de ser alvo de uma disputa judicial entre dois proprietários, também houve impedimentos legais e demora de aprovação do projeto pelo IPHAN.
Idéias e projetos
O belíssimo sobrado de azulejos português, azul e branco, construído no séc. 19, também já foi idealizado para ser o Museu da Música e Arquivo Público do município e em 2015 chegou a ser publicado no Diário Oficial – um decreto que tornaria de utilidade pública 7 imóveis na região e seria o primeiro passo para a desapropriação dos mesmos -, inclusive, o sobrado português .
Sendo parte de uma série de ações da prefeitura de Salvador, o projeto do Museu da Música fortaleceria a cultura local, promovendo-a internacionalmente. No entanto, nada disso foi adiante e os lindos prédios e edifícios que ficam na Praça Cairú resistem com muita dificuldade às ações do tempo e o descaso das autoridades.
É do entender de todos que o comércio da cidade baixa possui um grande potencial econômico, visto que, é bastante movimentado e visitado por turistas que transitam ali o ano inteiro, visitando os lindos cartões postais - fascinados com tanta beleza e envolvidos com as lembranças de uma época em que a comércio da cidade baixa era o auge do centro financeiro e turístico em Salvador. Atualmente, abandonado, com prédios e casarões de fachadas feias e sujas; monumentos desprezados e alvo das fezes de pombos; pedintes e garotos de ruas que disputam espaços para dormir nas calçadas do medo.
Réveillon na Praça Cairú
O Réveillon de Salvador já é o segundo destino mais procurado no período de Ano Novo, em todo Brasil e estima-se que a cidade recebe em média mais de 500 mil turistas nesses dias e coloca na Praça Cairú, onde o evento acontece todos os anos, em torno de 1,6 milhões de pessoas.
O evento gratuito é organizado pela Prefeitura de Salvador com toda estrutura necessária, como: Estacionamentos ampliados, elevador Lacerda funcionando gratuitamente durante os cinco dias, food park e praça de alimentação, pontos de táxi sinalizados em lugares estratégicos, banheiros químicos climatizados, postos de atendimento médico e segurança reforçada.
Mas, há alguns questionamentos a serem feitos com relação à segurança dessas pessoas que vão a Praça Cairú curtir o Réveillon. Com tantos prédios em ruínas no entorno da Praça, será que as toneladas de som montados para os shows e toda força da tradicional queima de fogos – que acontece com duração de 15 minutos -, não abalam as estruturas dos velhos edifícios e prédios que ali estão?
Não cabem as autoridades se anteciparem a qualquer tragédia que por ventura venha a acontecer, do tipo, desmoronamento dessas estruturas em ruínas, evitando uma terrível catástrofe na virada do ano?

Jussara Assunção
Reg. 4840/MTB

Associação Comunitária Mariota Mesquita pública Nota de Repúdio a servidor da Prefeitura de Estância


*ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MARIOTA MESQUITA (ACMM)*

*26/04)2017*

*NOTA:*

A  Associação Comunitária Mariota Mesquita no uso de suas atribuições vem a público, agradecer a Prefeitura Municipal de Estância pela limpeza realizada na nossa comunidade , onde foram feitos serviços primordiais para manter o conjunto longe da pragas urbanas que vinha tomando conta da nossas casas , ao prefeito, Gilson Andrade , ao secretário de Urbanismo Romualdo e ao encarregado geral de Urbanismo Cardosinho, nosso muito obrigado por zelar por nossa comunidade .

Mas como nem tudo são flores e sempre na equipe tem aquele que gosta de se mostrar mais que os outros , de aparecer mais que os outros .
Deixamos nosso repúdio ao servidor  da Secretaria de Meio Ambiente Paulo André, o mesmo se *diz*  defensor do meio ambiente  e é o primeiro a transgredir uma lei federal .

No dia de hoje o senhor Paulo André ( morador também do Mariota Mesquita ), autorizou funcionários a *ARRANCAR  árvores de PAU BRASIL dá praça do Mariota Mesquita .* Colocando as em outro lugar. *Árvores essas Plantadas por moradores da comunidade e que são protegidas por lei federal n 6.607 .*
 A  Remoção do Pau Brasil  só pode ser realizada com laudo técnico e  se estiver ocasionando transtornos( o que não é o caso dessas árvores ) e mais deveria ser comunicado ao  IBAMA Pois é uma árvore em extinção.

Enfim , deixamos aqui nosso repúdio ao morador e servidor  Paulo André, pelo desserviço prestado a nossa comunidade .

Segue em anexo a Lei Federal

quarta-feira, 26 de abril de 2017

LOTEAMENTO SÃO PAULO: LIXEIRA A CÉU ABERTO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL








No município de Estancia, cidade que fica distante 64 km da capital Aracaju, os descasos com as Leis ambientais são motivos de constantes denuncias. A falta de respeito com a mãe natureza predomina e áreas de preservação ambiental tem sofrido agressões constantemente - a céu aberto e em plena luz do dia -. Como mostram as fotas e vídeos adquiridos através de denuncias de moradores do Loteamento São Paulo, nas proximidades do Forródromo de Estancia.

As fotos foram tiradas semana passada por moradores do Loteamento que flagraram uma das máquinas do município de Estancia empurrando grande quantidade de lixo dentro das matas ciliares que fica entre o loteamento e o forrodromo. Em depoimento um dos moradores disse que o local virou um enorme lixão a céu aberto e que além dos munícipes jogarem restos de materiais de construção e lixo doméstico, ja testemunharam a própria prefeitura despejar lixo no local e que quando se acumula grande quantidade o órgão público encaminha uma de suas máquinas para fazer limpeza no local, só que, ao invés de retirar o montante, empurram todo lixo dentro das matas como mostra o vídeo. 

