O Blog + Feminino da região

quarta-feira, 29 de março de 2017

Estância - Como andam nossas Ruas e Bairros?

A redação do Conexão Mulher - Blog interativo e prestador de informações à sociedade estanciana - tem recebido várias denúncias e reclamações de leitores que acompanham nosso trabalho no dia a dia, e que compartilham dos mesmos pensamentos e das mesmas preocupações.

A nossa reportagem foi às Ruas da cidade hoje, 29, conferir pessoalmente como andam as nossas Ruas e nossos Bairros. E mostraremos aqui algumas deficiências existentes em alguns pontos da cidade Jardim para que possamos com isso, chamar a atenção do poder público do município - Beneficiando as comunidades e incentivando nossos leitores a exercerem sua cidadania: acompanhando tudo que acontece no nosso município, denunciando e fazendo suas  reclamações - mostrando tudo aquilo que o incomoda.

Bairro Bomfim



























Antiga Rua do Quilombo













Jardim Clea













por: Jussara Assunção

terça-feira, 28 de março de 2017

Enquanto se fala em crise Hídrica no País, Prefeitura de Estância desperdiça milhares de litros de água



Enquanto no País se fala em forte crise hídrica,  um fato chamou a atenção de todos aqui na cidade de Estância. Quem passava ontem, 27,  na Rua onde fica situado o Asilo Santo Antônio, pode presenciar um grande desrespeito com esse bem tão precioso e cada vez mais escasso, que é a água. Milhares de litros de água jogados fora numa demonstração de descaso com a mãe natureza e com o consumidor estanciano que reclama todos os dias a falta de água nas torneiras e a conta alta.

O problema aconteceu devido um pequeno vazamento que se iniciou dias antes onde o SAAE (Serviço Autonomo de Água e Esgoto) da Prefeitura de Estância, foi acionado para consertar. Funcionários iniciaram seus trabalhos, mas não finalizaram - deixando um problema ainda maior no local -. Após aberto a tubulação a equipe se ausentou deixando praticamente durante  todo dia, um grande volume de água se esvaindo - quem passxava a noite pode presenciar.
Inconformados com o desperdício vizinhos procuraram a imprensa para denunciar. Até o momento  em que fora confeccionado a matéria do nosso Blog nao havia sido solucionado o problema.

Por: Jussara Assunção

segunda-feira, 27 de março de 2017

Em ato irresponsável Prefeitura de Estância derruba árvores de matas ciliares do Rio Piauitinga


Na tarde de hoje, 27, funcionários da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, liderados pelo Secretário Romualdo, da Prefeitura Municipal de Estância, adentraram irresponsavelmente as matas ciliares que ficam às margens do Rio Piauitinga, nas proximidades da Ponte Centenária Dom Pedro II - ponte do Bonfim - e cortaram diversas árvores.
Nosso Blog recebeu informações de pessoas que por ali passavam no momento que iniciarem os cortes, que  o Diretor de Meio Ambiente, Paulo André fora avisado e de imediato compareceu ao local impedindo que o ato cruel e irresponsável tivesse maiores cinsequências.
As matas ciliares fazem parte do processo de preservação do Rio Piauitinga que ao longo de décadas foram desmatadas e que as ONGs e o poder público da cidade vem lutando para recuperar as matas e amenizar um pouco o sofrimento do Rio, que agoniza devido tantos maus tratos.
Na gestao passada houve um grande esforço por parte da Prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente, na pessoa do professor Edvaldo Ribeiro, para reflorestar as margens do Rio e assim foram plantadas várias mudas e terminantemente proibido qualquer tipo de ação que provocasse o desmatamento. A população e ONGs esperam respostas e maior comprometimento do poder público no tocante ao assunto. Voltamos a repetir que o nosso Blog tem a responsabilidade de ouvir sempre as duas partes e caso queiram se manifestar, estaremos a inteira disposição.

