quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Município de Estância é o 4° em Arrecadação de ICMS
Em seu discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Estância, o Vereador Tito Magno levantou uma questão importante para manter bem informados os municípes estancianos e mostrou através de dados o quanto aumentou o ICMS no município de Estância. Mostrou que o município não entrou o ano nessa quebradeira que o atual prefeito faz questão de divulgar.
Explicou que só de ICMS houve um aumento de mais de 2,3 milhões, se comparados a janeiro de 2016 com janeiro de 2017. O Vereador faz lembrar que fora o ICMS tem o FPM e o ISS que também aumentou bastante nesses últimos meses e que em 2017 não existe crise em Estância.
Segundo dados do TCE de todo o produto da arrecadação do ICMS no Estado, 25% pertencem aos municípios. Destes, 1/4 é dividido em partes iguais entre todos eles, enquanto os 3/4 restantes respeitam a proporção do VAF ( Valor Adicionado Fiscal).
O VAF é um indicador econômico-contábil utilizado para calcular o índice de participação municipal no repasse de receita do ICMS aos municípios. É apurado com base em declarações anuais apresentadas pelas empresas estabelecidas nos respectivos municípios.
Os municípios que possuem os maiores percentuais nas quotas do Estado são: Aracaju com (36,4468), Laranjeiras (8,2222), Nossa Senhora do Socorro (7,8857), Estância (7,8415), Rosário do Catete (4,8806), Canindé do São Francisco (3,9170), Itabaiana (3,1228), Lagarto (2,9207), Itaporanga D'Ajuda (2,7942), Propriá (1,1743), Nossa Senhora da Glória (1,1485) e Carmópolis (1,1414). Conforme dados acima a cidade de Estância é o 4° município em Arrecadação de ICMS no Estado.
O que são ICMS
?
O ICMS são impostos recebidos pelo Governo do Estado e repassados para as prefeituras. Incide sobre a circulação de produtos como eletrodomésticos, alimentos, serviços de comunicação e transporte intermunicipal e interestadual, entre outros.
Por: Jussara Assunção
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Denúncias anônimas sobre maus tratos a animais chegam ao Conexão Mulher
Ainda no início desta semana rolou na mídia de um determinado programa de rádio de Estância, as denúncias comprometedoras sobre maus tratos a animais no curral da Prefeitura Municipal de Estância. Ocasião esta, em que a Presidente da Ong Animais Amigos, e responsável por esses animais, Simone Almeida, desmentiu tal fato.
Passados alguns dias a nossa redação continua a receber tais denuncias anexadas a fotos mostrando que infelizmente há ou houve situações de animais em estado precário no recinto. Consta em uma dessas denúncias que estão sendo apreendidos vários animais todos os dias e que o espaço além de ser pequeno para comportá-los não existe grama no local, nem sombra para os mesmos se alojarem. Deitados em areia quente com o Sol de quase 40 graus, percebe-se que um dos animais está quase morto ao chão.
A diretora do Blog Conexão Mulher, Jussara Assunção, também havia recebido tais denuncias, mas, no intuito de fazer as coisas com responsabilidade encaminhou mensagens via whatsapp para o Secretário de Comunicação Dadau Barreto pedindo que o mesmo pudesse dar sua versão dos fatos. Ciente disso, o secretário prometeu que verificaria a situação e então passaria uma posição. Infelizmente, até o presente o Blog não obteve respostas por parte do mesmo o que nos dá o direito de nos posicionar. E perguntar, onde e quando estará nascendo essa Nova Estância?
Por: Jussara Assunção
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
ARTIGO: "A Estância que está para nascer, corre o risco de ser abortada"
Jussara Assunção |
É esse o descaso que vem sofrendo a terra amada "Estância" - a rainha do Piauitinga, a cidade Jardim de Sergipe -. Que há poucos meses atrás estava andando de vento em popa, caminhando na direção do desenvolvimento como uma criança que tinha pressa em chegar. O que vejo me assusta, me faz remeter a uma política velha, arcaica - a do coronelismo -. Aquela que preza pelo esquecimento das obras daquele que já passou como se isso fosse normal. Como se o capital investido nessas obras benéficas para o povo fossem de uso próprio - onde os gestores podem torrar, rasgar, jogar pela janela todos esses recursos como se nada estivesse acontecendo.
