O Blog + Feminino da região

sexta-feira, 29 de junho de 2018

TSE ABSOLVE DEPUTADOS SERGIPANOS , MAS O POVO OS CONDENARÁ NAS URNAS.

A essa hora da manhã, os deputados absolvidos pelo julgamento do Tribunal Superior Eleitoral- TSE, devem ter acordado de ressaca pela comemoração da vitória que obtiveram junto à referida Corte no processo das SUBVENÇÕES.
O pileque comemorativo foi regado com o petisco chamado de TAPA NA CARA DO POVO acompanhado pelo espírito festivo de gargalhadas estrondosas e dos afagos e tapinhas nas costas de assessores e puxa sacos.
A questão de fundo das ações, denominada juridicamente como, MÉRITO DA CAUSA, persiste civil e criminalmente, embora possam os deputados absolvidos concorrem nas próximas eleições.
A questão técnica aventada por um suposto erro in procedendo, no procedimento e andamento dos feitos pela ilustre representante do Ministério Público, da competente e brilhante, a Procuradora Dra. Eunice Dantas Carvalho, fato esse que não procede a luz do NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL que afasta a previsão do LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO PASSIVO no caso em tela, Novo Código, que teve como um dos seus mentores, o atual Ministro do STF e presidente do TSE, Luiz Fux, que embora tenha votado pela condenação dos deputados, foi voto vencido pela decisão final de quatro a três.
O sentimento do povo nas ruas em entrevistas realizadas pelos meios de comunicação logo após o resultado do julgamento e de total descrédito e terem vergonha de serem brasileiros diante de tamanha frustração da imoral decisão do TSE.
Porém, ainda resta uma esperança, e essa, se encontra nas mãos do eleitor, é mandar todos envolvidos absolvidos para casa, não votando nestes e em nenhum outro que estiver respondendo denúncias e processos por corrupção em tramitação. Esse sim, será o verdadeiro e julgamento final.
É a marcha da insensatez e da imoralidade que impera no Brasil. Que país esse hein Cazuza!? A malandragem e as aves de rapina têm nomes, é só anotar e não esquecer de condená-los nas urnas e de não deixar se contaminar sequer pelo um aperto de mão quando nas proximidades das eleições forem às suas portas lhes pedirem um voto. Muito cinismo nessa hora.
FONTE JPINEWS
Por Antônio Barbosa

Campanha contra Reeleição de Candidatos rola nas redes sociais


COM ALGUMAS RARAS EXCEÇÕES, TROCA TUDO MESMO - PIOR DO QUE TA NÃO PODE FICAR!
h

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Carlos Magno prevê segundo turno entre Valadares Filho e Belivaldo Chagas


O ex-prefeito de Estância e ex-deputado estadual e federal, médico Carlos Magno Garcia, PSB, previu com exclusividade para a Coluna Aparte que a eleição de governador de Sergipe deste ao vai desembocar num segundo turno, com grandes probabilidades de isso se dar entre os pré-candidatos Valadares Filho, PSB, e Belivaldo Chagas, PSD.
Carlos Magno Garcia, que é pré-candidato a deputado estadual, naturalmente sopra mais a brasa em direção da sardinha do pré-candidato ao Governo do seu partido. “Com certeza, teremos um segundo turno com Valadares Filho sendo o primeiro colocado”, diz ele.
“Eu acho que o segundo está mais para Belivaldo Chagas do que para Eduardo Amorim. Belivaldo tem a bandeira que Valadares Filho também vai oferecer muito, que é a da honestidade”, reforça Carlos Magno. Para o estanciano, há uma série de fatores a beneficiar Valadares Filho neste pleito.
“Ele é o novo e representa realmente a mudança que as pessoas esperam. Valadares Filho vem de uma campanha de prefeito que criou uma expectativa muito forte em torno do nome dele. Valadares Filho pode fazer muito por Sergipe. O Estado está um caos. Se não fosse Belivaldo Chagas, que vem das hostes de do senador Valadares, já teria naufragado a campanha do lado do Governo”, diz.
Para Carlos Magno Garcia, Eduardo Amorim empacou ao incorporar, via André Moura, o espólio de Michel Temer. “Eu acho que ele fica em terceiro lugar. A união dele com Heleno Silva e André Moura não foi boa. E isso lhe traz um desgaste muito grande por causa dos envolvimentos de corrupção do Governo Temer”, analisa Carlos Magno.
“O André é o líder do Governo Temer, que é odiado pela população brasileira e tudo isso contribui para que haja um desgaste realmente para Eduardo Amorim. Se eles pensaram em dinheiro, devo dizer que dinheiro vai valer muito pouco nesta eleição”, diz.
Fonte: Jozailton Lima