Por: Jussara Assunção

quinta-feira, 16 de março de 2017

Indiaroba inicia os trabalhos do primeiro Aterro Sanitário do Centro Sul de Sergipe



Indiaroba avança nos estudos e análises para o licenciamento ambiental da área do futuro aterro sanitário
Na tarde desta quarta-feira, dia 08/03/2017, o Prefeito Adinaldo Nascimento e o seu Vice Marcos Sertanejo, receberam a visita dos engenheiros da Empresa Engesoft o colombiano Julián Andrés Cardona Aquilar, Debora Feijó Victor e do Professor Phd. e especialista em resíduos sólidos no Brasil e no mundo José Fernando Thomé Jucá, em visita ao município para avaliar a área onde será implantado o primeiro aterro sanitário do centro-sul, trazendo dignidade e condicionantes de saneamento para o gerenciamento dos resíduos sólidos (lixo) produzido no município Indiarobense. A cidade de Indiaroba avança nos estudos e análises para o licenciamento ambiental da área do futuro aterro sanitário, não perdendo tempo e conduzindo os estudos ambientais com seriedade e eficiência.
Da Redação Factual1

ELEIÇÕES 2018: ESTÂNCIA TEM NOME FORTE PARA CÂMARA FEDERAL



A eleição para Deputado Federal só acontece em outubro de 2018, mas possíveis nomes estão surgindo em Sergipe. Um desses nomes é do ex-vice-Prefeito de Estância Filadelfo Alexandre Silva Costa. FA, já iniciou as conversações para buscar apoios para pleitear uma vaga na Câmara Federal.

Filadelfo, é aliado do Governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto de Lima (PMDB). O apoio por parte do gestor estadual é garantido já que é uns dos nomes de peso no Estado. O ex-vice-Prefeito, vai colocar o nome a disposição, e a motivação é para ter mais chances de ajudar o Estado e o país na esfera Nacional nesse momento de transformação tão importante.


Informações extraidas da Redação Polemizando

Ex-Comissionados na bronca com o atual Prefeito de Estancia

Os ex-comissionados da Prefeitura Municipal de Estancia, que exerceram suas funções trabalhistas até 2016, no mandato do ex-prefeito Carlos Magno, ainda não receberam suas rescisões até a presente data. O atual prefeito assumiu em janeiro e já está praticamente no terceiro mês e nada. 

Segundo informações da comissão que está a frente dessa negociação já houve reunião com alguns representantes do município que estavam assumindo a não presença do prefeito Gilson Andrade - acompanhados também, pela representante do Sindiseme Ana Simone. Diante do posicionamento dos representantes do município, que não deram respostas positivas ou convincentes com relação a esses pagamentos, alguns comissionados já deram entrada em ação na Justiça Trabalhista para adquirir seus direitos e outros reclamam que não conseguiram sequer fazer a retirada da papelada de exoneração no departamento responsável da Prefeitura.  

O assunto ganhou as páginas dos jornais de Aracaju, como é o caso do Jornal Cinform que recebeu está denuncia de um ex-comissionado e publicou matéria sobre o polemico caso. Já fazem 03 meses e nenhum resultado dessa novela que já é vista pela população como mexicana e o caso ainda vai dar o que falar.

