O Blog + Feminino da região

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Entrevista do dia: Dra. Marta Angélica Oliveira/Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Estância


TEMA: "Força-tarefa em combate ao mosquito Aedes Aegypti e Saúde de Estância"


CM – O que a Prefeitura de Estância, através da Secretaria de Saúde e a médica Dra. Marta tem programado já no sentido de evitar uma proliferação maior do mosquito Aedes Aegypti, causador de viroses como a dengue, por exemplo, e essa nova patologia “microcefalia” aqui na cidade de Estância? No sentido também de incentivar os munícipes a manter a cidade e os quintais limpos _ O que vem sendo feito de positivo com relação a isso?

MA – Não estamos fazendo nada que seja novidade, porque tudo que as endemiologias e a atenção básica já faziam no sentido de bombardear o mosquito, vamos continuar a fazer: são campanhas, mutirões, cata bagulho e esclarecimento. Tudo isso a gente já fazia, agora na verdade vamos só intensificar essas medidas. Evidentemente percebendo que aqui em Estância só existe um caso e o estado de Sergipe já tem 78 casos, então estamos numa zona de conforto e isso é resultado do que já foi feito antes de aparecer essa nova patologia, que é essa virose, através do mosquito. Então estamos apenas intensificando alguns trabalhos que já fazíamos - No caso uma Força-tarefa -.

CM – O que é realmente uma Força-Tarefa e como funciona?

MA - Força-Tarefa é uma ação criada para desempenhar a operação de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, mas conhecido como mosquito da dengue. A Força-tarefa foi uma iniciativa do prefeito, Carlos Magno e conta com o apoio das secretarias de Saúde, através do setor de Endemias, Turismo e Meio Ambiente, Urbanismo, Comunicação Social, SMTT e secretaria de Obras. São grupos de trabalho que irá desempenhar temporariamente a tarefa de combate ao mosquito reforçando as ações enérgicas no combate ao mosquito da dengue.  Essas ações vão acontecer durante o período de 05/12 a 1º de abril de 2016.

CM – Qual o conselho que a senhora deixa como médica e secretária de Saúde da Prefeitura de Estância, para as mulheres que já estão grávidas e para aquelas que pretendem engravidar?

MA – Para as que pretendem engravidar o ideal é não engravidar agora. Adiar esse desejo de engravidar para o ano de 2016, até lá se terá um diagnóstico mais preciso sobre a doença. As que já estão grávidas e no início da gestação, quero deixar claro que a virose é capaz de causar efeitos danosos no feto – então quem já estiver grávida tem que se proteger pessoalmente: Com roupas de mangas compridas, calça comprida, repelente de citronela, que é inofensivo; porque os repelentes comuns não podem ser usados. Verificar os quintais, a casa; calhas, garrafas e principalmente lavanderias que é onde os agentes de endemias encontram água armazenada de um dia para outro e assim por diante e às vezes existem larvas no local.

CM – Dra. Marta a gente nota e existe um comentário geral por meio de quem faz e é atendido pelo SUS que a Saúde de Estância tem se destacado no Estado de Sergipe - aqui existe um dos melhores atendimentos no estado com relação a interior.  Qual o seu ponto de vista?

MA -    Nós temos a porta de entrada do SUS aqui na cidade de Estância, que é a atenção básica, Saúde da Família; temos 19 equipes com médicos, enfermeiras, – a maioria com odontólogo. Essa é a porta aberta do SUS e daí que resolve 80% dos casos de saúde. O restante é para especialidades e dentro das várias especialidades nós temos média e alta complexidade com exames. Nós conseguimos já realizar aqui em Estância tomografias, densitometria, mapa, holter, teste ergométrico e logo estaremos realizando, também, Eco. Exames que antes eram realizados em Aracaju e agora podem ficar aqui mesmo e também uma ação que iremos realizar aqui em Estância é colocar Hemodiálise para facilitar a vida desses pacientes. Já tem um prestador determinando a obra, iniciando o processo de contratualização e em 2017 não precisaremos mais fazer tratamento fora do domicílio para as pessoas que sofrem de insuficiência renal terminal e agora irão fazer hemodiálise na própria cidade com mais conforto.

CM – Esse trabalho do SUS aqui em Estância vem se intensificando nos últimos anos ou já havia um trabalho nesse sentido ao longo dos anos?

MA – Eu sou SUS dependente e apaixonada. É um trabalho continuo, não é um trabalho que possa se dizer que foi Marta Angélica, A ou B. A cidade de Estância sempre se destacou ao longo dos anos no quesito saúde e foi construindo um SUS com nossa identidade - um secretário após o outro foi construindo, fazendo o seu melhor, - e na atual gestão temos tido toda boa vontade, tentando deixar sempre um pouquinho melhor, sempre procurando avançar em todos os setores, principalmente na alta complexidade. Aqui somos responsáveis pela média complexidade dos municípios da região sul – no caso 09 municípios -, aqui a gente compartilha saúde.

Jussara Assunção
Reg. 4840/MTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...