terça-feira, 19 de junho de 2018

Garibalde pede providências para o Francão de Estância


O deputado estadual Garibalde Mendonça, diante das condições elétricas que se encontram o estádio governador Augusto Franco, o Francão de Estância, solicitou providências ao Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Na indicação número 168/2018, instrumento legal da atividade parlamentar, Garibalde justifica a necessidade do serviço, argumentando a participação do time Estanciano no campeonato sergipano, além de considerar o esporte como uma ferramenta atrativa que contribui na formação de crianças e jovens em verdadeiros cidadãos, afastando-os da ociosidade, o que lhes tornam alvos fáceis para drogas e criminalidade.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Morre aos 85 anos, o construtor de trios elétricos Orlando Tapajós

Morreu aos 85 anos, neste domingo, 17, o construtor de trios elétricos, Orlando Tapajós - muito conhecido e querido no meio artístico da Bahia -. Ele estava internado desde o dia 11, após sofrer infarto. 
A informação de sua morte foi confirmada pelo presidente da ABTI - Associação Baiana de Trios Independentes -, Paulo Leal, que decretou luto pelo carnavalesco que é visto pelos baianos como icone da Bahia e do Brasil.
           (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO))


Orlando Tapajós foi responsável pela construção de vários trios que eram de famosos da Bahia - trios icônicos, como a Caetanave; foi ele quem industrializou e  aperfeiçoou os trios com tecnologia e inovação: foi quem criou a carroceria de metal,  banheiros, escadas e até elevador. Se o inventor dos trios elétricos  foram Dodô e Osmar, por outro lado, Orlando Tapajós foi o idealizador da implantação tecnológica e industrial nos trios e chegou a ter em média 60 trios próprios.
Foto reprodução da página de Neto Tapajós


Em 2015 a prefeitura de Salvador resolveu criar o circuito em homenagem a Orlando Tapajós que vai do Clube Espanhol ao Farol da Barra. Em 2018 seu Orlando também foi homenageado pela ABTI e desfilou no circuito do Carnaval em cima do Trio, ao lado de Armadinho.

O corpo do carnavalesco foi levado em cortejo onde passou em todo percurso do circuito Campo Grande, para o último adeus do público e foi enterrado nesta segunda-feira, no cemitério Jardim da Saudades às 14h.



 (Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO))


Jussara Assunção 

Estado nos EUA quer atrair pessoas pagando US$10 mil a quem for morar lá

São Paulo – O estado de Vermont, um dos menos populosos dos Estados Unidos, criou um plano de incentivo para profissionais de trabalho remoto que quiserem se mudar para lá.
Os novos residentes que trabalhem a distância para outros estados do país vão receber uma ajuda de custo de 10 mil dólares (por volta de 38 mil reais) por meio desse programa.
O incentivo é para quem se mudar a partir de janeiro de 2019 e será dividido em duas vezes: 5 mil dólares por ano (cerca de 19 mil reais).
Teletrabalho – em home office ou em espaços compartilhados, os chamados coworkings – em tempo integral para empresas sediadas em outros estados dos Estados Unidos é o principal requisito.
Estadunidenses, brasileiros e demais estrangeiros que já trabalhem para empresas de outros estados dos EUA e que não tenham domicílio registrado em Vermont podem se candidatar a receber o dinheiro até o dia 1 outubro deste ano.
Os detalhes estão no edital da iniciativa, lançada em maio. Vale lembrar que o inverno é rigoroso e registra temperaturas negativas em Vermont, que fica na fronteira com a província de Quebec, no Canadá. O site Think Vermont também traz informações sobre como é morar e trabalhar por lá.
Fonte: Exame

