O Blog + Feminino da região

terça-feira, 29 de novembro de 2016

PRAIA DO SACO É APONTADA PELO PORTAL VISITE O BRASIL COMO A 5ª MAIS BELA DO INTERIOR NORDESTINO




O Portal Visite o Brasil, site especializado em conteúdos turísticos, realizou uma enquete para eleger a praia mais bonita do interior do Nordeste. Encerrado o prazo da enquete foram listadas por alguns profissionais do trade as 10 mais belas praias e entre elas está a Praia do Saco, localizada no interior de Sergipe, na cidade de Estância. Segundo informações passadas pelo Portal Turístico “Visite o Brasil”, a Praia do Saco vem ocupando o 5º lugar nas pesquisas, como a mais bela do interior do Nordeste. 

Saiba mais sobre Praia do Saco:
A Praia do Saco possui 5 km de extensão com mar calmo, água morna e cristalina. Possui também, lindas dunas, coqueiros e formações rochosas que compõem esse lindo e aprazível cenário. O local possui alguns restaurantes a beira mar com mesas sob as areias brancas e redes para descanso – tudo dentro de um padrão rustico e familiar -.

Para os visitantes se deslocarem para outros pontos superinteressantes da região como os manguezais e a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem padroeira do Povoado, por exemplo, (construída em 1938) existe o serviço de passeio dos buggys. Outra opção são as escunas, com serviço de culinária regional a bordo – moqueca de peixe, de camarão, aratu na palha, caldinhos de frutos do mar e bebidas -;  e as lanchas que também levam os turistas num delicioso passeio  ao Mangue Seco – local famoso onde houve as gravações da novela global Tieta do Agreste (em 1989) -; Ilha da Sogra, ilha do Sossego, terra Caída e outros locais maravilhosos.

A Praia do Saco também já foi considerada a mais bela praia de Sergipe, eleita pela revista francesa Grand Voyagers, uma das 100 mais belas do mundo. Mas, apesar das boas recomendações, o local ainda requer alguns investimentos empresariais e governamentais como melhorar as opções de hospedagens, estrutura física e as opções de lazer. No mais, a Praia tem seus encantos por ainda preservar seu lado rústico e simples, envolvida de beleza natural.

Por: Jussara Assunção


Enquete aponta 'Praia do Gunga' como a mais bonita do interior do Nordeste



Em Enquete realizada pelo portal Visite o Brasil, site especializado em conteúdos turísticos, onde se questiona “Qual a Praia mais bonita do interior do Nordeste?”, das 05 mais bem votadas, o primeiro lugar ficou para a 'Praia do Gunga' – localizada no município de Barra de São Miguel, no Estado de Alagoas a 33 km ao sul de Maceió –. A praia é composta de águas calmas, verdes e cristalinas, areia branca e fofa e centenas de enormes coqueiros em toda sua extensão.

Dois bicos de areia em forma de 'cotovelos' dão a impressão de formar pequenas e aconchegantes praias, tornando o lugar ainda mais paradisíaco e foi escolhida como a mais bonita do interior do Nordeste brasileiro, conforme preferência e escolha dos turistas. Sem sombras de dúvidas a praia do Gunga encanta os visitantes por suas belezas naturais, com águas bem cristalinas e cenários paradisíacos e deverá se fixar ainda mais, na lista dos destinos mais desejados dos turistas.

Além da Praia do Gunga, os cinco destinos mais votados foram: Praia Baía do Sancho, Fernando de Noronha (2º lugar); Praia de Boipeba (Ilha) Moreré, Arquipélago de Tinharé-Ba (3º lugar); Praia de Pipa, Tibau do Sul - RN (4º lugar); Praia do Saco, na cidade de Estância –Se (5º lugar). As demais praias que estão entre as 10 mais bonitas, são: Maragogi – AL, Praia da Tiririca, Itacaré-Ba; Praia da Pedra Furada, Jericoaçoara – Pe; Praia de Águas Belas, Cascavel – Ce e Praia Pontal de Maracaipe, Porto de Galinhas – Pe.

Entre inúmeras belezas, evidentemente o Nordeste possui belíssimas praias, algumas são verdadeiros paraísos. O litoral nordestino além de extenso, é muito rico em diversidade, bem como, é a perfeita combinação entre sol e mar e, cada vez mais atrai visitantes de todo o mundo. Existem muitas outras maravilhas, contudo, fizemos algumas pesquisas e listamos as 10 melhores, assim consideradas por alguns profissionais do trade.