Um dinheiro público, é um dinheiro nosso. Uma gestão é impessoal. Não devemos promover o quebra-quebra, nem deixar abandonada a produção de uma empresa só porquê houve a troca de administrador. As tarefas continuam, a produção não pode parar... E o dinheiro público? Esse é do povo. Por isso precisamos nos atentar para tudo que se passa ao nosso redor e até mesmo tudo aquilo que se passa longe dos nossos olhos. Para que possamos supervisionar o que é nosso por direito. Precisamos entender de uma vez por todas que o país passa por uma séria crise financeira, política e moral.
Não cabe mais aos novos gestores o desperdício, os gastos desnecessários, nem a atitude egoísta de querer apagar as ações que seu antecessor deixou. Já que os bens deixados não pertencem aos que passaram, muito menos aos que aí estão. Os benefícios deixados são nossos. Fazem parte da nossa história e pertencem aos nossos acervos e administrador nenhum pode se apossar dos nossos bens imóveis, sociais e culturais. Não queremos nossas praças, campos, passarelas, calçadões se deteriorando, - como se não custassem nada aos nossos bolsos
-. O nosso patrimônio público é a extensão de nossas casas. É seu. É meu. É nosso!
Por: Jussara Assunção
ESTÂNCIA: Descaso com os Bens Públicos causa pânico e indignação
A cidade de Estância que fica a 64 km da capital Aracaju e que sempre é lembrada como Cidade Jardim de Sergipe e Capital Brasileira do Barco de Fogo já não é mais a mesma e vem sofrendo com o descaso do município e a ação constante de vândalos que destroem praças: bancos, gramas, alambrados de campos e canteiros, Sem serem vistos, nem punidos, essas pessoas agem de má fé e com certa crueldade colocando jegues e cavalos amarrados em bancos de Praças para degustar todo tapete de grama que custou caro aos cofres públicos.
Segundo informações passadas ao nosso Blog "Conexão Mulher", essas ações vem acontecendo de forma continua, em obras que tem poucos meses de inauguradas, portanto, gerando um prejuízo razoável aos cofres públicos. Semana passada foram postadas em redes sociais fotos de jegues amarrados em bancos, comendo toda grama da Praça recém inaugurada que fora apelidada pela ex-gestão de "Nova Cidade Nova", na entrada do Bairro Cidade Nova.
Fora denunciado, também, o descaso com a primeira etapa do calçadão da feira livre de Estância. Inaugurado ano passado, o calçadão vem sofrendo com a onda de vândalos que quebrou o piso em vários pontos, grades dos esgotos expostas pondo em risco a vida dos pedestres que por ali passam. A cobertura branca em acrílico que serve para dar sombra às pessoas que por ali passam está completamente abandonada - com grandes manchas pretas causadas pelo acumulo de águas das chuvas, virando uma especie de limo e correndo o risco de se transformarem em grandes criadouros de mosquitos aedes aegypti.
Na gestão passada foram feitas algumas reclamações sobre o assunto e a Prefeitura de Estância, por meio da Diretoria do setor de Endemias, realizou várias ações de limpeza. O Blog Conexão Mulher está à disposição caso as partes interessadas queiram se manifestar e dar maiores explicações sobre o assunto em pauta.
Por: Jussara Assunção
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
CÂMARA DE ESTÂNCIA: Vereador Tito Magno questiona Decreto de Nomeação do Secretário de Cultura
Na tarde de ontem, 14, em sessão da Câmara Municipal de Estância, o vereador Tito Magno Garcia (PSB) apresentou Requerimento de n° 08 que solicita ao prefeito Gilson Andrade informações relacionadas ao Decreto de Nomeação do Senhor Carlos Menezes de Souza Júnior que assumiu atualmente a pasta da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Estância. Em pronunciamento o Vereador Tito Magno indagou se "Estância tem Secretário de Cultura?"
Segundo a Assessoria do Vereador o Requerimento foi apresentado, porque até o momento, a população estanciana não conseguiu visualizar o Decreto de nomeação do secretário no site oficial da administração municipal. O que vai de encontro a toda legislação que regulamenta a transparência nas informações pública.
A Assessoria informou, ainda, que desde o início de janeiro, a SECOM da Prefeitura de Estância vem divulgando diversas matérias deixando claro que o senhor Carlos Menezes de Souza Júnior é de fato, o secretário de Cultura. Mas, entretanto, o referido nome não consta na folha de pagamento do mês de janeiro de 2017, que foi divulgada essa semana, após muitas críticas nas mídias sociais.