quarta-feira, 13 de junho de 2018

PREFEITO DE ESTÂNCIA, GILSON ANDRADE, CONDENADO PELO TSE.

O voto do presidente do TSE, o Ministro Luis Fux no julgamento do caso das verbas das Subvenções da Assembléia Legislativa de Sergipe, após afastamento das preliminares arguidas pelas respectivas defesas foi pela condenação no valor da multa máxima prevista pela Lei nº 9.504/97, a ser aplicada ao atual prefeito de Estância, o senhor, Gilson Andrade.
Em pleno tempo de festejos juninos, o prefeito de Estância, Gilson Andrade pulou a fogueira da inelegibilidade no julgamento que ocorreu em Brasília que envolvia vários deputados sergipanos.
O fundamento da condenação da multa pelo voto proferido por Luis Fux foi o uso irregular e eleitoreiro das referidas verbas, distribuídas a uma Associação sem nenhuma reputação e próxima ao prefeito.
A farra da distribuição as entidades de cunho eleitoreiro tinha por base uma Lei Estadual que já foi declarada inconstitucional.
Fatos novos de irregularidades de uma outra Associação do interior do nosso Estado estão por vir e em breve saberemos os nomes dos envolvidos. O chumbo é muito mais grosso e com certeza vai causar inelegibilidades. Aguardem!
O presidente Ministro do TSE condenou outros nove com a cassação do mandato acumulada com multa máxima e absolveu quatro.
FONTE JPINEWS.

terça-feira, 12 de junho de 2018

JULGAMENTO DO PREFEITO GILSON ANDRADE NO TSE, NESTA TERÇA, PODERÁ TORNÁ-LO INELEGÍVEL

"O PREFEITO GILSON ANDRADE PODERÁ FICAR INELEGÍVEL PELO JULGAMENTO DO TSE NESTA TERÇA FEIRA."
O prefeito de Estância Gilson Andrade terá seu recurso julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira, dia 12 do corrente mês.
O TRE de Sergipe na decisão do mesmo processo condenou o prefeito de Estância a pagar uma multa em torno de 100 mil reais por uso irregular das verbas das SUBVENÇÕES.
Porém a Procuradoria Regional reiterou, pediu ao TSE além da aplicação da multa a condenação pela SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS E A CONSEQUENTE INELEGIBILIDADE POR OITO ANOS, caso o Colegiado do TSE venha acompanhar a denúncia da Procuradoria, Gilson Andrade, ficará impedido de concorrer a reeleição em 2020.
Além do gestor da cidade da cidade ribeirinha do Piauitinga, diversos deputados se encontram na mesma corda bamba e já ficarão de fora das eleições deste ano, pois embora caiba recurso para o STF, o efeito da decisão pelo TSE é imediato se contrária aos recursos interpostos.
A Procuradoria Regional entendeu que a utilização indevida do dinheiro público das verbas das SUBVENÇÕES foi para uso próprio dos denunciados. Uso próprio é o que?
O cidadão comum questiona e não entende como um político condenado a pagar MULTA EM TORNO DE 100 MIL REAIS, foi a decisão do TRE de Sergipe, possa ainda ser candidato? É esse o Brasil que nós queremos? Se tiver que pagar 100 mil, por que será? Com certeza doação não foi. Uma vergonha!
Fonte JPINEWS
Por Antonio Barbosa