Saiba mais sobre a Praia do Gunga(Fonte: Danielle Noronha/UOL)
Em sua ponta esquerda, onde avistamos a Barra de São Miguel, há o encontro do mar com as águas quentes e serenas da Lagoa do Roteiro. Este é o lado mais movimentado da praia, com mais de dez quiosques à disposição dos turistas, que servem diversas opções de porções e pratos, como peixes e lagostas. Na extremidade direita, encontramos as falésias, rochas íngremes esculpidas pela natureza, de areia colorida. Para chegar até elas, o turista pode optar em fazer o passeio de buggy ou fazer uma longa caminha pela praia quase deserta. Como se trata de uma propriedade particular, a praia tem cercas de proteção entre os coqueiros que costeiam toda a sua extensão, mas nem elas são capazes de tirar a beleza do lugar.

Há duas formas de chegar ao Gunga. A primeira é pelo porto de Barra de São Miguel, onde é possível pegar embarcações, como lanchas ou escunas, que levam à praia. A travessia leva em torno de 20 minutos. Para quem opta em ir de lancha, há dois outros tipos de passeios oferecidos e ambos saem às 8h. O primeiro inclui uma parada no aquário natural, piscinas formadas pelos arrecifes de corais que se encontram ao longo de toda a costa da Barra de São Miguel, e ancoragem nas Croas, grandes bancos de areias que se formam na foz da Lagoa do Roteiro.

O segundo passeio também inclui os aquários naturais, depois passa pelos manguezais, localizado na Ilha de Três Corações, e em seguida nas falésias de areias coloridas, para depois desembarcar no Gunga. Em ambos os roteiros, o turista pode escolher o horário de retorno para a Barra, mas não pode ultrapassar às 17h.

Há também a possibilidade de ir de carro e passar pela entrada da fazenda de cocos e atravessar a propriedade gratuitamente. Para entrar, basta se identificar e respeitar os pedidos de preservação do local. Outras opções de lazer são oferecidas na própria praia, como os passeios de jangadas e jet ski. Generosa com os pescadores, muitas pessoas escolhem o lado mais calmo da praia para praticar a pesca. A princípio não é possível ficar acampado no Gunga. Segundo um segurança do local, essa não é uma prática comum. Os turistas que desejam visitar a praia devem se hospedar em Maceió ou na Barra de São Miguel.

Por: Jussara Assumção

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

EM LEVANTAMENTO DIVULGADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DE SERGIPE O MUNICÍPIO DE ESTÂNCIA APARECE ENTRE OS TRÊS MAIS TRANSPARENTES DO ESTADO


Em nova avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) acerca dos Portais de Transparência dos municípios sergipanos, levantamento esse, divulgado pelo Conselheiro-presidente Clóvis Barbosa no Pleno, na quinta-feira, 24, e trabalho elaborado pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), o município de Estância aparece em ótima colocação – está entre os três mais transparentes do Estado, com a nota 9,7.

Isso demonstra toda responsabilidade e esforços somados no qual a Prefeitura Municipal de Estância, através do seu gestor e demais funcionários públicos, têm se empenhado para cumprir suas metas fazendo da administração municipal a mais transparente possível. Para o Prefeito Carlos Magno essa deve ser a meta de todos os gestores municipais – tornar a administração aberta, transparente, para que todo cidadão possa acompanhar e fiscalizar as contas do município. Segundo, ainda, Carlos Magno, em Estância, ele foi o gestor que deu o ponta pé inicial no sentido de escancarar as portas e fazer com que dados administrativos que antes eram omitidos, chegassem ao conhecimento da sociedade. “Há meses atrás, reuni todo meu secretariado para pedir mais esforços no intuito de melhorarmos cada vez mais a nossa posição e a nossa meta se Deus assim permitir, é sermos o primeiro em transparência”, enfatizou o Prefeito.

Segundo informações do TCE na avaliação foram considerados critérios como a publicação de receitas e despesas, dados sobre licitações e contratos e também a divulgação da remuneração individualizada do agente público, entre outros. Segundo ainda, o TCE, o índice de transparência atual em Sergipe é de 5,7 enquanto na primeira avaliação do TCE/SE, realizada no mês de agosto, a média havia sido 3,0. Contribuíram para essa avaliação os Termos de Ajustamento de Gestão (TAGs) firmados por 80% dos municípios, entre eles Estância, se comprometendo a implantar ou melhorar seus Portais de Transparência.

O Conselheiro Clóvis Barbosa fez um apelo a todos os municípios sergipanos, solicitando maior empenho de todos nessa reta final para fechar o ano com todos os municípios atendendo, no mínimo, a 50% dos itens de transparência e parabenizou a todos os demais que conseguiram obter nota acima de 9,0.