O que tem chamado atenção de algumas pessoas que moram nas imediações além do péssimo visual, do mau cheiro e do aparecimento constante de animais peçonhentos, é o fato de saber que ali existe uma nascente e que aos poucos e com a ajuda do órgão público e dos próprios munícipes, está morrendo. No mes passado também houve denuncia de derrubada de árvores de matas ciliares (área de preservação) que ficam nas margens do Rio Piauitinga, no Bairro Bomfim.

A nossa redação procurou pessoas com conhecimento da área para nos relatar qual a extensão da gravidade do crime e quais os prejuízos que esse aterro pode trazer para o meio ambiente? E nos foi relatado que a área onde estão sendo jogados os dejetos é conhecida como APP (Área de Preservação Permanente), conhecida, também, como área de charco. Que ao contrário do que dizem os moradores da região, não existe apenas uma nascente e sim, várias. Que é obrigação do município manter a preservação e além disso, as nascentes tem uma grande importância pois o terreno de charco absorvem as águas das chuvas e distribui para rios e riachos das proximidades, através dos lençóis freáticos.   Sendo essas áreas aterradas podem causar forte impacto para os rios Piauí e Piauitinga que se encontram na maré do Porto D'Areia. 

Também nos foi relatado por alguns ambientalistas que com a inércia da Prefeitura Municipal de Estancia em combater esse crime que é enquadrado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, o MPE (Ministério Público do Estado) poderá tomar as devidas providencias, através da curadoria do Meio Ambiente. A nossa redatora deixa claro, que sendo o Blog Conexão Mulher um agente informativo e jornalistico que preza pelo bem comum da sociedade, e veracidade dos fatos, além de preservar a ética, estamos abertos para escutar as partes envolvidas e divulgar o contraponto se assim for da vontade da secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Estancia.

#ConexaoMulher

Jussara Assunção
Reg. nº 4840/MTB

Prefeitura de Indiaroba apresenta Projeto "Cidade do Divino"

O Projeto "Cidade do Divino" é um  Projeto Fotográfico que visa apresentar à todos os interessados a realidade e a participação de Crianças e Adolescentes na realização da maior Festa Religiosa do Município de Indiaroba, e também a ÚNICA realizada entre TODOS os 75 Municípios do Estado de Sergipe.

O  projeto é encabeçado pelo Studio F28 Photography e conta com a colaboração da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura Municipal de Indiaroba por meio do Departamento de Cultura. Os interessados em colaborar com a realização do PROJETO, precisa acessar o site do link abaixo.

A campanha para arrecadação de fundos, já está no ar!!! Vamos divulgar, por favor.

https://benfeitoria.com/cidadedodivino

#PrefeituraDeIndiaroba
#GovernandoComVoce

Fonte: Secretaria de Cultura

Presidente do CONSCENSUL Adnaldo, visita Adema


Nesta segunda-feira, 24, o presidente do Consorcio Sul e Centro Sul de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico de Sergipe (CONSCENSUL) o Prefeito de Indiaroba Adinaldo Nascimento esteve em reunião na Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) com o Diretor Presidente Francisco Dantas e o Diretor Técnico Anderson Góes.
A reunião teve como objetivo tratar sobre os municípios que fazem parte do CONSCENSUL na condicionante dos agravos ambientais que as mesmas sofrem diante dos processos de licenciamento ambiental e dos embargos oriundos dos processos judiciais que as mesmas enfrentam. O Superintendente do Consorcio Edvaldo Ribeiro expos ao Diretor Presidente da ADEMA os benefícios atribuídos através do licenciamento simplificado nos municípios, gerando receita e normalizando as deficiências ambientais que os mesmos apresentam.
O Presidente e Prefeito Adinaldo fortalece a futura parceria dos convênios via CONSCENSUL e agradece a oportunidade de expor as propostas de parcerias com os órgãos estaduais de fiscalização ambiental.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Indiaroba

PRESIDENTE DO CONSCENSUL SE REUNE COM IBAMA


O Presidente do Consorcio Sul e Centro Sul de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico de Sergipe (CONSCENSUL) o prefeito de Indiaroba Adinaldo Nascimento acompanhado do Superintendente do CONSCENSUL, Edvaldo Ribeiro e o vice-prefeito, Marcos Sertanejo estiveram na manhã desta segunda-feira, 24, na sede da Superintendência do IBAMA de Sergipe onde forma recebida pela Superintendente do IBAMA/SE, Vera Cardoso, e o chefe da DITEC do IBAMA/SE, Romeo Boto.
A reunião teve por finalidade de estabelecer um convênio, e realização do Curso de Capacitação e Formação de Agentes Ambientais nos municípios consorciados para implantação do Licenciamento Ambiental Simplificado através da LC 140. O Presidente do Consorcio frisa a importância da realização deste convênio junto ao IBAMA de Sergipe a fim de adquirir ganhos positivos para os municípios, através da arrecadação, monitoramento e qualidade ambiental, uma vez que os municípios não possuem quadro técnico para a realização do mesmo e hoje via consórcio os municípios poderão sim ser capacitados para realizarem essas ações que referem ao Licenciamento Ambiental. O IBAMA de Sergipe através da sua Superintendente a Sra. Vera Cardoso sinalizou positivamente a realização do convênio e as datas para o início das capacitações técnicas para com os municípios consorciados. Mais um grande avanço oriundo das parcerias firmadas através do Presidente e Superintendência do CONSCENSUL do Estado de Sergipe.

