O Blog + Feminino da região

domingo, 12 de novembro de 2017

Valadares lidera pesquisa para Governo do Estado


"Veja, também, quem lidera pesquisa para estadual, federal e senado". 

As equipes do Instituto França de Pesquisa entrevistaram 427 pessoas na sede e nos povoados do município de Itabaianinha, entre os dias 8 e 9 de novembro, e os números, levantados com exclusividade por este colunista, revelam um cenário amplamente favorável para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), tanto para sua reeleição quanto para uma possível candidatura a governador do Estado em 2018. Em síntese, hoje o quadro é completamente favorável para os segmentos que fazem oposição ao governo. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos
A pesquisa em questão apenas reforça o entendimento sobre o desgaste da gestão de Jackson Barreto (PMDB) que, como já fora colocado por este colunista, prejudica diretamente a pré-candidatura do vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), porque para muitos se caracteriza a continuidade do projeto atual. Os levantamentos feitos pelo mesmo Instituto em outros municípios seguem esta constatação. Resta saber se, até o próximo ano, a oposição estará unida e manterá o “fôlego” para ter êxito nas urnas, e se o Executivo não terá reagido, se não conseguirá se fortalecer e mais uma vez reverter uma situação completamente adversa.
Na pesquisa para governador, no 1º turno de 2018, Valadares aparece com 27,6%, seguido de Ivan Leite (PRB) com 15,5% e Dr. Emerson (REDE) com 14,5%; Belivaldo Chagas tem 7,3%, Vera Lúcia (PSTU) com 4,7%; 14,5% não votariam em nenhum ou anulariam e 15,9% não sabem ou não responderam. Em outro cenário, Ivan Leite lidera com 20,4% contra 17,1% de Eduardo Amorim (PSDB) e 16,2% de Dr. Emerson; 6,8% optam por Belivaldo e 5,9% ficam com Vera Lúcia; 16,6% não votariam em nenhum ou anulariam e 17,1% não sabem ou não responderam.
No terceiro cenário para o Governo em Itabaianinha, agora sem Ivan Leite, Valadares desponta com 31,1%, seguido de Dr. Emerson com 16,4% e Belivaldo com 7%; Vera Lúcia aparece com 4,7%, seguida de Mendonça Prado (PPS) com 1,9% e Sônia Meire (PSOL) com 1,6%. 17,1% não votariam em nenhum ou anulariam e 20,1% não sabem ou não responderam. No quarto cenário, Dr. Emerson lidera com 20,4%, seguido de Amorim com 19% e Belivaldo com 7,3%; depois aparecem Vera Lúcia com 5,6%, Mendonça com 3% e Sônia Meire com 2,1%; 20,1% não votariam em nenhum ou anulariam e 22,% não sabem ou não responderam.
Nos levantamentos que este colunista teve acesso, para o 2º turno da eleição, Amorim teria 43,3% contra 10,3% de Belivaldo; 23,7% não votariam em nenhum ou anulariam e 22,7% não sabem ou não responderam. Em outro cenário, André Moura (PSC) venceria com 25,3% contra 19% de Belivaldo; 28,6% não votariam em nenhum ou anulariam e 27,2% não sabem ou não responderam. Já no terceiro cenário de 2º turno, Valadares venceria com 50,1% das intenções contra 9,6% de Belivaldo; 19,7% não votariam em nenhum ou anulariam e 20,6% não sabem ou não responderam.
Em síntese, ainda é muito cedo para se concluir que estes números de Itabaianinha são decisivos para a eleição de 2018, mas como a pesquisa se equivale com os cenários de outros municípios, ascende-se um “alerta vermelho” dentro do Governo do Estado que não tem sido bem avaliado e que terá que trabalhar muito para reverter essa realidade desfavorável. Belivaldo Chagas, por exemplo, já “arregaçou as mangas”, mas sozinho ele não vence a eleição. Vai precisar do sacrifício e da dedicação de todos os líderes do governo, caso contrário, o governo pode correr o risco de ser interrompido no seu projeto de continuidade.
Rejeição Governo
Entre os nomes listados em Itabaianinha para o Governo, no quesito Rejeição, Belivaldo lidera com 18%, seguido de André Moura com 9,8%, Vera Lúcia com 8,2%, Amorim com 5,9%, Dr. Emerson com 4,4% e Valadares com 1,9%; 25,3% disseram que votariam em qualquer um, 13,3% não votam em nenhum e 13,1% preferiam não responder.
Deputado Estadual
Em Itabaianinha foram citados para deputado estadual (espontânea) Zezinho Guimarães (PMDB) com 4,4%, seguido de Janier Mota (PPS) com 3,3%, Maísa Mitidieri (PSD) com 0,5%, Adelson Barreto Filho (PR) com 0,5%, Breno com 0,2%, Josefa com 0,2% e Professor Glenisson com 0,2%; 22,5% não votarão em ninguém e 68,1% não sabem.
Deputado Federal I
Na induzida para deputado federal quem lidera é o novato Valdevan 90 com 12,9%, seguido de Fábio Reis (PMDB) com 9,8%, Fábio Mitidieri (PSD) com 6,1%, Pastor Jony (PRB) com 5,9%, Adelson Barreto (PR) com 5,9%, Valadares Filho (PSB) com 5,9%, Ana Alves (DEM) com 2,6% e André Moura com 2,3%.
Deputado Federal II
Entre os melhores colocados para federal ainda aparecem Fábio Henrique (PDT) com 2,1%, Sukita com 1,9%, João Daniel com 1,9%, Gustinho Ribeiro (PRP) com 1,6%, Laércio Oliveira (SD) com 1,6%, José Carlos Machado (PSDB) com 1,2%, Coronel Rocha (REDE) com 0,9% e Márcio Macedo (PT) com 0,5%. 13,6% não votarão em ninguém e 24,1% não sabem.