Por: Jussara Assunção

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A PREFEITURA DE ESTÂNCIA PARABENIZA O BAIRRO CIDADE NOVA PELOS SEUS 39 ANOS DE FUNDAÇÃO





A Prefeitura Municipal de Estância, presta no dia de hoje, 24/11, sua justa homenagem aos moradores do Bairro Valter Cardoso Costa, mais conhecido como Cidade Nova, pela passagem de seus 39 anos de fundação. O Bairro mais populoso da cidade Jardim de Sergipe desenvolveu muito nesses últimos 04 anos, ganhando nova roupagem, sendo isso, motivo de muito orgulho para os moradores da região.
  
No aniversário de 39 anos quem ganha o presente é a população com a mais nova obra que está prestes a ser inaugurada pela Prefeitura de Estância:  A “Nova Cidade Nova”, como assim foi batizada. A grande e tão sonhada obra da entrada do Bairro Valter Cardoso Costa contará com Praça, moderna iluminação com lâmpadas de led, academia ao ar livre e um grande espaço para pedestres e ciclistas transitarem com seus familiares – um projeto planejado com toda acessibilidade adequada.

No dia de hoje vários moradores prestam justas homenagens através de vídeos gravados pela SECOM de Estância, parabenizando assim o Bairro pelo aniversário de fundação e fazendo seus agradecimentos à Prefeitura de Estância, na pessoa do prefeito Carlos Magno, por todos os benefícios conquistados em prol do povo da Cidade Nova. Em conversa com nossa equipe alguns moradores relembraram que durante esses 39 anos de fundação dois gestores ficaram marcados na história do Bairro Cidade Nova, - como os que mais fizeram obras e contribuíram para o desenvolvimento local -, que foram o saudoso prefeito Valter Cardoso Costa (prefeito por duas vezes) e o atual prefeito Carlos Magno Costa Garcia que, também, foi prefeito por duas vezes e deixarão um grande legado para a história do Bairro.

Sobre Obras Atuais:
Foram mais de 25 Ruas calçadas no Bairro Cidade Nova distribuídas nos conjuntos Paulo Amaral, Santo Antônio, Valadares e nas proximidades do comércio local; [L1] diversas delas, com novas iluminações, reforma e ampliação do posto de Saúde Leonor Franco, água nos locais de mais difícil acesso do Bairro – como Santo Antônio e Paulo Amaral -, construção da mais nova Creche, prestes a ser inaugurada, reforma de escolas, posto da Guarda Municipal; 1000 casas em parceria com o Governo do Estado, Lavanderia Comunitária, Praça da entrada do Bairro, também prestes a ser inaugurada e diversos  outros recursos que dignificam o povo deste populoso Bairro.

Sobre o Bairro Valter Cardoso Costa:
O Bairro Cidade Nova foi fundado no ano de 1977 pelo saudoso Valter Cardoso Costa, na época prefeito de Estância, sendo batizado com o nome do próprio fundador que fez a doação de terrenos para que a população pudesse ali iniciar a construção de várias casas – planejando, assim, mais um Bairro para a cidade de Estância e realizando o sonho da casa própria de milhares de famílias. Segundo dados da época, o local era um terreno grande abandonado onde funcionava apenas um campo de aviação. A área que pertencia ao Governo do Estado passou para o domínio do Município e o prefeito da época, Valter Cardoso, fez a doação de 40 mil m² distribuídos em lotes para cada família que a princípio construíram 3 mil casas.

De lá pra cá o Bairro Cidade Nova não parou de crescer e com a necessidade de abrigar mais famílias o município firmou parceria com o Governo do Estado e foram construídos 03 conjuntos habitacionais: Paulo Amaral, Santo Antônio e Valadares. A partir daí, foram surgindo outros loteamentos, como o Mutirão da Caixa D’Água, o Loteamento Nova Esperança, Belo Horizonte e Tropicália. Atualmente o Bairro possui um desenvolvido e diversificado centro comercial, contribuindo bastante para o crescimento da economia da cidade de Estância e se tornou o Bairro mais populoso da região.


Por: Jussara Assunção

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

*ATENÇÃO!* - _SEGUNDA-FEIRA_ *Dia 14/Novembro*


O Departamento de Arrecadação Tributária estará atendendo ao público CONTRIBUINTE normalmente das 7 às 13h._
_Att.: Equipe SEFIN_
_Sec. Municipal de Finanças
#PrefeituraTrabalha
#CidadeMuda
#EstanciaPrefeituraDoDesenvolvimmeto
#TudoPronto
#BastaContinuar
_*Estância Prefeitura Do Desenvolvimento*_

