Na noite de hoje, 27, o Município de Estância dá mais um grande salto na Saúde local e inaugura Centro de Hemodiálise - uma Clinica de grande porte, com equipamentos de última geração, lançada na Alemanha no mês passado -. O Centro já foi implantado e terá seus serviços postos em prática logo em breve proporcionando aos pacientes um serviço de dialise de qualidade.
O Centro de Hemodiálise é um projeto sonhado e idealizado pelo prefeito da cidade Carlos Magno Costa Garcia e a Secretária de Saúde Marta Angelica; foi uma promessa feita ainda em fase de campanha, e que está sendo realizada em parceria com os empreendedores Dr. Marcelo e Dr. Paulo Tarcísio Azevedo.
Os donos da Medlabor Dr. Marcelo e Dra Tatiana assumiram de forma espontânea esse empreendimento, construindo uma Clínica nova com recursos próprios e o Dr. Paulo Tarcísio Azevedo ( da Nefroes) entrou com a compra de maquinários. Ao município coube a responsabilidade de implantar a compra desses serviços, através da transferência de recursos de alta e média complexidade - de Aracaju para Estância -, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, através do Governo do Estado.
A cidade de Estância é o 3º município do Estado a ter o serviço de hemodiálise e proporcionará aos pacientes locais e de toda região sul que sofrem com problemas renais, mais conforto e bem-estar. O serviço será destinado a pacientes da Regional Estância, Umbaúba, Tomar do Gerú, Santa Luzia do Itanhy, Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha e Pedrinhas - todos credenciados para o atendimento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Em sua fala o prefeito Carlos Magno salientou que esse projeto partiu de uma linda história que começou de forma natural e que era um desejo desde a campanha eleitoral - "Foi uma promessa e também uma reivindicação e o sonho do médico Paulo Tarcísio em ter o seu serviço próprio para ajudar no tratamento desses pacientes", disse o prefeito. Lembrou que esse projeto só deu certo devido à parceria e o aval do Governador Jackson Barreto que facilitou todo o processo, através do investimento e da boa vontade do Dr. Marcelo (Medlabor) que investiu recursos numa época de difícil crise. Também fez agradecimentos ao médico humanista Dr. Paulo Tarcísio em nome dos estancianos.
O Governador Jackson Barreto ao falar fez suas recomendações e parabenizou o povo de Estância e Região Sul pela aquisição do Centro de Hemodiálise. Frisou que a Clínica precisa ser olhada com carinho e que precisa do compromisso daqueles que estão neste exato momento nos governos da Região Sul dos Municípios do Estado. "Uma Clínica dessa na cidade de Estância que abrangerá toda Região Sul, é uma benção de Deus, pois esse tratamento é realmente humilhante", enfatizou Jackson.
Por: Jussara Assunção
Informações colhidas através da Secretaria Municipal de Saúde de Estância:
A estrutura da Clínica é composta por 21 máquinas,sala destinada a treinamento de diálise peritoneal, sala de emergência destina a possíveis intercorrência durante a diálise, equipes multidisciplinares: enfermeiros, nutricionista, assistente social, psicólogo, osmose destinada ao tratamento de água para diálise. Serão disponibilizados 03 hospitais de retaguarda para internação de pacientes - Hospital e Maternidade Santa Isabel; Hospital Amparo de Maria (HRAM) e Hospital Regional de Estância, Dr. Jessé de Andrade Fontes. Cada hospital terá uma máquina e osmose portátil.
Sobre Hemodiálise: É um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.
Fonte: Ascom Saúde/Prefeitura de Estância