O Blog + Feminino da região

domingo, 7 de maio de 2017

ARTIGO



Jornalista Jussara Assunção - 4840/MTB



"Excluir o Complexo Turístico e o Cristo Redentor de Vídeo que homenageia Estância, é como dar um tapa na cara do povo do Porto D'Areia"




Tapa na Cara 1 - O dia 04 de maio é uma data especial para nós estancianos - aniversário da cidade - comemoração da emancipação política de Estância. Data marcada por muitas homenagens de vários setores, nos quatro cantos da cidade. Uma demonstração de amor e extrema importância para todos nós. Mas essa data marcou, também,  um fato bastante curioso e repercussivo - que ocasionou certo mal estar na mídia local e, principalmente, nos moradores do Bairro Porto D'Areia e suas Associações, - que abominaram o fato de a Prefeitura Municipal de Estancia ter excluído imagens do Bairro Porto D'Areia do vídeo institucional gravado para homenagear a cidade de Estancia em seu aniversário de 169 anos -. O vídeo que mostra apenas a imagem do pescador jogando a rede na maré, induz aos milhares de internautas do mundo inteiro, apenas a ideia remota de que o Porto é só água e mata e nada mais.

Sabemos que o Bairro Porto D'Areia é considerado pelos historiadores estancianos um dos maiores centros culturais do estado de Sergipe. Lá, nasceu a cultura junina: Os melhores fogueteiros, repentistas, trovadores, a alegria dos grupos de samba de coco, das quadrilhas juninas e batucadas. O Bairro Porto D’Areia, é um dos mais antigos da cidade de Estância e também já teve sua importância econômica - por lá escoavam nossas mercadorias para outros distritos e também era porta de entrada dos mesmos. Mas o Bairro não possui só o histórico cultural - possui, também,  belas paisagens contrastantes com as águas da  maré e seu rico acervo patrimonial visto do Alto da Conceição -, onde fica o enorme Cristo Redentor. Que aliás, ganhou ao seu entorno um belíssimo complexo turístico com quadra de esporte, academia ao ar livre, parque infantil, calçadão com área de lazer e um Mirante onde turistas e visitantes podem apreciar a linda paisagem do Porto D'Areia.

Tapa na Cara 2 - Num ato de total despreparo  e infringindo a Lei da Sensibilidade, a Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Estancia manda aterrar a Fonte Luminosa que fica ao redor da estrutura do Cristo, contrariando assim, moradores do Bairro que se queixam que não foram consultados sobre modificações na arquitetura do Complexo do Alto da Conceição - para os moradores a administração teria que ter consultado o interesse e a opinião da comunidade -, já que para eles, a obra foi como presente que há muitos anos anseiam e de certa forma se sentem, e são na verdade, os verdadeiros donos daquele patrimônio.

Passaria o dia inteiro falando sobre as inúmeras qualidades desse lugar onde está a mais pura cultura junina, concentrando os melhores fogueteiros do estado e os fazedores de Barcos de Fogo. Mas necessário se faz falar também do seu povo. Dessa gente humilde e batalhadora que sobreviveu décadas alimentando-se do sonho de transformação e valorização de seu espaço e sua gente. Essa gente que padeceu décadas sofrendo e reivindicando dias melhores; condições humanas de vida... Para assim, deixar florescer sua auto estima.  Lamentamos que dois episódios tão tristes, numa mesma semana, tenham abalado de certa forma a auto estima desse povo. Que um vídeo tão bem produzido e cuja intenção é mostrar as belezas turísticas e culturais da cidade de Estância ao mundo, tenha  omitido a história e a beleza do Bairro Porto D'Areia. E que esses dois episódios - tanto do vídeo, quanto da fonte luminosa -,  tenham repercutido tão negativamente na mídia.

E para concluir aqui meu pensamento sobre tudo isso, chamo atenção dos homens públicos da cidade para o fato de que o Cristo e o Complexo Turístico Urbanístico do Bairro Porto D'Areia não foi construído para satisfazer uma vontade do ex-gestor Carlos Magno: Nem de político A ou B. A obra do Porto foi feita para satisfazer uma vontade da comunidade do Bairro que sonharam durante muitas décadas que algum político chegasse e tivesse um olhar social sobre eles. "Excluir a obra do Cristo e do Complexo Urbanístico e Turístico do vídeo institucional da Prefeitura Municipal de Estancia e ter aterrado a fonte luminosa (essa necessitava apenas de uma boa manutenção e dava muita vida ao espaço), sem ao menos ter consultado a população, foi como dar um tapa na cara da comunidade do Porto D'Areia". Foi uma demonstração, também, de que a cidade vive no atraso - não evoluiu -, e não há mais nada a se mostrar além dos velhos casarões e as velhas Praças, Pontes  e Praias abandonadas. Onde, no entanto, temos tantas coisas a mostrar: Praças reformadas, academias ao ar livre, complexo industrial, o próprio Porto D'Areia e vários conjuntos habitacionais - não importa quem fez -.

Queremos muito pensar que por trás de tudo isso, não exista uma questão política mesquinha e tacanha de algumas lideranças e suas assessorias que vivem engessadas no retrocesso de nações que não evoluíram racionalmente;  e almas que não evoluíram espiritualmente. "Os gestores passam e suas obras ficam" para beneficiar nada mais, nada menos, àqueles que de fato são os verdadeiros donos desses recursos e desses patrimônios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...