terça-feira, 8 de novembro de 2016

ÁGUA PARA TODOS - PREFEITURA DARÁ ORDEM DE SERVIÇO PARA INSTALAÇÃO DE MAIS 7 REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Prefeitura de Estância, através do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto -, prezando a vida digna e sustentável do povo estanciano e com uma atenção especial ao homem do campo, que são os mais carentes de atenção devido à falta desse bem tão precioso nas torneiras de suas moradias, estará contemplando, durante os meses de novembro e dezembro, a pelo menos, mais 7 Povoados com rede de abastecimento de água.
Serão dois Povoados – Pastinho e Caraíbas – que receberão Ordem de Serviço para perfuração de poço tubular com sistema de abastecimento de água. No caso do Povoado Pastinho também terá sua rede ampliada. Os Povoados Curimã, Sapucaia, Muculanduba, Ouricuri e Miranga também receberão Ordens de Serviços para instalação de suas redes de abastecimento de água.
A partir do dia 09 deste mês o prefeito de Estância Carlos Magno estará assinando algumas Ordens de Serviços para dar o ponta pé inicial nestas ações. Com isso, já somam mais de 22 povoados beneficiados pela Prefeitura de Estância com rede de abastecimento de água na Zona Rural -, e a prefeitura vem priorizado cada vez mais essas comunidades com o projeto “água para todos” -.
Por: Jussara Assunção

PREFEITURA DE ESTÂNCIA RECEBE DENÚNCIA E EMBARGA JAZIDA CLANDESTINA




A prefeitura Municipal de Estância, através do DEMMA - Departamento Municipal de Meio Ambiente da cidade Estância -, realizou na manhã de hoje, 07, o embargo de uma futura jazida clandestina que seria instalada no município. A ação foi tomada a partir de uma denúncia anônima feita à Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.
De imediato a equipe do DEMMA, coordenada por Edvaldo Ribeiro, se deslocou até o local da denúncia e além de embargar, foi confiscado todo material de trabalho: pá, cordas, sacos de ráfia, etc, que ficarão sob a tutela da Polícia Civil e será encaminhado para investigação dos infratores ambientais.
Edvaldo Ribeiro disse que a área encontra-se livre de danos e impactos ambientais de alto risco e que graças à denúncia, chegaram a tempo de impedir um estrago no meio ambiente. Agradeceu aos munícipes que confiam no trabalho da Prefeitura de Estância, através do prefeito Carlos Magno e de toda equipe do DEMMA e que acreditam em uma cidade ambientalmente equilibrada e correta. "Denunciando esses infratores anonimamente e reconhecendo o trabalho realizado pela equipe do DEMMA, os cidadãos estancianos estarão ajudando a construir um mundo melhor.

Por: Jussara Assunção

sábado, 5 de novembro de 2016

COMUNICADO DO DEMMA - PREFEITURA DE ESTÂNCIA


A Prefeitura de Estância, através do DEMMA - Departamento Municipal de Meio Ambiente da cidade de Estância/SE -, visando manter a sociedade estanciana bem informada,   comunica que foi realizado nos dias 03 e 04 de novembro uma reunião onde participaram os técnicos e químicos do SAAE e DEMMA, em virtude do surgimento de  "odor e paladar" presentes na água captada pela ETA - Estação de Tratamento de Água do SAAE. 
Foram analisadas várias amostras d'e águas, colhidas durante e depois do ocorrido. Os técnicos realizaram os testes microbiológicos e nenhuma substância prejudicial e danosa foi encontrada nas amostras colhidas. De fato o abastecimento de água não foi comprometido, tendo apenas o "odor e paladar" alterados por matéria orgânica encontrada na mesma.. 
O DEMMA explica que os testes comprovam que a água do Rio Piauitinga, colhidas através das amostras para análise, estão dentro dos padrões químicos para o consumo humano. O DEMMA também realizou na manhã deste sábado a entrega das NOTIFICAÇÕES AMBIENTAIS às indústrias que trabalham com a captação e despejo de efluentes orgânicos no município.
As equipes do SAAE e DEMMA realizarão os comparativos diante das entregas dos relatórios das indústrias onde os mesmos serão encaminhados para o IBAMA, MPE e Adema para que as devidas infrações sejam geradas de acordo com o grau de impacto ao meio ambiente.
Fonte: DEMMA/Prefeitura de Estância.

Prefeito Carlos Magno fala sobre o processo eleitoral na Rede Ilha FM

“Abre seu coração e assume que fará oposição ao governo de Gilson Andrade”

Na tarde de ontem, 04, o Prefeito de Estância Carlos Magno Costa Garcia, foi entrevistado pelo radialista da Gata Amarrada Gilson Ramos, na Rede Ilha FM para falar sobre o processo eleitoral, abrir seu coração para o eleitor estanciano e aproveitando a circunstância anunciou que tanto ele, quanto seu grupo, fará oposição ao governo de Gilson Andrade durante os 04 anos, mas com responsabilidade e propositiva e não com achincalhamento, como muitos fazem, por achar que o proposito maior de todos é uma Estância melhor –. Segundo Carlos Magno foi nessa  posição que o eleitor o deixou -. Questionado sobre o que pensa sobre Gilson Andrade fazer uma boa administração ou não, o prefeito disse que diante do cenário político e econômico do país não se pode falar nada antecipadamente. Que torce para que tudo dê certo, mas sabe que a situação é de crise e complicada; a tendência é piorar a crise econômica e o que se fala, é que, só a partir do segundo semestre de 2018 as coisas vão começar a clarear – onde poderemos ver uma luz no fim do túnel e a volta do desenvolvimento –.  “Então, é difícil, mas eu torço que dê certo”, disse Carlos Magno.