segunda-feira, 11 de junho de 2018

JACKSON BARRETO E ANDRÉ MOURA CAVARAM A PRÓPRIA COVA DA ELEIÇÃO AO SENADO

A dobradinha oficiosa entre Jackson Barreto e André Moura para eleição ao senado começa a virar em um real pesadelo para ambos.
Amarrados, juntos e misturados pela gigantesca rejeição, tanto Jackson como Moura tentam se livrar da estratégia, após constatarem os efeitos da reprovação pelo eleitorado, fazendo-os empurrar lá para baixo.
O desastre do governo de Jackson Barreto e a identidade de Moura junto a Cunha e a Temer, será tema no decorrer do horário político eleitoral de todos os partidos que lhes fazem oposição e vão expor aos cidadãos sergipanos, as mazelas e as posturas contra o povo da dupla no exercício dos respectivos mandatos.
Os dois que inventaram a dobradinha agora tentam um desmanche, negando o fato em entrevistas recentes em decorrência da estagnação e queda em todas as pesquisas de intenção de votos realizadas em nosso Estado.
A ameaça não é para o principal inimigo que construíram em suas mentes odientas, o senador Valadares, mas sim, entre os dois, colados nos números em um empate técnico, mas bem distante do atual senador do PSB, que nem lançou a sua pré candidatura, aí a ficha caiu e se deram conta que o feitiço virou contra os feiticeiros.
Bom lembrar que em política sempre advém surpresas em todas eleições, principalmente na próxima, visto que, poucos têm a ousadia de afirmar o que deverá acontecer pela indignação do eleitor com a ampla maioria da classe política do nosso país.
Hoje, a única certeza que André Moura e Jackson Barreto possuem e que se faz urgente, é desatar a vinculação dos nomes como parceiros oficiosos de uma mesma caminhada, pois o que idealizaram, passou a ser algo temerário de ter que si enfrentarem em uma disputa autofágica de uma aliança informal, cujo resultado, no mínimo, fará um dos dois sobrar. Quem viver verá!
O novo e a ética caminham lado a lado, sempre juntos, nunca envelhecem. Esses são os reais adversários de quem governou contra os anseios do povo sergipano e quem legisla para tirar direito e conquistas dos interesses dos trabalhadores, é o caso de Jackson e Moura.
fonte jpinews
POR ANTONIO BARBOSA

Abrigo Animais Aumigos - Sigam no Instagram e ajude Louis a fazer sua cirurgia

"Resgatando a dignidade dos animais que sofreram pelo descaso e indiferença " - O Abrigo fica em Salvador/Bahia.
Com apenas um Clic em Seguir na postagem do Instagram você estará contribuindo para a cirurgia de Louis.


Vejam Links e contatos:

Contato - (71) 99197-7625
E-mail: contatos.abrigoanimaisaumigos@hotmail.com

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-animais-vitimas-da-colecionadora-do-bairro-plataforma-gilce-santana