Por: Jussara Assunção



TITO MAGNO COBRA RETOMADA DA OBRA DO MERCADO MUNICIPAL DA CIDADE NOVA


A cobrança foi feita pelo vereador Tito Magno (PSB), na tarde de hoje, 14, que apresentou na Câmara Municipal, requerimento solicitando informações do governador do estado de Sergipe, acerca da obra de construção do Mercado Municipal do Bairro Valter Cardoso Costa (Cidade Nova).
No ano de 2014, atendendo ao pedido do ex-prefeito Carlos Magno (PSB), o governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto assinou Ordem de Serviço para o início da obra de construção do Mercado Municipal do Bairro Valter Cardoso Costa (Cidade Nova), por meio do Programa “Sergipe Cidades”.
“Esse pedido foi fruto de um diálogo com o governador, que ainda em 2013, havia se colocado à disposição para executar a obra. Na oportunidade, o então prefeito Carlos Magno disse da importância para a comunidade e reafirmou seu compromisso em executá-la, caso o Governo do Estado não viesse a viabilizar", destacou o vereador.
Tito Magno ainda destacou que a obra teve início, mas logo em seguida foi suspensa, gerando um sentimento de desânimo por parte da comunidade, que muito aguarda essa importante obra.
O atual espaço de funcionamento da Feira Livre, que acontece aos domingos, é inadequado e não oferece muito conforto e comodidade aos feirantes e frequentadores.
Assessoria Parlamentar do Vereador Tito Magno

terça-feira, 14 de março de 2017

No Dia da Mulher, Estância não tem muito o que comemorar - entenda porquê

No dia 8 de março o mundo comemorou o Dia Internacional da Mulher, e todas as suas lutas, e sacrificantes conquistas num mundo que ainda se mostra, infelizmente, machista para os dias atuais. Comemorar é preciso, é louvável, porque foram várias as conquistas adquiridas através dos séculos e de muito sangue derramado - mas não se enganem, temos muito a conquistar, ainda,  e temos muita luta pela frente para adquirirmos o respeito do sexo oposto. Aprender a conquistar o nosso próprio respeito, nos valorizando, nos impondo e nos amando mais.

Segundo o SE TV,  que divulgou as estatísticas essa noite, 14, foram 22 casos de agressões contra as Mulheres no dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher -, no Estado de Sergipe. Mostrando que a  violência contra a Mulher é uma dura realidade e as estatísticas só aumentam e pasmem, a cidade de Estância saiu no ranking - segundo lugar do Estado - com 6 casos de agressões contra Mulheres no dia 8 de março. A segunda cidade que mais cometeu violência contra a Mulher no seu próprio dia - em que  comemoramos a nossa liberdade de expressão, o direito ao voto e à participação direta na politica e demais conquistas.

Por: Jussara Assunção

Vejam o link com a matéria completa do SE TV: http://g1.globo.com/se/sergipe/setv-2edicao/videos/t/edicoes/v/violencia-contra-a-mulher-e-uma-dura-realidade-estatisticas-so-aumentam/5724697/


domingo, 12 de março de 2017

POPULAÇÃO NA BRONCA II


O Blog Conexão Mulher recebeu denuncia sobre esses pequenos problemas, fizemos matéria para chamar a atenção do poder público e nada... Nos dispomos a ouvir uma explicação plausível e até agora nada. A Comunicação da Prefeitura de Estância não se manifesta e nem resolveu os problemas. O esgoto que passa entre o Bairro Bonfim e a mini Rodoviária continua com água parada, cheio de lama, entupido e cheio de mato. A podagem de árvores e capinagem da Praça que fica ao lado da casa do vereador Tito Magno está assim desde sexta pela manhã: cheia de restos de plantas e resto da capinagem. O que impressiona são as ditas lideranças do Bairro que adoram os rádios e as redes sociais para debaterem e denunciarem, calarem as vozes. O que indica que tiveram os seus passes comprados. Aqueles que antes viviam procurando agulhas no palheiro, agora me parecem que não tem muita moral para fazer uma solicitação à Prefeitura.
No mundo em que estamos vivendo - com doenças que matam, deixam paraplégicos, causam problemas de saúde para o resto da vida como a dengue, chincugunha, febre amarela, meningite e outros males, é inadimissível que o poder público faça vista grossa dessa situação ou leve a denuncia pelo lado pessoal. Ou será que o povo do Bonfim não merece respeito, nem resposta?