Questionado, também, sobre a capacidade do futuro prefeito, Carlos Magno falou que quem ganha uma eleição é porque tem a capacidade de administrar uma cidade e é o que todos esperam dele. Sobre fazer a entrega da chave da cidade ao futuro prefeito falou que não terá nenhum problema em fazer isso.  “A ordem minha a todos os integrantes da equipe de transição é que aja transparência.  Não quero que criem nenhum problema. Queremos entregar a prefeitura de forma transparente para que dê continuidade aos trabalhos porque a prefeitura é impessoal”, enfatizou. Sobre a verba de repatriação dos quase 2,0 milhões de reais, explicou que esse é dinheiro de milionários do Brasil que é depositado em outros países sem declaração de impostos e a Receita Federal devolve para as cidades e estados. Que este será um dinheiro bem-vindo; que servirá para aliviar um pouco as dívidas, os fornecedores. Aproveitando o ensejo, disse que não existe grandes dívidas. Que essa é mais uma questão orçamentária e que um orçamento é uma peça de ficção que você projeta e que a prefeitura reduziu do ano passado para esse ano de 2016 porque houve queda de arrecadação.

Sobre a fidelidade de Filadelfo Alexandre -  Disse que não existe problema com Filadelfo e que o fato de não ter sido seu vice na campanha de 2016 não quer dizer que não votou nele – que motivos pessoais o levou a não participar do pleito eleitoral, mas confiou a prefeitura ao mesmo durante 45 dias, que se ausentou para participar da campanha eleitoral e não criar maiores problemas para a gestão. “A prefeitura para quem está de fora acha que é uma maravilha, que sobra dinheiro, mas quando chega lá que vê a realidade das despesas fixas que tem e com a queda de arrecadação dos impostos é assustador”, comentou Carlos Magno.  

Várias perguntas foram feitas ao prefeito, também, pelos internautas -  inclusive, sobre iluminação -. Em resposta o prefeito disse que a prefeitura tem feito um esforço pecúlio para atender todas as demandas da cidade. Que hoje é um tema relacionado a segurança pública.  “Queimou um dia, as pessoas já reclamam e a vida útil dessas lâmpadas é muito curta".  Mas agora a administração precisa resolver coisas pontuais e não fará licitações para deixar para o próximo governo.  Mas que tem feito um esforço muito grande para manter esse serviço. Sobre o décimo disse que os funcionários das demais secretaria já receberam parte nas datas de seus aniversários e outra parte será pago no fim de ano. Já as secretarias que são independentes, no caso da Educação e Saúde estão analisando ainda como será esse pagamento, mas que fará o possível junto a essas secretarias para pagar o décimo dos professores. Sobre possíveis dívidas da prefeitura o prefeito disse que estão fazendo o possível para zerar todas, mas não garante que resolva todas daqui pra dezembro.

Carlos Magno relatou, também, que já houve um entendimento entre o Tribunal de Contas e todas as prefeituras, sobre essa questão. Porque o Tribunal de Contas monitora as prefeituras e quando eu assumi a prefeitura de Estância estava na 26ª posição de prefeitura mais transparente, -  hoje ela é a segunda mais transparente do Estado – e isso é muito importante. Disse que existe uma lenda de que a prefeitura deve 30 milhões de reais –“isso não existe, é mentira “, concluiu Carlos Magno.  O radialista da Gata Amarrada perguntou para Carlos Magno quais foram as maiores dificuldades enfrentadas  por ele na administração e se vai deixar dinheiro em caixa – pergunta essa enviada pelo blogueiro Genilson Máximo -  a resposta do prefeito é que sua maior dificuldade para administrar foi financeira e que deixará o mesmo que o ex-prefeito Ivan Leito deixou: Dinheiro carimbado de 05 quadras de esportes para ser construída, asfalto, calçamento, e diversas obras que já estão empenhadas, então esse dinheiro é um dinheiro carimbado para que Dr. Gilson possa dar sequência às obras.