sábado, 9 de junho de 2018

PREFEITO GILSON ANDRADE DE ESTÂNCIA PODERÁ FICAR INELEGÍVEL PARA A REELEIÇÃO

O julgamento pelo TSE marcado para o próximo dia 12 do mês em curso de diversos ex deputados, outros, foram reeleitos e continuam exercendo mandatos na Assembleia legislativa como Paulinho das Varzinhas e na Câmara Federal a exemplo de João Daniel e Adelson Barreto poderão ficar sem concorrer nas próximas eleições, já o atual prefeito de Estãncia, Gilson Andrade, poderá ficar inelegível para 2020 na tentativa de uma reeleição.
Além da multa em cerca de 100 mil reais que poderá ser aplicada ao prefeito Gilson Andrade, existe o pedido na denúncia feita pela ilustre e digníssima representante do Ministério Público para torná-lo inelegível com a consequente suspensão dos direitos políticos.
Segundo alguns munícipes e vereadores o prefeito Gilson Andrade anda bastante nervoso tratando com irritação e desconsideração pessoas humildes que estão desempregadas que vão até a prefeitura lhe pedir emprego, deve ser a preocupação com esse fato, a má administração que tende a ser irreversível e a possível perda de apoio na Câmara da base aliada e a consequente não reeleição de André Graça.
O ex prefeito prefeito Carlos Magno do PSB pré candidato a deputado Estadual nessas eleições acusou nos palanques na última campanha de prefeito de 2016, o atual prefeito de Estância de ato tipificado como crime em decorrência das verbas das subvenções.
As acusações de Carlos Magno não foram relacionadas com atual processo a ser julgado pelo TSE no próximo dia 12 desse mês corrente, mas sim de outra denúncia em relação a uma Associação da cidade de Lagarto de onde poderá sair fatos muitos mais graves e escabrosos que poderão ser tipificados como delitos.
Gilson Andrade é eleitor agora de carteirinha de André Moura, entrou no time titular do atual presidente Temer que tem Eduardo Cunhado principal mentor e que dá sustentação ao governo federal mais impopular e corrupto do Brasil, Cunha faz muito bem isso, através de seus aliados como André Moura que Gilson Andrade quer eleger e pasmen, Cunha mesmo fora do mandato e dentro da prisão manda no governo de Temer por meio de seus asseclas.
O povo de Estância deu uma sonora vaia em políticos aliados de Gilson Andrade no cortejo pelas ruas da cidade no dia 31 de maio passado na abertura de São João, entre eles estava presente André Moura, fato esse também divulgado pela coluna de Claudio Nunes do respeitável site Infonet.
Gilson Andrade é o que se comenta no parlamento de Estância poderá perder quatro vereadores de sua base aliada e ter uma derrota na próxima eleição da Câmara Municipal pela articulação de Edis quem não querem a reeleição do atual presidente André Graça.
O povo estanciano deve começar a questionar por que Gilson Andrade quer eleger André Moura? Se defende André Moura por tabela defende Temer das acusações atuais e dos processos que vai responder para tentar não ir para cadeia após as eleições.
Temer investe dinheiro público por meio de emendas e liberação de recursos para Sergipe, por ser um Estado pequeno, o custo benefício para tentar eleger um senador e livrá-lo da cadeia é bem menor. Será que você eleitor não tá vendo isso? Essa pouca vergonha, o grupo político de Temer, que Gilson Andrade apoia? É esse o Brasil que nós queremos?
E por ai vai, se fosse eleito André Moura tentaria influir na defesa de Gilson Andrade com advogados renomados e a influência se eleito fosse senador e O MDB de Temer na defesa de André dos processos e denuncias que tramitam contra ele em Brasília e Moura na defesa de Temer para o mesmo não ser preso ou perder o mandato. É o chamado efeito dominó. E ai, é esse o Brasil que nós queremos? A favor de processados e denunciados?, Seria uma grande sacanagem contra você, o próprio povo brasileiro.
Fonte JPINEWS
por Antônio Barbos