Jussara Assunção

sábado, 11 de março de 2017

PREFEITO MÉDICO, SAÚDE NA UTI: UNIDADE DE SAÚDE SUSPENDE ATENDIMENTO E PREJUDICA POPULAÇÃO


Superlotação nos postos de saúde, carência de medicamento, e falta de médicos. Esses são alguns dos problemas sofridos pela população de Estância que depende da saúde pública. Mas, no Bairro Valter Cardoso Costa (Cidade Nova), a situação é ainda pior. A única unidade de saúde do bairro, a unidade de saúde Leonor Franco,  encontra-se sem consultas ou qualquer tipo de pronto-atendimento nos finais de semana.

Diante de tanto descaso, os mais atingidos são os moradores do Bairro, que não têm condições de pagar plano de saúde ou de comprar remédio. São várias as reclamações por falta de medicamento no município.

Um moradorador do bairro indignado com a situação procurou a redação do Polemizando e relatou como é o atendimento oferecido na unidade de saúde. "Desde que essa gestão assumiu, os atendimentos no final de semana no posto da Cidade Nova, como vacina, curativos e administração de medicamentos, acabaram. Enquanto isso vários usuários necessitam do atendimento e não tem". Explicou.

Da redação Polemizando

quarta-feira, 8 de março de 2017

Populares reclamam de abandono das Ruas de Estância













Com o mandato de 02 meses o atual prefeito de Estância Gilson Andrade e seus secretários ainda não conseguiram  unir forças para deixar a cidade em ordem e limpa. Em matérias vinculadas nas redes sociais, ontem, 07, a demonstração de populares do Conjunto Piauitinga ficou clara. Os moradores do conjunto se dizem insatisfeitos com o abandono das Ruas - falta de limpeza, de capinação e iluminação em vias de acesso a outros lugares, como é o caso da Passarela Salvelina de Lima Cassiano, que está às escuras -. Mais conhecida como Passarela do Piauitinga. No Conjunto a situação é de completo abandono - as Ruas estão cheias de mato - tomando conta de esgotos. Causando mal cheiro e atraindo pernilongos.


Mas as reclamações não param por aí. Outras Ruas e canteiros da cidade passam pelo mesmo problema. O esgoto a céu aberto que fica em frente a Ponte Dom Pedro II, Bairro Bonfim, entre a BR 101 e a Mini Rodoviária, também está tomada pelo mato, cheio de lixo e lama. Uma preocupação futura para os transeuntes que circulam no local, porque segundo informações de pessoas que trabalham próximo, em época de chuvas o lixo entope as vias de passagem da água e o local transborda, dificultando a passagem dos pedestres.
Outra denúncia que nosso Blog recebeu foi sobre a quantidade de  animais soltos em vias públicas. Recebemos fotos de animais em vários pontos da cidade, inclusive, um cidadão que comentou em redes sociais que havia uma boiada desfilando nas proximidades do Bairro Botequim, e depoimentos de motoristas que cruzam a BR todos os dias para ir à capital Aracaju e se deparam com vários animais soltos em solo Estanciano.

A nossa reportagem está aberta a possiveis explicações do órgão competente da Prefeitura Municipal de Estância para expor suas justificativas à comunidade através do nosso Blog. No mais, fica aqui registrado as reclamações e desabafos de todo e qualquer cidadão que queira manifestar sua indignação.

Por: Jussara Assunção

quinta-feira, 2 de março de 2017

Paciente internada em Hospital de Santos, vítima da Esquistossomose faz alerta ao poder público de Estância





A paciente estanciana, Bianka Leite, jovem que foi acometida pelos sintomas da doença conhecida como Esquistossomose desde o mês de dezembro de 2016, encontra-se  internada em um dos Hospitais da cidade de Santos, São Paulo, há pelo menos um mês,  para tratar uma paralisia nos membros inferiores, causada por parasitas da espécie Schistosoma. 