Gilson Ramos questionou sobre as pesquisas mostradas pelo Cinform e o prefeito retrucou dizendo que esse resultado foi uma aberração, uma malandragem; instrumento de manipulação – “e a primeira pesquisa, então, foi um escândalo e isso deveria acabar, ser proibido”, relatou. Assumiu que isso o prejudicou bastante. Mas que no mais, não teve nada que lhe irritasse profundamente nem tirasse sua paz durante o período eleitoral. Que rolou algumas baixarias em whatsapp e por isso mesmo nunca baixou o aplicativo e que são muitas as agressões...” É uma democratização exagerada que não tem controle e tem pessoas que não tem limites, não sabem ponderar”, disse Carlos Magno.  Elogiou a equipe da campanha sobre o empenho de todos e disse que não houve nada que o deixasse triste. “Perder e ganhar faz parte do jogo”, foi outra frase de Carlos Magno que chamou atenção em sua entrevista.

No decorrer do programa ouvintes enviaram perguntas sobre vários temas e o mesmo respondeu a todos tranquilamente:  Sobre a rescisão dos contratados que saíram no mês de outubro e novembro, a prioridade será o salário o e décimo terceiro, e aqueles que já foram empenhados já foram pagos; os que não estão empenhados dependem do fluxo de caixa ou poderão ficar para o próximo gestor.  Sobre a pintura da prefeitura, muito elogiada pelo radialista Gilson Ramos, o prefeito falou que demorou um pouco a fazer a reforma porque deu prioridade as necessidades da periferia. Quando acusado de fazer baixaria em seus comícios quando se falava em desvios de subvenção, Carlos Magno disse que seu grupo nunca fez baixaria, apenas falou a verdade. E aproveitou para perguntar ao ouvinte, se eles mentiram quando falava sobre subvenção? “Se alguém desvia verba de subvenção e tá provado na justiça e tem um processo criminal na cidade de Lagarto, com fotografia com saco de dinheiro na mão, sou eu quem está difamando? Não disse nada além do que está provado nos áudios, – portanto não difamei ninguém”.

Ao ser questionado pelo estudante de jornalismo Pisca Júnior, sobre ter mantido funcionários, aluguel de galpão e outras coisas, apesar da dificuldade financeira, o prefeito respondeu que o estudante disse tudo isso porque está no portal da transparência _  “se nós estivéssemos fazendo algo de errado essas informações não estariam  lá”. “Não estamos escondendo nada e tudo isso vai acontecer na próxima gestão: Vai ter que contratar pessoas, vai ter que alugar galpão, enfim, são perguntas soltas que breve o tempo responderá”, salientou o prefeito. 

Carlos Magno também foi contundente ao dizer que quem carregou com ele o projeto nas costas ficará até o final - “sairemos juntos”. Com relação a ser candidato a deputado estadual, que tá muito longe para se falar em candidatura – irá deixar as coisas acontecerem naturalmente -. Irá esperar os acontecimentos de 2017 e o que vem em 2018.  Que as eleições de 2018 vai depender muito do ambiente e do momento, para decidir se é candidato ou não.  Sobre continuar clinicando, respondeu que sim, que não deixa a profissão. Que perdeu a eleição no domingo, na segunda foi dar entrevista na Mar Azul e na terça- feira já estava operando normalmente. Que tocar viola de boca é fácil ou se eleger depois de encontrar obras feitas, também é fácil; que o fato de ter perdido as eleições não faz de ninguém culpado, foi um conjunto de coisas que aconteceram.

Para finalizar a entrevista Carlos Magno disse que entrega a prefeitura com a consciência absolutamente tranquila e irá inaugurar muitas obras e ações entre novembro e dezembro – será prefeito até o dia 31 de dezembro de 2016, e não abre mão disso. Ao ser interpelado para dar uma nota ao seu próprio governo falou que daria nota 8,0. Com relação a pergunta dos Agentes de trânsito sobre a apreciação do plano de cargos de salário dos agentes de trânsito da SMTT, não vai fazer nada que possa aumentar despesas e deixará isso para seu sucessor.  Disse que torce para que a nova Câmara seja melhor do que foi para ele que tenham mais compromisso com a administração, que possa apoiar o que é certo. “Ter uma bancada não significa dizer que tem que votar contra ou favor – temos que votar no que é certo, em cima de critérios”. “São quatro vereadores na bancada da oposição. A maioria da situação.  É difícil pra minoria porque eles vão se sentir desprestigiado, mas o gostoso é trabalhar no aperto.