Finte: ASCOM/CONSCENSUL

PRESIDENTE DO CONSCENSUL VISITA A ESTRE AMBIENTAL


Na manhã desta segunda-feira, 24, o presidente do Consorcio Sul e Centro Sul de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico de Sergipe (CONSCENSUL ), o prefeito Adinaldo Nascimento  esteve visitando a unidade de transbordo da empresa ESTRE Ambiental na cidade de Socorro/SE, para conhecer o procedimento de logística e trabalho apresentado pela mesma.
O Presidente do Consorcio o Prefeito Adinaldo e o Superintendente Edvaldo Ribeiro debateram junto a empresa ESTRE Ambietal sobre os fatores positivos e negativos no tocante das licenças ambientais e da logística de operação, sendo que muitos municípios sergipanos ainda realizam o depósito dos seus resíduos sólidos a céu aberto, transformando em lixões e degradando o meio ambiente.

Fonte: ASCOM/CONSCENSUL

NOTA DO FÓRUM DOS SECRETÁRI@S E DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DE SERGIPE


Indiaroba/SE, 26 de Abril de 2017

O Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe, acreditando no seu compromisso com o povo sergipano vem a público externar com imensa satisfação o reconhecimento, e, agradecimento pela atuação do Sr Irineu Fontes enquanto esteve a frente da Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe - SECULT. Onde muitos projetos foram disseminados de tal forma que até o momento, não vimos nenhum gestor desta pasta agir. Tentando interagir e difundir as ações da SECULT de forma abrangente para todos os municípios do território sergipano.
Assim, recebemos com estimado carinho o novo Secretario de Estado da Cultura de Sergipe, o Sr. João Augusto Gama. E, solicitamos ao mesmo que preserve muitos dos projetos e ações firmadas pela SECULT ao Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe, bem como, a população da capital e de todos os municípios sergipanos de forma igualitária, pois, carecemos dessa atenção e ações firmadas.
O Fórum foi criado em 2013, sendo um órgão permanente que busca a integração e o fortalecimento das políticas municipais de Cultura do Estado de Sergipe, bem como a cooperação técnica entre os participantes na elaboração e na execução das ações individuais e/ou coletivas nesta área.
Outrossim, Senhores, publicamos a presente nota, como forma de reconhecimento e agradecimento ao antigo gestor, bem como, de saudação ao novo gestor e que as ações da SECULT se tornem mais igualitária entre os municípios sergipanos do litoral ao sertão.

Com os melhores cumprimentos,

*Alieljo Francisco de Brito Júnior "Professor Lié"*
*Assessor de Comunicação do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipal de Cultura de Sergipe*
*Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Indiaroba*

terça-feira, 25 de abril de 2017


Morador diz que situação da Rua Otaviano Siqueira chegou ao limite



Na tarde de hoje, 25, fomos acionados por um internauta que reside na Rua Otaviano Siqueira no Bairro Alagoas - famosa Rua da Subestação que fica nas proximidades da Igreja dos Mormos -. O rapaz que não quis se identificar, falou sobre o descaso que se encontra a Rua onde mora com sua família. Revoltado o internauta disse que a Rua está tomada de mato que chega a assustar - "o mato está tão alto que dá pra marginais se esconderem para roubar o povo", disse o denunciante. Como se não bastasse lembrou que o lixo acumulado nas esquinas é outro problema constante para os moradores da Rua.

Através de mensagem via whatsapp o morador da subestação nos enviou várias fotos tirada de sua própria câmera e ainda nos revelou que anos atrás, na gestão passada,  jornalistas e repórteres de sites renomados da cidade viviam por lá fazendo imagens para matérias e entrevistando moradores. Segundo o denunciante o assunto era alarmado nas rádios e redes sociais. "Agora a mídia calou, as rádios não divulgam mais nosso sofrimento, os principais sites da cidade amornaram e nos deixaram de mãos atadas", salientou o mesmo.

Essa denuncia nos remete a um passado não muito distante, onde um vídeo que fez muito sucesso nas redes sociais feito por um determinado repórter de um site da cidade de Estancia, que entrava no matagal para medir a altura do mato e cobrava com veemência uma solução para o problema que por ironia do destino o mesmo episódio volta a se repetir e a situação não melhorou em nada - apenas se atualizou -.

#ConexãoMulher

Por: Jussara Assunção  

domingo, 23 de abril de 2017

Morre no Rio o cantor Jerry Adriani aos 70 anos


"Ídolo da Jovem Guarda, cantor estava internado no Rio. Em tratamento contra o câncer, ele também havia sido internado recentemente após sofrer uma trombose."


O cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda, morreu às 15h30 deste domingo (23), aos 70 anos, no Rio. Ele enfrentava um câncer e estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
A família confirmou a morte do artista ao G1 por telefone. Recentemente, Jerry Adraini havia sofrido uma trombose em uma das pernas. O corpo do cantor será velado no Cemitério Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio, na manhã desta segunda-feira. O enterro será às 17h, no mesmo cemitério.