quinta-feira, 7 de junho de 2018

BNDES anuncia financiamento de energia solar para pessoa física

"Financiamento contempla a instalação de sistemas de aquecimento solar e sistemas de cogeração, como placas fotovoltaicas"
  • São Paulo – Nos últimos anos, as fontes renováveis têm crescido a passos largos, puxadas pelos estímulos governamentais e redução dos custos de tecnologias por ganho de escala. Apesar disso, investir numa instalação de energia verde sempre esteve distante do cidadão comum. Buscando mudar esse cenário, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou mudanças que permitirão a pessoas físicas terem acesso a financiamentos para a instalação de sistemas de aquecimento solar e sistemas de cogeração, com placas fotovoltaicas e aerogeradores.
  • Segundo comunicado da  instituição de fomento, podem ser financiados itens novos e nacionais, cadastrados e habilitados para o subprograma no Credenciamento de Fornecedores Informatizados (CFI) do BNDES, como máquinas e equipamentos cadastrados no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) ou com o selo Procel (considerando os itens para os quais o PBE fornece a certificação de eficiência energética, serão aceitos apenas os de classificação A ou B); sistemas geradores fotovoltaicos, aerogeradores até 100kw, motores movidos a biogás, inversores ou conversores de frequência e coletores/aquecedores solares; ônibus e caminhões elétricos, híbridos e outros modelos com tração elétrica; e ônibus movidos a etanol.
    Condições
  • Os limites do Fundo Clima alcançam 80% dos itens financiáveis, podendo chegar a R$ 30 milhões a cada 12 meses por beneficiário. O custo financeiro do Fundo Clima é reduzido tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas, prefeituras, governos estaduais e produtores rurais): para renda anual até R$ 90 milhões, o custo é de 0,1% ao ano, e a remuneração do BNDES é de 0,9% ao ano. Para renda anual acima de R$ 90 milhões, o custo é de 0,1% ao ano, e a remuneração do BNDES é de 1,4% ao ano.
  • A remuneração dos agentes financeiros é limitada até 3% ao ano. Uma vez aplicada a remuneração máxima definida pelos bancos públicos, as taxas finais passam a ser as seguintes: para renda anual até R$ 90 milhões, o custo final é de 4,03% ao ano; para renda anual acima de R$ 90 milhões, o custo final é de 4,55% ao ano.
    O programa permite carência de 3 a 24 meses, com prazo máximo de 144 meses. A vigência para adesão vai até 28 de dezembro de 2018.
  • Fonte: Exame

terça-feira, 5 de junho de 2018

O Barco de Fogo e sua importância cultural para o São João de Sergipe

A primeira tentativa na criação  do 'Barco de Fogo' começou com a experiência de uma espada correndo em um fio de arame rígido. Depois criou-se um barquinho de papelão com espadas fixadas e em seguida, Chico Surdo conseguiu ornamentar o barquinho, pendurando-o num fio de arame para que fosse deslizando. Nesse momento que ele percebeu que a idéia era muito interessante.
     Fotos: Ascom Prefeitura de Estância  O Barco de Fogo é um bem histórico cultural produzido de forma artesanal, no qual apresenta um belíssimo espetáculo de luzes e cores - tradicionalmente criado e apresentado nos festejos juninos da cidade de Estância, a 64 km da capital Aracaju, mas, atualmente, após ser reconhecido como patrimônio cultural do povo sergipano, através da Lei 7.301/2011, tornou-se de uma grande importância  a nível Estadual. Inclusive, faz parte do monumento inaugurado recentemente pelo Governo do Estado na capital Aracaju, conhecido como “Largo da Gente Sergipana” – onde entre várias exaltações da cultura popular de Sergipe, está o Barco de Fogo. É uma belíssima alegoria pirotécnica artesanal, coberto de bandeirolas coloridas, carregado com espadas e tabocas recheadas de pólvora e fogos de artifícios que ilumina o céu estanciano com luzes, cores e sons foguetórios. Seu

 Seu movimento de vai e vem preso a um arame faz um  percurso que varia entre 100 e 300m, mais ou menos.
Esse belíssimo bem cultural foi criado por volta dos anos 30, através do seu criador Francisco da Silva Cardoso conhecido por 'Chico Surdo' (In memorian), um dos mais importantes fogueteiros estancianos. Relata a história que Chico Surdo era um funcionário público e exerceu a profissão de jardineiro em Estância com muito talento, conforme evidenciado em suas esculturas criadas nas árvores dos jardins da Cidade. Sempre que podia costumava sair de barco para pescar e aspirava ser um marinheiro, contudo, devido à deficiência auditiva que o acometeu ainda na sua plena juventude não pode realizar seu sonho. Daí passou a ser apelidado de “Chico Surdo”. Ele era uma pessoa bastante animada e gostava muito de festas, principalmente, dos festejos juninos - sua verdadeira paixão -. Era durante o período junino que se dedicava à fabricação de fogos de artifícios e de sua mais importante criação o 'Barco de Fogo'.
Criação do 'Barco de Fogo'
A primeira tentativa em criar o 'Barco de Fogo' começou pela experiência com uma espada correndo em um fio de arame rígido. Depois  criou-se um barquinho de papelão fixando as espadas e em seguida Chico Surdo conseguiu ornamentar o barquinho, pendurando-o num fio de arame para que fosse deslizando. Nesse momento percebeu que era uma idéia muito interessante. A partir daí, com a criatividade que lhe era peculiar, percebeu que o papelão era leve demais e na sua mente criativa imaginou uma estrutura que o deixasse no peso ideal, dando origem então ao 'Barco de Fogo'.