Segundo Carlos Magno a cidade de Estância desenvolveu bastante, que ao se candidatar encontrou a cidade de Estância completamente atoa e quando saiu da prefeitura há 30 anos atrás, deixou muitas coisas prontas, mas de lá pra cá, os governos que passaram não acrescentaram muita coisa e ao  retornar fez uma revolução na cidade e a intenção do programa de governo era avançar ainda mais.  Mas que a crise atrapalhou tudo. Que as pessoas ao retornarem a Estância já percebem que a cidade ficou mais bonita, mais organizada, a periferia ficou mais humana. Sobre as praias disse que o pessoal tem razão em ficar chateado, mas nas praias existem dois problemas: Um foi da reforma da orla do Abais que existe um projeto, mas foram impedidos de fazer por conta de duas ações judiciais proibindo qualquer construção na praia do Abais . Já no Saco, tínhamos um projeto pronto e lindo, onde o Banco Mundial já tinha colocado dinheiro, recursos junto ao governo do Estado para fazermos  a obra e uma decisão judicial de um  Juiz Federal aqui de Estância,  proibiu que fosse feita qualquer intervenção na praia do Saco, inclusive, saiu uma decisão para que ele mandasse demolir 349 casas e caso não fizesse  receberia multa diária de pessoa física de 50 mil reais. Que Foi uma fase difícil para a prefeitura contornar e conseguiram fazer com que não derrubassem casa nenhuma.  O projeto está lindo demais, o governo autorizou que fosse feito, mas infelizmente não se pode fazer nada. A intenção era deixar a região das praias uma coisa espetacular. Inclusive a prefeitura arcou com o projeto e foi caro.  

Com relação à mureta da  Cidade Nova - não conseguiu derrubar a mureta, mas a prefeitura conseguiu humanizar a entrada do Bairro e agilizar para que os ônibus da Coopertalse fizessem o retorno e entrasse até a praça principal e entrasse  na Rua Osório Ramos  para pegar passageiros e a grande obra da Praça da entrada que será inaugurada no dia 22 de dezembro que humanizou bastante a entrada do bairro. Conseguimos não derrubar a mureta em si, mas a funcionalidade que era algo que incomodava bastante os moradores da Cidade Nova a prefeitura resolveu e agora os passageiros da Cidade Nova não precisam  atravessar a pista e passar por cima da mureta. Agora os ônibus deixam eles dentro do Bairro.  

Sobre o atraso do dinheiro dos professores -  O dinheiro do FUNDEB hoje não financia mais a Educação – há alguns anos atrás a classe pegou o aval do Conselheiro do Tribunal de Contas, Dr. Clóvis Barbosa, querendo que todo dinheiro do FUNDEB fosse para pagar professores – “isso não existe” comentou. A ideia inicial era 60% para pagar professor e 40% para manutenção da escola. Conseguiram até aumentar isso e agora eles querem 100% para pagar professores, deixando de lado a manutenção da escola,  a merenda escolar, o transporte escolar.  Com o dinheiro do município não tem condições de fazer. Ou o prefeito investe só em educação e Saúde e não faz mais nada dentro do município ou então nenhum prefeito que entre agora a partir de 2017 vai conseguir pagar em dia professores. Sobre ser prefeito de novo, falou que queria terminar o projeto que começou há 30 anos atrás. Sobre tentar novamente disse que o futuro a Deus pertence, são 04 anos à frente, ninguém sabe se estará vivo daqui pra lá. É uma questão de momento, de circunstância – é uma honra ser prefeito de Estância – quem não gostaria? Perguntou! Sobre a ofensa feita por determinado vereador chamando-o de Pombo Sujo, Carlos Magno falou que não ficou magoado, mas essa mesma  pessoa além de não ter sido eleito, está respondendo judicialmente e haverá uma nova audiência no início de dezembro.

Fez seus agradecimentos a todos que foram às Ruas, que acreditaram no seu projeto, foram aos comícios, pisadinhas, caminhadas... Disse que foi uma campanha bonita na qual não gastaram nada, cada um arcou com suas despesas. Que a administração não acabou, e que haverá algumas inaugurações dentro da cidade até o dia 31: Entrega de certificados de cursos de informática em 03 Colônias, inauguração das redes de abastecimentos de água em vários povoados, inauguração da entrada da Cidade Nova; calçamento da Rua F da Rua Camilo Calazans e asfaltamento das Ruas, e no dia 28 encerra-se as inaugurações com a inauguração da Creche e da Cozinha Comunitária na Cidade Nova. Irá deixar 05 quadras de esportes, as unidades básicas de saúde que estão pela metade, dos calçamentos, do asfalto que está vindo ai e uma série de coisas que foram conseguidas no seu Governo. Que irá concluir seu mandato deixando as Ruas limpas, com a responsabilidade que deve ter uma gestão, porque ama essa cidade que é muito linda.  Concluiu dizendo: “Amo demais a cidade de Estância e me entreguei de corpo e alma. Sobre minha situação financeira, nem carro tenho, só cheque especial todos estourados – cansei de tirar do meu próprio bolso para mandar consertar carros com peças quebradas para que a gestão não parasse.  Não me arrependo de nada do que fiz e minha família já se acostumou porque sabe que essa é minha vontade, me realizo com isso. 