Carreira na TV e no cinema

Também na década de 1960, Jerry virou apresentador do programa “Excelsior a Go Go”, da TV Excelsior. O programa coapresentado por Luiz Aguiar era um musical com apresentações de artistas como Os Vips, Os Incríveis e Cidinha Santos.
Outro programa musical que ele comandou foi "A grande parada", no ar pela TV Tupi em 1967 e 1968. Ele era um dos apresentadores ao lado de Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marilia Pera.
Além da TV, Jerry se aventurou pelo cinema. Ele cantou e atuou em “Essa gatinha a minha” (com Peri Ribeiro e Anik Malvil); “Jerry, A grande parada”; e “Jerry em busca do tesouro” (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara).
Fonte: G1

Moradora do Conjunto Santo Antônio reclama da cor da Água nas torneiras


Moradora do Conjunto Santo Antônio vai às redes sociais reclamar sobre a qualidade da água que está saindo nas torneiras de casa no dia de hoje, 23. Com foto extraída do próprio celular e públicada em grupo de wahtsapp, a dona de casa mostra a cor barrenta da água.

A população do Santo Antônio que ja vinha sofrendo há mais de 15 anos com a falta de água nas torneiras, - na parte alta do conjunto -, e finalmente conseguiu ha dois anos atrás, na gestão do prefeito Carlos Magno, solucionar​ o problema, agora sofre com a qualidade da água que já vem há algumas semanas passando por sérios problemas: com odor forte de química e gosto estranho, era assim que  a água do SAAE saia nas torneiras do cidadão Estanciano.

A postagem foi visualizada pelo atual secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura de Estância que de imediato prometeu acionar o SAAE para saber qual o problema e solucionar o caso. A comunidade do Santo Antônio aguarda ansiosos pela solução do problema.

#ConexaoMulher

Ruas ficam 03 dias sem coleta de lixo




Essa semana, nos dias que antecederam o feriado, munícipes do Bairro Porto D'Areia e da Rua do Gravatá encaminharam fotos e denuncias para nossa redação com o intuito de denunciar o descaso com a população, com relação a coleta de lixo. Assim como,  chamar a atenção da Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Estância para que solucione a problemática  da população das citadas  localidades.

A reclamação estava relacionada com a falta de coleta de lixo do Bairro Porto D'Areia e a Rua do Gravatá que ficaram 03 dias sem recolher seus lixos, - que se amontoaram nas portas de casa. Um transtorno segundo alguns moradores pois causou mal cheiro e sujeira nas portas de suas casas.

Uma senhora idosa que preferiu não se identificar desabafou para nossa equipe dizendo que nos últimos anos isso nunca mais havia acontecido - "não durante 03 dias seguidos e com os horários desordenados", disse dona Maria -.

Segundo informações adquiridas em alguns Bairros da cidade, nos últimos quatro anos a coleta de lixo vinha sendo realizada diariamente.  "No  máximo ficávamos um dia sem coleta quando acontecia de a Prefeitura comunicar que os carros de coleta quebravam. Fora isso, eram sempre pontuais.
Geralmente a coleta eram  feitas nos horários da manhã, entre 7:30 a 8h pontualmente. Atualmente, não se tem horário  para passar. Às vezes passa ao meio dia ou mais.

Por: Jussara Assunção

sábado, 22 de abril de 2017

PREFEITO GILSON ANDRADE TRANSFERE ANIMAIS APREENDIDOS PARA A ESCOLA AGRÍCOLA, MAS AS MORTES AINDA CONTINUAM ACONTECENDO




Na manhã desta sexta-feira, 21 de abril (feriado nacional), mais um animal apreendido pela PRF e sob a responsabilidade da Prefeitura de Estância chega a óbito, aumentando ainda mais os números alarmantes, já denunciados por vereadores da oposição, a exemplo do Tito Magno (PSB), a TV Sergipe e ONGs em defesa dos animais.
A justificativa do prefeito Gilson Andrade, é que a morte desses animais ocorre por conta de suas debilidades no ato da apreensão, mas que os mesmos recebem alimentação e tem acompanhamento veterinário.
Fato preocupante e que levanta o seguinte questionamento: Por que essa assistência veterinária não é capaz de evitar essas mortes?
O Ministério Público precisa se pronunciar frente a essa questão, apurar responsabilidades, buscando a punição dos culpados e preservando as vidas desses animais.

Da Redação Polemizando

Estância: Reforma e ampliação da ponte da Cachoeira é incluída na obra de duplicação da BR 101



O deputado federal Sergipano pelo PSC e líder do governo federal no Congresso Nacional, André Moura, em entrevista ao programa Dia a Dia Notícias, apresentado por Dussantus na rádio Mar Azul FM, trouxe para os estancianos uma notícia aguardada por muitos. Trata-se da ponte da Cachoeira, localizada na BR 101, sob o Rio Piauí, que liga Estância aos municípios do sul sergipano.

Segundo o parlamentar, o início da duplicação da BR 101 ligando Estância a Cristinápolis está prevista para o mês de setembro do corrente ano, e tem um prazo de duração de aproximadamente 4 anos. O parlamentar, que na oportunidade, destacou a preocupação do ex-prefeito Ivan Leite, do PRB, na solução do problema que tange a ponte da Cachoeira, garantiu que a ponte foi incluída no pacote da obra e por isso deverá ser reformada e ampliada.

Atualmente, por falta de manutenção recorrente, a ponte que foi construída na década de 90 se deteriorou com o passar o tempo. Oferece perigos aos pedestres, ciclistas, motociclistas e outros condutores que precisam cruzar a ponte. Recentemente, por conta das fortes chuvas que caíram na região, parte do lado direito da ponte pra quem segue pra Aracaju desmoronou, em poucas horas, medidas paliativas foram tomadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte de Sergipe, o DNIT, órgão responsável por reparos nas rodovias e pontes federais.

