Artigo
A Eleição a Presidência da República 2014 no Brasil, foi bastante acirrada e surpreendeu os números das variadas pesquisas de Ibope apresentadas, que conseguiu enganar a todos. No 1º turno que demonstrava a disputa entre as candidatas Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff pro 2º turno, acabou surpreendendo a todos com o crescimento do candidato Aécio Neves (PSDB) que acabou disputando o 2º turno numa campanha bastante agressiva e de muitas interrogações…
Os resultados foram bastante apertados: Dilma venceu com 51,58% contra 48,42% do candidato Aécio, que saiu fortalecido com sua votação expressiva, tendo em vista que elegeu também, boa parte dos governadores, senadores e deputados do PSDB. A candidata Dilma conseguiu vencer nas regiões Norte e Nordeste, sendo que a Bahia garantiu a ela sua maior vantagem em votos totais. Já o candidato Aécio por sua vez, ganhou nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste - seu melhor desempenho foi no Sudeste, onde obteve 5,6 milhões de votos a mais do que Dilma.
Aécio também superou Dilma Rousseff em 41 cidades do Oeste Paulista, onde a petista venceu em apenas 15 cidades. Moral da história, o Brasil ficou dividido: Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Aécio, contra Norte e Nordeste de Dilma, causando um certo desconforto entre os eleitores que durante o período eleitoreiro trocaram farpas em redes sociais e na campanha corpo a corpo.
Apesar dos benefícios sociais, o eleitor está insatisfeito e para a Presidente reeleita Dilma Rousseff ficará a difícil missão que é, unir o país e atender as várias exigências do eleitorado: promover as reformas Política e Tributária; apurar as denúncias do mensalão, aquecer a economia e controlar a inflação. Como vemos, será um período bastante difícil e de ânimos aflorados.
Jussara Assunção - MTB/0004840
Nenhum comentário:
Postar um comentário