Outro fato que tem preocupado o vereador Tito Magno, é a proximidade dos festejos carnavalescos da cidade. “O prefeito Gilson Andrade precisa esclarecer a população se existe ou não o Decreto que nomeia o senhor Carlos Menezes de Souza Júnior como secretário de Cultura. Se existe, o porquê não foi publicado no site oficial? Caso não exista, porque o mesmo se apresenta publicamente como secretário?”, enfatizou Tito.
O problema é, que, caso seja comprovada essa possível irregularidade, o prefeito Gilson Andrade estará cometendo um ato de improbidade administrativa e para o Vereador as medidas cabíveis precisam ser tomadas pela Câmara de Vereadores de Estância.
Fonte: Assessoria Parlamentar do Vereador Tito Magno
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Estância: Grande quantidade de produto químico é despejado no Rio Piauitinga, em Estância.
A origem do produto ainda é desconhecida.
A falta de consciência e a falta de respeito com o Rio Piauitinga vem se propagando a cada dia. E a prova desse descaso foi mostrada mais uma vez através de um vídeo e imagens que correm as redes sociais mostrando uma grande quantidade de um produto liquido cor de rosa, supostamente químico, sendo despejado de forma violenta em um dos pontos do rio.
Nós tentamos um contato com o sr. Paulo André, membro do departamento de meio ambiente da Prefeitura de Estância, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos retorno do nosso contato feito na tarde de hoje, segunda-feira, dia 13.
Fonte: Redação Factual 1
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
📣 Atenção Estância!
Chegou a Estância a P4 Consultoria e Cursos, trazendo o excelente Curso de Capacitação Para Assistência em Amamentação. Tendo como Público-alvo: Acadêmicos e profissionais da saúde, mamães, papais, dentre outros. Com direito a Certificado. Em breve mais novidades para o mercado da cidade de Estância.
📲 9 9922- 5985
Siga a gente no instagram e fan page
@p4consultoria
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Área de Preservação de Estância - Matas Ciliares do Valadares volta a virar Lixão
As Matas Ciliares que fica na baixada entre o Conjunto Valadares e o Pedro Barreto Siqueira, na cidade de Estância, são consideradas pelos órgãos públicos e ongs locais como área de preservação ambiental. No entanto, a área tem sido vítima de constantes deposito de lixo urbano proveniente da falta de consciência e educação ambiental dos povos, como também, do descaso de órgãos públicos.
Na gestão passada a Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria de Urbanismo e em parceria com o Departamento de Meio Ambiente somaram forças e fizeram inúmeras operações de limpeza no local - com retirada de grande quantidade de lixos, entulhos de obras e realizaram, também, o cercamento do espaço de Matas Ciliares que fica às margens da estrada da baixada do Valadares. A ação foi feita mais de uma vez no governo do ex-prefeito Carlos Magno devido ao cuidado e preocupação que o mesmo tinha com as questões ambientais e por acatar, também, as inúmeras denúncias da própria população e de alguns órgãos da imprensa estanciana.
Atualmente o lixo voltou a se acumular às margens da área de preservação o que causa muita preocupação aos defensores do meio ambiente, já que próximo ao local, segundo informações do ex-secretário Joãozito, existe uma nascente - "durante a gestão de Carlos Magno foi travada uma luta muito árdua pelo saudoso e ex-diretor de Meio Ambiente, Roberto Bomfim em parceria com nossa secretaria, - já que no local há uma nascente", enfatizou João Oliveira. Outra questão que está incomodando bastante a população são os destroços da antiga caixa d'água do Conjunto Valadares que foi demolida e até o presente não foram retirados, causando uma imagem desagradável para quem passa na BR 101. Algumas pessoas já estão apelidando de Cartão Postal da cidade.
Opinião critica da Jornalista:
Sabe-se que uma administração é vista por todos os olhos e todos os ângulos, principalmente, pela oposição - e nada passa batido -. E a administração CM foi criticada arduamente, às vezes devido suas próprias falhas; às vezes injustamente. De forma que não se passava batido nem um simples "copo descartável" nas Ruas. E são esses mesmos críticos, que hoje, estão à frente de alguns cargos relacionados à assessoria de comunicação e Departamento Ambiental - por sinal, muito bem remunerados -, e que hoje encontram-se calados e sem tomar as devidas providências. E como diz o ditado: "Viola de boca, todo mundo toca".