Redação Factual 1

Principais festas populares gauchas, mantém vivas as belas tradições européias


As festas tradicionais do Rio Grande do Sul são também, um dos grandes atrativos do estado, e vem lindamente mantendo o seu objetivo, que é resgatar as tradições de várias familias de imigrantes europeus , das quais se destacam as italianas, portuguesas e principalmente alemãs.
Vamos conhecer a seguir, essas principais preciosidades:
Oktoberfest
Entre as festas populares que mais se destaca, está a 'Oktoberfest' uma das maiores festas populares do Brasil. A tradição desse festival veio junto com os imigrantes alemães, que já promoviam festas típicas há muitos anos nos Clubes de Caça e Tiro e é recheada de muita música, comida, cerveja à vontade e danças típicas alemãs.
Quem visita a Oktoberfest fica encantado com as mais belas danças típicas alemãs apresentadas por inumeros grupos folclóricos, infantis e adultos, que desfila toda a cultura através da arte que fora deixada pelos colonizadores. As apresentações são realizadas durante todo o dia.
Os deliciosos Pratos típicos da Oktoberfest são oferecidos nos restaurantes, na Vila Típica, nas Praças de Alimentação e no Café Colonial. O tradicional cuca e linguiça pode ser saboreado em diversos locais do Parque da Oktoberfest, acompanhado sempre com a cerveja oficial da fest,. com atrações para todos os gostos e estilos, fortalecendo assim a diversidade do público que prestigia o evento. Destacamos as bandinhas típicas alemãs, as quais são as principais atrações musicais da Oktoberfest do Rio Grande do Sul.
Natal Luz
Considerado como o maior evento natalino do mundo, o Natal Luz atrai em torno de mais de 2 milhões de turistas todos os anos, os quais se encantam com seus espetáculos e atrações. São centenas de artistas dentre bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores, que com muita inspiração e talento, transformam Gramado em uma cidade mágica para a temporada de Natal.
O Natal Luz, é o evento mais esperado do ano em Gramado (RS) o qual atraiu, mais de 1,6 milhão de visitantes entre os anos de 2013 e 2014, o que motivou os hotéis a receberem reservas com um ano de antecedência. Do início do mês de novembro até à primeira quinzena de janeiro, a cidade se enche de brilhos com centenas de milhares de luzes, vários shows musicais e teatrais, como também, desfiles da época e que ocorrem diariamente.
Dentre os inúmeros belos espetáculos, destaca-se o 'Natalis' que conta a história da celebração do nascimento de Cristo por meio de sons, luzes, águas dançantes e fogos de artifício; Já o 'Au Au', uma Aventura de Natal é uma comédia musical apresentada para as crianças e são exibidas várias vezes durante a temporada.
Festival do Quentão
Já o 'Festival do Quentão' que foi criado em 1997 busca resgatar as tradições Italianas, com o objetivo de comer, beber e festejar. Já definitivamente consolidado, esse festival visa relembrar e reviver a tradição das festas juninas. O Festival do Quentão' produzido por duas comunidades vizinhas, construído pela união de Garibaldi e Bento  Gonçalves o que torna a festa ainda mais especial'.
Habitada por italianos, açorianos e portugueses, Bento Gonçalves fica lotada de turistas para participar do Dia Estadual do Vinho e principalmente o 'Festival do Quentão'. Durante o festival são distribuidos vinhos e suco de uva para os visitantes praticamente todo o dia de evento. O Festival do Quentão possue uma programação com três diferentes shows, com bandas locais e nacionais.
O Festival do quentão é parte integrante do calendário de Eventos de Bento Gonçalves. A Festa também movimenta a vizinha cidade de Garibaldi, até porque o evento é realizado na divisa das duas comunidades. Milho verde, pamonha, pinhão, amendoim e quentão são alguns dos itens que não podem faltar durante o festival.
Festa da Uva
Responsáveis pelos primeiros ciclos econômicos de Caxias do Sul a 'Festa da Uva' dexou de ser estritamente local, tornando-se uma comemoração regional. Embora as seções de indústria e comércio tenham adquirido enorme relevo, ainda se preservam os elementos históricos ligados à uva e ao vinho.
Durante a Revolução de 30 e a II Guerra Mundial, a Festa da Uva foi interrompida, sendo retomada em 1950 por ocasião do 40º aniversário da cidade e dos 75 anos de Imigração Italiana no Brasil. Mas, neste retorno da Festa, a cidade já era outra, e, com suas ruas centrais pavimentadas, o setor metalmecânico caxiense já superava a própria produção vinícola local. A Festa da Uva de 1954 foi histórica, pois Getúlio Vargas foi à cidade especialmente para inaugurar o Monumento Nacional ao Imigrante, tendo cometido o famoso suicídio meses depois, em agosto, no Rio de Janeiro.
A Festa da Uva remonta aos inícios da colonização italiana no Rio Grande do Sul. Entre os primeiros imigrantes era hábito fazer reverência à terra bem como à colheita, como elo de ligação entre as pessoas e como respeito pela dádiva do alimento. Em cada travessão, os primeiros núcleos de casas e plantações, realizavam-se comemorações por ocasião da colheita da uva e de outros produtos da terra.
Para mais informações sobre o Rio Grande do Sul, Clique aqui.
Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
Diretor Geral do Visite o Brasil.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Polícia Civil de Estância prende autor de Homicídio ocorrido no Conjunto Albano Franco