Embora não se tenha a precisão exata de quando iniciou a produção do barco de fogo, esse bem se tornou uma tradição que se arrasta por várias décadas, passando de geração em geração. A experiência na confecção do barco de fogo é tradicional em Estância e bem familiar; pela qual os pais vão passando o conhecimento da produção de fogos para os seus filhos e parentes próximos; como também, àqueles que estejam no meio e tenham interesse por sua produção. Na fabricação desses bens culturais, ocorrem diversos processos que vai desde a aquisição da taboca, corte do bambu, exposição do mesmo ao sol,  entre tantos procedimentos que envolvem a parte estética ao formato do busca pé ou espadas, de onde se origina a fabricação do barco de fogo e até mesmo às vezes em formato de um avião.
Fogueteiros:
Para ser considerado um fogueteiro profissional, deve-se obrigatoriamente saber fazer praticamente tudo relacionado aos fogos de artifícios: Da retirada do bambu nas matas à fabricação da pólvora e o modo como ela é pisada e manuseada. O primeiro passo é começar como ajudante, até adquirir experiência e se tornar um profissional do ramo. A exigência está na capacidade, no compromisso e principalmente, na responsabilidade em lidar com algo tão delicado e perigoso como a pólvora -, conforme explicações  do ex-presidente da Associação de Fogueteiros e Barqueiros de Estância, Valdivino Menezes Neto, considerado como um dos mais experientes  fogueteiros de Sergipe. Hoje existem duas associações de fogueteiros em Estância, as quais possuem dezenas de profissionais associados que são submetidos a testes para então ser deferida sua aprovação, conquistando o direito de se filiar a qualquer uma das Associações.


Dia do 'Barco de Fogo' 
O dia 11 de junho é uma data muito importante para o estanciano, onde tradicionalmente é comemorado o dia do 'Barco de Fogo', cuja data serve para reverenciar o seu maior criador, Chico Surdo. As datas que tradicionalmente acontecem a soltura dos Barcos de fogo são na véspera e noite de São João,  contudo,  na cidade de Estância os festejos são de praticamente 30 dias a partir do dia 31 de maio, onde se comemora a Salva ­– abertura dos festejos juninos – e vai até o ultimo dia do mês de junho, quando se comemora o São Pedro. Durante esse período quem visitar a cidade de Estância terá a oportunidade de ver o Barco de Fogo quase todas as noites, iluminando o céu da cidade – incluindo apresentação de grupos folclóricos, apresentação das espadas e soltura de busca pés. Apesar de ser uma tradição de Estância o Barco tornou-se conhecido em várias cidades do Estado e já teve quem o levasse para apresentar em outros Estados do Brasil.



