"Brincando com as palavras"
Na era da informática onde o uso frequente e, às vezes, obrigatório das redes sociais, é quase que unânime, nos depararmos com muitos vícios linguísticos e erros gramaticais que aos olhos de alguns podem parecer bobos, mas não o são - "eles fazem a diferença na hora de Ler!" -.
Por serem erros tão simples e fáceis de corrigir, que devemos sempre evitá-los na hora de elaborar um texto e organizar frases. Com certeza palavras e frases que se alinham em sintonia, torna um texto bem escrito e gostoso de se ler.
A ideia aqui é brincar com as palavras e buscá-las nos mais diversos meios de redes sociais - onde se encontram boa parte dos vícios de linguagem e grosseiros erros gramaticais. Afinal, um povo que domina bem a sua língua, tem mais chances de progredir intelectualmente e culturalmente.
Vamos aprender?
Observem as frases e vejam o diferencial:
1. Ex: O que disse e voto a repetir é que o serviço é de extrema importância para o Município.
2. Ex: O que disse e volto a repetir, é que, o serviço é de extrema importância para o Município.
Notaram a diferença entre as palavras VOTO e VOLTO? A palavra VOLTO vem do verbo voltar (Eu volto, Tu voltas, Ele volta); já a palavra VOTO, sem o L, significa ato ou meio de votar; opinião individual; sufrágio. Modo de manifestar a vontade, num julgamento ou deliberação, em tribunal ou assembléia.
Outro erro bobo que cometemos, mas que faz a diferença na hora de fazermos uma leitura, é com relação a pontuação. Note que na segunda frase as duas palavras "é que" estão entre vírgulas; o que na hora de fazer uma leitura em frase muito longa, nos ajuda a pausar para respirar. Espero ter ajudado a todos.
Boa sorte!
Jussara Assunção
Nenhum comentário:
Postar um comentário