Carlos Eduardo será encaminhado para Estabelecimento prisional deste Estado, onde ficará custodiado à disposição da Vara Criminal de Estância, ele também é investigado pelo crime de tráfico de drogas. Na manhã de hoje, Policiais Civis da Divisão de Homicídios de Estância deram cumprimento a Mandado de prisão preventiva contra Carlos Eduardo Souza Santos, conhecido por "Dudu", 29 anos, o qual, em companhia de Edivaldo Santos Félix, conhecido por "Colé", 31 anos, executaram a vítima Reginaldo Silva Canuto, conhecido por "Regi", em data de 10/04/2017, na Rua F, Conjunto Albano Franco, Estância, oportunidade em que os criminosos espancaram violentamente a vítima e atearam fogo ao seu corpo, a levando a óbito.
Segundo investigado, Carlos Eduardo já havia ameaçado matar a vítima este ano, devido a um relacionamento que ela mantinha com a avó do criminoso,fato que ele não concordava.
Edivaldo "Colé" continua foragido, estando a polícia realizando buscas para capturá-lo. A polícia divulga a sua foto e solicita que a população que tiver notícia de sua localização denuncie via disque 181.
Carlos Eduardo será encaminhado para Estabelecimento prisional deste Estado, onde ficará custodiado à disposição da Vara Criminal de Estância, ele também é investigado pelo crime de tráfico de drogas.


Com informações da Polícia Civil

NEM A RUA DO SECRETÁRIO ADJUNTO DA PREFEITURA DE ESTÂNCIA SE LIVROU DO DESCASO NESSES 100 PRIMEIROS DIAS*


Como já vem sendo denunciado pelos munícipes quase que todos os dias, o descaso da Prefeitura de Estância não livrou nem a Rua Pedro Francisco do Nascimento, no Bairro Bonfim, local em que reside o atual secretário adjunto da Comunicação Pisca Júnior.

Se na Rua em que um membro do alto escalão do Governo Gilson Andrade o descaso é eminente, a quem os moradores irão pedir SOCORRO?

_Lembrando que num passado não tão distante, certo repórter vivia com uma trena medindo o tamanho do mato nas ruas da cidade. O que houve com o repórter e a trena?_

Autor desconhecido

#AEstânciaQueNãoNasceu*
*#VamosTrabalharPrefeito*
*#OPovoMereceRespeito*

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Estância - Animais fazem a poda de Praças e Ruas da cidade


Jussara Assunção - Reg. 4840/MTB


Com Ruas, Praças e canteiros tomados de matos, - sem a devida manutenção -,   a cidade de Estancia virou alvo dos animais que, por sorte ou não, da comunidade tem feito a poda das gramas - um alivio, também, para os donos dos animais que, as vezes, sem condições de mante-los, solta-os nas Ruas - registrando aqui que isso não os isentam da responsabilidade quando algo de grave ocorre a sociedade. 

Ultimamente o que não falta é mato para degustar na Cidade Jardim. Podemos vê-los desfilando abertamente pelas Ruas e Praças da cidade a procura de alimentos. Na tarde de ontem, 18, pelo menos dois animais foram vistos zanzando pelas Praças do Caminho do Rio e Jackson de Figueredo - antiga Praça da Escola do Comércio-.

A questão dos animais de grande porte dentro da cidade de Estancia tem sido uma problemática constante, presente na vida dos munícipes e, - causando dores de cabeça aos administradores -. Em 2013 ao assumir o comando da cidade de Estancia, o ex-prefeito Carlos Magno passou por situação semelhante e com sabedoria e humildade firmou TAC com o MP e parceria com a Polícia Rodoviária Federal para amenizar a situação. Na época obtiveram grande exito -. ao ponto de a cidade de Estancia estampar as paginas de jornais da capital, como a segunda cidade do estado que mais apreendeu animais e reduziu o número de acidentes seguidos de mortes nas Rodovias da região. A cidade só perdeu para Nossa Senhora do Socorro.

Os animais viraram carma na cidade Jardim e nos últimos tempos, tem sido protagonistas até de denúncias de maus tratos. Agora por último, na polemica  do curral do município - sendo pauta de teles-jornais, programas radiofônicos... -. Esses  animais são capturados na BR 101, região litorânea e como se não bastasse, nas Ruas e Praças da cidade.

terça-feira, 18 de abril de 2017

ARTIGO

Jussara Assunção - Reg. 4840/MTB

Assessores Políticos X Assessores Especiais- "Qual a diferença?" 

Ainda esses  dias lendo a matéria escrita e postada pelo secretário adjunto  de Comunicação Social da Prefeitura de Estância e dono do site "Diário Sergipano", Pisca Júnior, onde o mesmo argumentava que o atual prefeito, Gilson Andrade,  não quis manter os cargos de assessores políticos criados pelo ex-prefeito, Carlos Magno, e que, com isso, a prefeitura teria feito uma economia na folha de pagamento de R$ 800 mil reais.

O adjunto disse que para se chegar a essa redução Gilson Andrade não nomeou em seu mandato os chamados cargos de "Assessores Políticos" - criados na gestão do ex-prefeito Carlos Magno -, que ganhavam em torno de 3.500 a 4.000 mil mais gratificação, em alguns casos, - quase o valor de um adjunto.  
   
O  que não foi explicado pelo adjunto em sua matéria, é o fato da atual gestão ter criado, também,  uma nova nomenclatura de nome "Assessores Especiais" que coincidentemente possui as mesmas características e os mesmos valores nos salários - que variam entre 3.500 a 5.000, segundo folha de pagamento exposta no portal da transparência, e que segundo, também,  opinião pública, o que mudou mesmo, foi só e unicamente a nomenclatura do cargo. De resto, continua tudo igual. 