Em Itabaianinha para presidente da República Lula (PT) venceria com 69,1%, seguido de Marina Silva (REDE) com 9,1%, Bolsonaro (PSC) com 4,4%, João Dória (PSDB) com 3,5%, Ciro Gomes (PDT) com 2,8% e Geraldo Alckmin (PSDB) com 2,1%. 4,4% não votarão em ninguém e 4,4% não sabem.

Senado I

Para senador, com a possibilidade de o eleitor escolher dois candidatos, Jackson Barreto lidera com 28,6% seguido de Amorim com 20,1%, Heleno Silva (PRB) com 19%, João Fontes (PPS) com 10,3%, Rogério Carvalho (PT) com 10,1%, André Moura com 9,8% e Alessandro Vieira (REDE) com 4,4%. 19,9% não votarão em ninguém e 15,9% não sabem.

Senado II

No segundo cenário para senador em Itabaianinha, Jackson Barreto lidera com 31,1%, seguido de Valadares com 24,1%, Heleno Silva com 19,2%, André Moura com 12,6%, Rogério Carvalho com 11,9%, João Fontes com 10,5% e Alessandro Vieira com 4,7%. 18,7% não votarão em ninguém e 15,9% não sabem.

Rejeição Senado

Entre os nomes listados em Itabaianinha para o Senado, no quesito Rejeição, Jackson lidera com 9,8% seguido de João Fontes com 8%, André Moura com 7,5%, Amorim com 6,3%, Heleno com 6,1%, Alessandro Vieira com 5,4%, Rogério com 3% e Valadares com 2,6%. 32,1% não votariam em nenhum e 19,2% não sabem.

Acima de 100%

O Instituto explica que na pesquisa para o Senado Federal a base é superior a 100% por se tratarem de dois votos dados para senador.

Avaliação

Para este colunista não é surpresa a liderança de Valadares partindo do principio que ele tem sido o político da oposição que mais incomoda e cobra do governo de Jackson Barreto e, naturalmente, cria mais identidade com o eleitorado que está insatisfeito com a gestão.

Tuitadas

Talvez por isso as “tuitadas” do senador estejam incomodando tanto os setores governistas que passaram a ataca-lo com mais frequência e com mais acidez. “Tocando na ferida”, Valadares segue bem junto ao eleitorado porque o governo também não ajuda.

Ivan Leite

Tudo bem que a pesquisa foi feita em Itabaianinha, não muito distante de Estância, mas Ivan Leite apareceu muito bem no levantamento. E ainda tem sua esposa, Adriana Leite (PRB), como pré-candidata a deputada estadual. É um nome que deve ser levando em consideração…

Dr. Emerson

Com boa votação na eleição de prefeito de Aracaju em 2016, Dr. Emerson segue vem avaliado agora no interior do Estado. Pode não vencer a eleição, mas se candidato for terá certamente uma votação expressiva.

Mendonça Prado

Outro nome que surpreendeu, mesmo sem estrutura, foi o de Mendonça Prado. É outro pré-candidato que, tem boa oratória e um discurso fácil. Se entrar na disputa, no mínimo, poderá tirar votos de muita gente…

Heleno Silva

Não se pode negar também o crescimento de Heleno Silva nas avaliações para o Senado, na participação da Igreja Universal no Estado e dos pré-candidatos do PRB para deputado. É um agrupamento que conseguiu se renovar e pode surpreender.

Valdevan 90

Ligado ao movimento sindical de São Paulo, o pré-candidato a deputado federal Valdevan 90 lidera a corrida para deputado federal em Itabaianinha e vem muito bem avaliado em outras cidades da região. Poderá ser uma das “surpresas” desta eleição.


Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...