Bianka nos procurou para relatar sua preocupação com a população estanciana que costuma frequentar as lagoas existentes na praia do Abais, pois acredita ter contraído a esquistossomose na região, já que é frequentadora assídua. E espera do Município uma atitude urgente antes que mais pessoas venham a passar pela mesma situação em que ela se encontra. 


Nos  relatou que foi internada pela primeira vez aqui na cidade de Estância, onde reside, no dia 24 dezembro de 2016 com febre alta, dores abdominais e sintomas de vômito. Foi diagnosticada pelos médicos do Hospital Jessé Fontes como uma simples virose e colocada ao soro. Depois,  encaminhada para casa, - voltando ao hospital no dia seguinte (25) e depois retornando por mais dois dias -. 
Após idas e vindas ao Hospital de Estância, enfim, dia 28 ficou internada, desta vez, com suspeita de infecção urinária e ao ser encaminhada para fazer ultrassom na capital Aracaju, foi informada por uma determinada médica que estaria com uma pedra no rim - ficando internada por mais 5 dias -. Ao receber alta a paciente continuou com os sintomas mais agravados: Além da febre, barriga alta, a diarreia com sangramento nas fezes. 

Preocupados com o agravamento de saúde da paciente, a família decidiu encaminhá-la para a cidade de Santos, São Paulo, onde sua mãe reside e exerce a função de enfermeira. E foi através do bom conhecimento com vários médicos que sua mãe conseguiu que a mesma passasse por uma série de avaliações e exames. Já sentindo dores fortes na região lombar e formigamento nos membros inferiores, Bianka, por fim, perdeu os movimentos das pernas. 

Encaminhada para outro hospital de Santos, foi avaliada por uma neurologista que ao estudar bastante o caso e passar uma série de exames, descobriu que a paciente estava com esquistossomose medular. O verme havia se alojado na medula da paciente causando a paralisia; - fazendo com que a mesma perdesse a função das pernas -.

Atualmente Bianka se encontra internada: Usando sonda para realizar suas necessidades fisiológicas, usando fraldas descartáveis e fazendo fisioterapia para reaprender a andar. Segundo, ainda, a mesma, esse problema de saúde  tem causado grandes transtornos e sofrimento para ela e toda família que tem acompanhado o caso com muita aflição. Outra preocupação que a tem afligido é o fato de mais pessoas contraírem o verme e não terem as mesmas possibilidades de se deslocarem para outro Estado e encontrarem médicos que ela considera anjos. Enfatizou que a médica que descobriu sua doença,  ao dar entrevista na Rede de Televisão "SBT" disse se sentir perplexa com o descaso dos médicos sergipanos que a atenderam e não conseguiram em momento algum diagnosticar seu problema.

Sobre Esquistossomose
A esquistossomose é uma doença que causa problemas de saúde crônica, inclusive, a paralisia dos membros, se ficar alojada na medula. A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Os vermes adultos microscópicos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos. A maioria de seus ovos ficam presos nos tecidos e a reação do corpo a eles podem causar grandes danos à saúde.

Sobre as Lagoas de Água Doce da Praia do Abais

Já foram detectados esses vermes há alguns anos atrás e tomadas algumas medidas para acabar com o caracóis que são moradas dos transmissores da esquistossomose. Alguns administradores da Prefeitura de Estância tiveram a iniciativa de despejarem nas Lagoas milhares de alevinos para conter essas larvas. Nos anos de 2013 a 2015, por exemplo,  foram despejados nas Lagoas da Reta do Abais, anualmente, mais de 5 mil alevinos para que se reproduzissem e acabassem de vez com as larvas. O grande problema que a Lagoa enfrenta são as estiagens que baixam totalmente o nível das águas e acabam matando todos os peixes. O município tem por obrigação monitorar essas lagoas e praticar ações que solucionem o problema - como o despejo dos peixes anualmente, por exemplo e outras medidas cabíveis.


  Por: Jussara Assunção

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...