Concluindo o meu pensamento, de que os cargos são exatamente os mesmos, os salários são os mesmos, portanto pergunto: Onde estaria a economia? Na quantidade de Assessores contratados? E por fim, qual a diferença entre um cargo de Assessor Político e um cargo de Assessor Especial? 



sábado, 15 de abril de 2017

Publicação de um Internauta em redes sociais

O Juiz Rafael Soares Souza, da 7ª Vara Federal de Sergipe, deferiu liminar em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, para determinar que o Município de Estância tome providências para impedir o trânsito de veículos na faixa de areia da Praia do Saco e Abais, bem como o uso de sistemas de som automotivo ("paredões") nos locais.
De acordo com trecho da decisão: "18. A permanência do trânsito de veículos na faixa de areia, com ou sem sistemas de som de alta potência é flagrantemente ilegal, criando lesão a uma série de bens jurídicos:
(a) dano ambiental tendo em conta que a Praia do Saco e Abais, locais de desova de tartarugas, sao áreas de frágeis restingas, área de preservação permanente[7], cujo trânsito automotor é expressamente vedado e de difícil e caríssima reparação;
(b) sistemas de som automotivo além de perturbar a tranquilidade, tornam impossível que a coletividade usufrua do bem de uso comum que é a praia, posto ser insuportável permanecer sequer próximo a um equipamento dessa natureza;
(c) o atual estado de coisas emporcalha a praia, "privatiza" o espaço público, gerando uma péssima imagem para o turismo;
(d) com a proximidade do fim do ano e Verão, é apenas questão de tempo para o aprofundamento dos problemas ora examinados."
A decisão determina que o Município de Estância coíba e reprima a permanência e trânsito de veículos automotores (motocicletas, caminhões, caminhonetes, automóveis de todo o tipo, "buggys", quadriciclos, etc) na Praia do Saco, devendo, dentre outras coisas:
a) exercitar seu poder de polícia administrativo e ambiental, fiscalizando/autuando/apreendendo/multando, principalmente em dias de maior movimento nas praias como fins de semana e feriados, ao menos uma vez por semana, aplicando as sanções administrativas;
b) instalar placas proibitivas, advertindo que está proibido o tráfego de veículo nos locais de possível acesso à areia da praia (identificados no Relatório 42/12/ASSPA/PR/SE);
c) colocar barreiras físicas, fixas ou móveis, ao que for considerado mais tecnicamente adequado, impedindo o acesso de veículos à praia.
A sanção pelo descumprimento da ordem é multa diária de R$ 1 mil, sem prejuízo de outras sanções. Ação Civil Pública n° 0800042-20.2015.4.05.8502.
Lembrando que esse pedido está sendo de moradores ribeirinhos desta localidade.
O Rally tá sendo hoje nas dunas! Solicitamos das autoridades e dos órgãos competentes alguma ação para com essa situação. Por favor alguém informar as autoridades a pedido dos mesmos. Infelizmente estou recebendo essas fotos e vídeos de moradores da praia das dunas e do saco que não estão suportando o volume dos paredões e a quantidade de veículos nas faixas de dunas e cordões de dunas.

Fonte: Publicado por um internauta.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

100 Dias do Governo Gilson Andrade: O que de fato mudou para a população?


No dia de ontem, 12, a atual gestão municipal de Estância,  completou seus 100 Dias de Governo - tão esperados por populares e principalmente, por críticos e opositores -. Tradicionalmente esse é o prazo dado aos gestores quando assumem uma administração. Os seus três primeiros meses são primordiais para mostrar se o administrador irá desempenhar bem ou não, seu mandato. Se ele consegue causar impacto mediante a sociedade, com ações imediatas e precisas. O prefeito eleito Gilson Andrade (PSC), teve sua campanha política pautada no discurso de que faria nascer uma Nova Estância - seu slogan: "Nasce uma Nova Estância" e criou com isso, nos seus eleitores, uma grande expectativa que de certa forma já começou a causar frustração, e isso começa a ficar visível, diante de tantas denuncias ofertadas em redes sociais e rádio comunitário. Mas o que de fato os munícipes esperavam presenciar nesses 3 primeiros meses e o que de fato mudou?

Segundo opinião pública e de críticos políticos, o prefeito ainda não mostrou a que veio - ou seja, a gestão não deu ainda aquele tchan, aquele impulso... Para alguns críticos do meio  jornalístico  e radiofônicos a atual administração ainda se encontra perdida, sem rumo e a cidade ainda vai ter que adiar sua chegada, seu nascimento. No aniversário de 100 Dias da gestão Gilson Andrade as publicações de matérias com duras críticas nas mídias virtuais foram muitas e acabou gerando inúmeros comentários desagradáveis em redes sociais e, também, uma indisposição para o gestor que tem passado por uma saia justa atrás da outra. Até agora a palavra de ordem nas redes sociais é de grande abandono da cidade: Fotos de Ruas com mato e esgotos sujos, lixões e animais soltos em vias públicas são vistas a toda hora em redes sociais como forma de denúncias e reclamações. Segundo ainda alguns sites e páginas interativas, a maneira como vem se portando as principais rádios da cidade tem incomodado muito a população - que diz não ter muito espaço para fazer suas reclamações, pois as rádios só mostram o que convém para o meio político deles.