Concursos
No mês de junho durante o período das festas juninas acontecem diversos concursos na cidade e o Barco de Fogo não poderia ficar de fora. Então foi criado, também, o concurso do Barco de Fogo que acontece na Praça Barão do Rio Branco ou no Forrodromo de Estância, a depender da logística de cada administração municipal. Os critérios para se julgar o melhor Barco de Fogo é: Decoração, velocidade, sendo que nesse quesito o barco deve ir e voltar ao ponto de partida, sem parar no meio do percurso; devem-se pontuar, também, as mais belas flores de fogos que são expelidas durante o glorioso trajeto. Esses critérios devem ser analisados por uma mesa de corpo de jurados composta de personalidades importantes do estado e entendidas do assunto.
Coadjuvante
Uma das tradições de Estância também é um importante coadjuvante, sua excelência o 'Busca-Pé', onde sua majestade o 'Barco de Fogo' está ligado diretamente.  Não há 'Barco de Fogo' sem a participação do Busca-Pé! Esses incríveis artefatos são feitos de bambu, o qual é secado, em seguida, cozido e enxuto as tabocas. Posteriormente a parte externa é totalmente e firmemente enrolada com cordão, coloca barro e pólvora e para finalizar, deixar bem compactado.
O processo de criação tem inúmeras etapas e, segundo os fogueteiros, há uma diferença importante na criação desses artefatos: O 'Buscapé' tem o fundo fechado e possui pólvora para fins de estourar, enquanto que a 'Espada' não é explosiva. Com relação à forma de se utilizar esses artefatos é que a 'Espada' pode ser manuseada por qualquer pessoa, já o 'Buscapé', após ser aceso, deve ser utilizado por pessoas experientes, pois, o mesmo rodopia sozinho pelo ar e por final, estoura.
Até os dias atuais, fogueteiros e ajudantes trabalham coletivamente, preservando a tradição. A comunidade se envolve completamente em todas as fases da produção do 'Barco de Fogo' e o 'Busca-pé', desde o corte do bambu, para confeccionar as conhecidas tabocas, até as danças que adentram pela noite durante o pisa-pólvora.
O 'Barco de Fogo' foi reconhecido pelo Poder Público Estadual como patrimônio cultural do povo sergipano, através da Lei 7.301/2011 de autoria do então Deputado Estadual Gilson Andrade.

Essa matéria teve a participação especial da jornalista Jussara Assunção


Apresentação de espada - Foto: Aracaju Trip
Barco de Fogo - Foto: Infonet
Turista soltando Busca-pé - Foto: Infonet
Barco de Fogo - Foto: Victor Ribeiro
Barco de Fogo - Foto: Emsetur-Se
Barco de Fogo - Foto: Emsetur-Se
Barco de Fogo - Foto: Emsetur-Se
Barco de Fogo - Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Estância
Barco de Fogo - Foto: Infonet
Barco de Fogo - Foto: Eduardo Oliva
Barco de Fogo - Foto: Infonet
Barco de Fogo - Foto: Infonet
Barco de Fogo - Foto: Ana Lucia
Barco de Fogo - Foto: Ana Lícia Menezes
A exposição Barco de Fogo - Foto: Márcio Garcez-
A exposição Barco de Fogo - Foto: Márcio Garcez-

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Acompanhe e conheça mais sobre os pré candidatos à Presidência da República


Com a proximidade das Eleições presidenciáveis 2018 é necessário que o eleitor pesquise e acompanhe todo histórico e idéias dos prováveis candidatos para avaliar melhor em quem votar. Uma boa alternativa é acompanhar todas as segundas-feiras e sábados o programa Roda Viva da TV Cultura, onde está sendo sabatinado e avaliado a cada semana um candidato diferente. Hoje foi a noite do Senador Álvaro Dias - do Partido PODEMOS e pré candidato à Presidência -, ser sabatinado por vários jornalistas de renome nacional. E você vai cruzar os braços? Acompanhe, pesquise o passado político de seu provável, futuro candidato. Examine se "ele" tem ficha suja ou criminal; se faz parte da operação Lava Jato e não tenha medo de dar oportunidade ao novo. As Eleições é logo ali... Se adiante e se atualize!

Jussara Assunção 

Sobre o Programa: Há mais de 30 anos no ar, é um dos mais tradicionais programas de entrevista da TV brasileira. Trata-se de um espaço plural para a apresentação de ideias, conceitos e análises sobre temas de interesse da população, sob o ponto de vista de personalidades notórias. A mediação é de Ricardo Lessa.

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...