Por: Jussara Assunção/Reg. 4840
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
CARLOS MAGNO DEIXOU R$ 15 MILHÕES DE REAIS NO CAIXA DA PREFEITURA DE ESTÂNCIA
A afirmação foi feita na tarde de hoje, 07, pelo vereador Tito Magno (PSB), na sessão que marcou a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Estância.
Em seu primeiro pronunciamento, Tito Magno reafirmou seu compromisso em defesa da juventude e de toda sociedade estanciana e disse que fará oposição ao atual governo, mas de forma séria, ética e responsável. O vereador destacou a importância de sua luta para que as conquistas do governo Carlos Magno (2013-2016), sejam mantidas e ampliadas, ao mesmo tempo em que não irá permitir que seu legado seja maculado, por meio de uma campanha sistemática de desconstrução de tudo que foi feito.
Contradizendo ao “caos” que o atual prefeito Gilson Andrade insiste em propagar, o vereador Tito Magno apresentou números oficiais, fornecidos pela empresa de contabilidade pública ERPAC, que comprovam que o ex-prefeito Carlos Magno deixou exatos R$ 15.124.715,89 (Quinze milhões, cento e vinte e quatro mil, setecentos e quinze reais e oitenta e nove centavos), no caixa da Prefeitura de Estância.
Destes, R$ 10.739.378,69 (Dez milhões, setecentos e trinta e nove mil, trezentos e setenta e oito reais e sessenta e nove centavos), são recursos vinculados, popularmente conhecidos como carimbados, e R$ 4.385.337,20 (Quatro milhões, trezentos e oitenta e cinco mil, trezentos e trinta e sete reais e vinte centavos), para livre movimentação. Grande parte dos R$ 10 milhões de reais de recursos carimbados servirá para a conclusão das diversas obras, já iniciadas na gestão anterior.
#AForçaDaJuventude #SempreAoLadoDoPovo #OposiçãoSériaEResponsável
Assessoria Parlamentar do Vereador Tito Magno
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Voltamos a estaca Zero?
Artigo:
Só pegando o gancho de alguns comentários feitos em Redes Sociais sobre o trânsito de Estância, uma abelhinha me disse que o ponto de ônibus da Coopase que atualmente fica na BR voltará para dentro da feira livre de Estância. Segundo informações foi uma promessa de campanha aos cooperados que ficaram chateados por terem que sair da feira. Essa decisão de retirar o ponto de dentro da feira foi tomada na gestão passada, pelo ex-prefeito Carlos Magno, devido ao grande número de reclamações que eram feitas pelos feirantes e pedestres.
Depois de tantos sacrifícios e de muita quebra de braço, quando tudo parecia que estava dando certo, retornaremos a estaca zero. Com a ida da Cooperativa para a feira retornarão as reclamações e os problemas de sempre. E aí, esse bebê nasce ou não?
Por: Jussara Assunção
Só pegando o gancho de alguns comentários feitos em Redes Sociais sobre o trânsito de Estância, uma abelhinha me disse que o ponto de ônibus da Coopase que atualmente fica na BR voltará para dentro da feira livre de Estância. Segundo informações foi uma promessa de campanha aos cooperados que ficaram chateados por terem que sair da feira. Essa decisão de retirar o ponto de dentro da feira foi tomada na gestão passada, pelo ex-prefeito Carlos Magno, devido ao grande número de reclamações que eram feitas pelos feirantes e pedestres.
Depois de tantos sacrifícios e de muita quebra de braço, quando tudo parecia que estava dando certo, retornaremos a estaca zero. Com a ida da Cooperativa para a feira retornarão as reclamações e os problemas de sempre. E aí, esse bebê nasce ou não?
Por: Jussara Assunção
Assinar:
Postagens (Atom)
O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO
A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...
-
As festas tradicionais do Rio Grande do Sul são também, um dos grandes atrativos do estado, e vem lindamente mantendo o seu objetivo, ...
-
Há 50 anos o Sr. Francisco de Paulo de Jesus, conhecido popularmente como Sr. Francisquinho do XPTO, fundou em Estância, cidade si...
-
A Prefeitura Municipal de Indiaroba, através de uma ação coletiva das Secretarias de Obras, Administração, Infra Estrutura Urbanistica, ...