Mas as reclamações e denúncias não param por ai, e depois de tanto desgaste com denuncias de maus tratos a animais, salários exorbitantes na folha de pagamento e de cargos de assessores políticos, mantidos, pois há quem diga que não, mas houve apenas a troca de nomenclatura - de assessores políticos para assessores especiais -. Mas que no fundo, os cargos são os mesmos e os salários, também. Outro acontecimento que chocou a sociedade estanciana e balançou a estrutura da administração da "Nova Estância" foi o escândalo da água que durante uma semana mais ou menos, saindo das torneiras com mau cheiro e de sabor insuportável. O escandálo foi registrado em programas de rádio, redes sociais e tomou maior proporção quando o superintendente do SAAE resolveu acusar a Fábrica de Sucos Maratá como responsável pelo crime ambiental em águas do Rio Piautinga. Por outro lado a Fábrica Maratá desmente o acontecido e recebe apoio dos vereadores Tito Magno (PSB) e Artur Oliveira (PT), que pedem que o caso seja investigado.

A falta de limpeza em vias públicas, que era o mínimo que a população previa nesses 100 dias - uma grande faxina na cidade; capinação, varrição, poda de árvores e isso não custa muito caro ao município, diante de outros serviços -, também foi adiada pra outra ocasião. E o silêncio dos secretários e do prefeito também continua e tem incomodado bastante a população, que esperava pelo menos uma satisfação por parte do poder público sendo que a verdade e a honestidade precisa prevalecer acima de tudo, mesmo que isso incomode ou traga constrangimentos. Esse é o preço alto que todo político têm que pagar. 

O que mudou para a população nesse novo mandato? E o que se espera do município a partir desses 3 meses? Ate o presente momento nao vimos nada que preenchesse essa lacuna da ansiedade. Que haja maior preocupação com as ações que beneficiam os menos favorecidos como o serviço de atendimento médico, limpeza urbana, iluminação, educação, alimentação e transportes de qualidade. Menos exploradores pendurados nos cabides do poder público, Continuidade nas obras que foram deixadas em andamento para atender melhor o público alvo e a manutenção das que já foram inauguradas.


Por: Jussara Assunção


terça-feira, 11 de abril de 2017

Prefeitura de Indiaroba restaura imagem do Padroeiro Divino que fica no Monumento histórico da cidade


A Prefeitura Municipal de Indiaroba, através de uma ação coletiva das Secretarias de Obras,  Administração, Infra Estrutura Urbanistica, Gabinete do prefeito - e, idealizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude -, restaura a imagem do Divino Espírito Santo que fica no Monumento do Divino, na via principal de acesso à cidade.

A iniciativa de restaurar a imagem do Padroeiro Divino, foi inspirada por um ato de devoção do seu povo ao santo que faz de Indiaroba um Recanto Amado, Iluminado, Hospitaleiro e Sacrossanto.

A Prefeitura de Indiaroba está mais uma vez de parabéns por mais esta iniciativa de devoção, de carinho e consideração com seu povo, fazendo jus ao slogan da administração "Governando com Você".

Para o secretário de Cultura, Lié, essa iniciativa do prefeito Adnaldo Nascimento foi como um grande presente para o povo de Indiaroba, que tem uma grande devoção ao padroeiro Divino Espírito Santo. Explicou que apesar da restauração ter sido idealizada pela secretaria de Cultura, a ação foi coletiva e envolveu várias secretárias. "Os ingredientes fundamentais para essa ação coletiva foi: Devoção, talento e muita dedicação de Homens de Boa Vontade", enfatizou o secretário.

#PrefeituraDeIndiaroba
#GovernandoComVoce

Por: Jussara Assunção

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Representantes da Juventude e do Esporte da Prefeitura de Indiaroba participam de Reunião com Secretário de Estado





Representantes da Prefeitura Municipal de Indiaroba, participaram essa semana, na sala de Imprensa do Estádio Lorival Baptista (O Batistão), de reunião com o Secretário de Estado do Esporte, da Juventude e do Lazer, Antônio Hora Filho.

O intuito da reunião foi para propor a  apresentação das Secretarias e Gestores de Juventude e do Esporte dos Municípios Sergipanos, realizando uma ação importante para se conhecerem melhor - procurando, assim, afinar e sintonizar todos num mesmo objetivo -, que é,  o melhoramento do Esporte Amador no Estado de Sergipe.

Para o Prefeito Adnaldo, que é um grande incentivador do esporte,  é importante a participação da Prefeitura de Indiaroba, através da Secretaria de Juventude e Esporte para ajudar a alavancar e fazer crescer o esporte amador da cidade.
.
PrefeituraDeIndiaroba
#GovernandoComVoce


A Prefeitura de Indiaroba realiza Aula Inaugural do Ensino Médio Integral do Colégio Estadual Raimundo Mendonça



A Prefeitura Municipal de Indiaroba, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, realizou na tarde de ontem, 10, a Aula Inaugural do Ensino Médio Integral do Colégio Estadual Professor Raimundo Mendonça de Araújo.

A Aula Inaugural foi de iniciativa da Prefeitura em parceria firmada com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Indiaroba, através do Departamento de Juventude.

Na ocasião,  representantes da Orquestra Violada da Casa da Juventude deu as boas vindas aos jovens Indiarobenses que ingressam nessa nova jornada, iniciando um projeto grandioso para o futuro deles.

O Prefeito Adnaldo esteve presente, acompanhado da primeira Dama, Noélia Vieira, do secretário de cultura Liê e demais companheiros de trabalho. Em conversa com o Blog Conexão Mulher, o Prefeito Adnaldo disse sentir-se feliz por estar ajudando e contribuindo com a realização dos sonhos desses jovens.

#PrefeituraDeIndiaroba
#GovernandoComVoce

Por: Jussara Assunção

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...