Jussara Assunção

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PREFEITO CARLOS MAGNO RECEBE HOMENAGEM NA DESPEDIDA DO TENENTE PIRES




Foi realizada no dia de hoje, 03, na Câmara Municipal de Estância, a solenidade de despedida do Tenente Pires - Delegado da 2ª Delegacia de Serviço Militar do município -, onde encerra-se suas atividades nesta cidade e será desativada a Delegacia.  A finalidade da solenidade foi homenagear o Tenente Pires e comemorar com todas as honras as atividades pelo Exército realizadas no Serviço Militar de Estância, assim como, seu encerramento . 
O prefeito da cidade de Estância, Carlos Magno Costa Garcia, esteve presente no ato de solenidade, onde foi homenageado e recebeu pelas mãos do Chefe da 19ª Circunscrição de Serviço Militar, Cel. Francisco Gladson, um Diploma. Em seu discurso Carlos Magno agradeceu e elogiou o trabalho de toda equipe do Serviço Militar na pessoa do Tenente Pires e disse que as portas estarão sempre abertas para o Exército, com toda fidalguia que lhe é merecida. Falou também, sobre a crise que atinge o país, as mudanças e a funcionalidade da tecnologia - disse que a saída para tudo isso ainda é a educação e a qualificação desses professores e que eles precisam perder o medo da avaliação.
Em conversa com nossa equipe o Tenente Pires falou um pouco sobre sua vinda e sua estadia na cidade de Estância e o porque terá que mudar para outro estado. Disse que no dia 31 de dezembro a Delegacia de Serviço Militar será desativada e de acordo com o projeto do nosso Exército é racionalizar a estrutura dos órgãos dos serviços militares, por isso resolveu desativa-lá. Mas os trabalhos continuam em Aracaju, na capital. "Esse é um projeto contínuo, a ideia é sempre com o progresso da tecnológia melhorar esse serviço. A delegacia existe desde 1974, ja são 42 anos na cidade - já passaram 12 delegados por aqui", enfatizou o Tenente. Agradeceu ao povo de Estãncia, disse que foi bem acolhido aqui e que é uma cidade em que pensa na possibilidade de moradia, futuramente. O Tenenete será transferido para Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Onde passará 02 anos com o objetivo de sair capitão e se aposentar.
Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Carlos Magno, que também foi homenageado e ocupou lugar de destaque na cerimônia; o Sr. Cel. Francisco Gladson Sales Alves - Chefe da 19ª Circunscrição de Serviço Militar, o  homenageado Tenente Pires e demais autoridades. Presentes, também, o Procurador Geral do Município Fernando Menezes, senhor Eleison Vasconcelos, secretário de Finanças, Paulo Dórea, secretário de Administração e Luiz Carlos Dussantus, secretário de Comunicação Social da prefeitura de Estância. O Presidente da Câmara de Vereadores não pode comparecer e foi representado por sua assessora direta.
SAIBA UM POUCO SOBRE O HISTÓRICO DA 2ª DELEGACIA DE SERVIÇO MILITAR DE ESTÂNCIA:
*A origem da 2ª Delegacia SM, data de 21 de julho de 1940, criada pelo Dec. 2.330, com a denominação de Delegacia de Recrutamento. Em 18 de abril de 1966, pelo Dec. 58.210 passou a ser denominada Delegacia do Serviço Militar. Em 1974, teve sua sede transferida para a cidade de Estância e abrangia 09 cidades: Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga D'Ajuda, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Gerú e Umbaúba.
* Em fevereiro de 1980 foi transferida para Itaporanga D'Ajuda, abrangendo as seguintes cidades: Itaporanga D'Ajuda, Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Gerú e Umbaúba, totalizando 17 JSM.
*Em março de 1986 retornou em definitivo para Estância, abrangendo as seguintes cidades: Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga D'Ajuda, Santa Luzia, Tomar do Geru e Umbaúba, totalizando 09 JSM. 
*Em março de 1999 com a extinção da 7ª Del. SM/Lagarto-SE, foram acrescidas 05 juntas à sua jurisdição: Boquim, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado e Tobias Barreto, totalizando 14 JSM.
*A 2ª Delegacia de Serviço Militar, teve como missão orientar e fiscalizar as atividades do Serviço Militar das 14  JSM sob sua jurisdição e cooperar no preparo e execução da mobilização de pessoal. O atual Delegado é o 1º Tenente Carlos Pires de Lima.
 Por: Jussara Assunção

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...