O Blog + Feminino da região

sábado, 26 de setembro de 2015

Cidade Nova inicia comemorações da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis




Teve início, ontem, 25/09, no Bairro Valter Cardoso Costa (Cidade Nova), a festa do seu Padroeiro São Francisco de Assis com uma ampla programação que vai até dia 04 de outubro. Todas as novenas serão realizadas na Paróquia São Francisco de Assis pelo Pároco Padre Alberto Assunção e o Vigário Padre Pedro Reis.

O convite para programação está sendo estendido a todas as famílias estancianas, entidades governamentais e não governamentais empresas e comunidades. Durante o novenário será meditado sobre “As Bem Aventuranças” – e as noites serão de pregação nas novenas, de quermesse e muita comemoração  para a comunidade do Bairro. 

A noite de ontem foi celebrada pelo Padre Diégo Ávila e teve como convidados a Prefeitura Municipal de Estância, a Paróquia de Santa Luzia do Itanhy, Escola Núbia Nascimento, Lions Club, Conselho Tutelar, Agentes Comunitários de Saúde, loteamentos Tropicália, Belo Horizonte e Nova Esperança; Ruas: João Costa e Silva, Princesa Isabel e Juscelino Kubistcheck. A animação da noite ficou por conta do Coral Paz & Bem e do cantor Ricardo Vilanova.

Estiveram marcando presença e representando o prefeito Carlos Magno Costa Garcia, os secretários Mario Dias, Secretaria de Cultura; João Paulo, Controle Interno e a Adjunta de Educação Inádia. A Secretaria de Comunicação também foi representada através de sua Assessoria.


Por: Jussara Assunção
MTB: 4840

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Obra da Ponte do Rio Taguay está a todo vapor




A população das cidades de Estância e Santa Luzia do Itanhy estão prestes a inaugurar no sábado dia 26/09, a obra da Ponte do Rio Taguay que está a todo vapor. A obra é uma parceria entre as prefeituras de Santa Luzia e Estância que preocupados com o bem estar das referidas comunidades e o desenvolvimento econômico da região somaram esforços e arregaçaram as mangas no sentido de proporcionar melhor acessibilidade e trafegabilidade.  

O Rio Taguay que fica na divisa da cidade de Estância com o Povoado Rua da Palha em Santa Luzia do Itanhy, é uma passagem obrigatória para pedestres, carroças e motoristas, que por ali escoam seus produtos agrícolas e pesqueiros em menor tempo, para as feiras livres de Estância.  

Após muitas décadas de sofrimento com as enchentes, e sem uma atenção especial dos órgãos públicos, a comunidade da Rua da Palha e adjacências ganha uma ponte que irá facilitar o deslocamento para cidade mais próxima e de comércio mais desenvolvido – que é Estância -, onde negociam todos os dias seus produtos.

Segundo informação do Secretário de Urbanismo da Prefeitura de Estância, João Oliveira Silveira, a obra está praticamente concluída e será entregue no sábado contando com as presenças dos prefeitos Carlos Magno e Edson Cruz, no ato de inauguração. O secretário enfatizou, também, que houve um esforço muito grande em concluir o serviço em tempo recorde – que o que era pra ser feito em um mês, foi feito apenas em 08 dias. Parabenizou a atitude do prefeito Carlos Magno e do prefeito Edson Cruz.

Por: Jussara Assunção
DRT: 4840/MTB

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Estância é pioneira no procedimento de videolaparoscopia






A cidade de Estância, distante 64 km da capital Aracaju, realizou dia 17 no Hospital Regional Amparo de Maria a primeira cirurgia por videolaparoscopia do interior de Sergipe em parceria com a Prefeitura de Estância – a cidade é pioneira nesse procedimento e esse acontecimento acrescenta ao hospital uma nova tecnologia e avanço em termos modernos. A primeira paciente de nome Rosenilda Floriano Leite é estanciana, do Bairro Valter Cardoso Costa (Cidade Nova) e fez todos os exames, consultas e cirurgia pelo SUS de Estância, através da Secretaria Municipal de Saúde.  Segundo informações da direção do HRAM a escolha da paciente se deu por ela ser conveniada com o SUS, que é a mola mestre   do hospital – onde 90% dos pacientes são do SUS – pagos pelo município de Estância que é a regional e pelo governo do Estado, através da Secretaria de Saúde; e por ser a paciente paraplégica e obesa, necessitando assim, de maiores cuidados e a cirurgia por vídeo seria o melhor procedimento.

A cirurgia por videolaparoscopia consiste em colocar uma câmera no interior da cavidade abdominal, através de dois estiletes, onde o médico faz o procedimento sem que haja a necessidade de abrir a cavidade – é feito por fora olhando o visor externo que é uma tela de tv. É um exame em que o médico tem uma visão mais ampliada do que a cirurgia tradicional e além disso, tem alta definição através de uma câmera que fica externa. São feitos dois orifícios pequenos para introduzir os estiletes. Esse procedimento só se faz em ambiente hospitalar sob anestesia geral e dura menos de uma hora, além de proporcionar várias vantagens para o paciente, como por exemplo: numa cirurgia de vesícula não é necessário abrir a cavidade abdominal através da pele, músculos, até chegar ao órgão – o procedimento é realizado com apenas dois furinhos; outra vantagem é que a recuperação é bem mais rápida – podendo a paciente ter alta no mesmo dia; o uso de menor quantidade de medicamentos, diminuindo, assim, os custos. Vantagem para os profissionais liberais que querem retornar ao trabalho, à escola, sendo o tempo de recuperação mínimo em relação a uma cirurgia tradicional. Ou seja, ao invés de passar 15 dias de repouso o paciente poderá voltar mais cedo para suas atividades normais. 
  
Segundo informações do médico Humberto Ralin o Hospital trabalha atualmente com equipamentos modernos conseguidos com recursos próprios e outros estão sendo alugados, como eco cardiograma, teste ergométrico e o videolaparoscopia. Perguntado sobre demanda e fila de espera para o novo procedimento cirúrgico, o médico falou que os serviços são oferecidos aos órgãos públicos, se houver credenciamento estarão aptos a atender a comunidade. No caso da videolaparoscopia só serão feitas as cirurgias se o serviço for contratado pelo SUS em nível de Estado ou Município. Hoje o Amparo de Maria recebe dinheiro do estado, município mediante cumprimento de metas que envolvem cirurgias, consultas, procedimentos, partos, etc. “Existe um avanço, pois esses  procedimentos não são feitos em outras cidades. O hospital está se equipando, investindo em tecnologia para atender essa população. Esse primeiro procedimento serviu para testar os equipamentos e formar nossa equipe de profissionais – médicos, anestesistas, pessoal de apoio  -   sobre o acontecimento estamos todos vibrando, pois consideramos um marco para a cidade de Estância que é sede de Regional de Saúde e essa é uma vitória de toda região centro sul”. Explicou o médico.

O HRAM é uma Instituição Filantrópica secular fundada em 1867, que atende um percentual mínimo de 60% do SUS, pra se manter essa filantropia e graças a intervenção e ao trabalho dos interventores Joaldo Santos (representando o poder judiciário)  e Zé Magno (representando o governo do Estado), ao Juiz Valter Ribeiro e o bom senso e parceria do prefeito Carlos Magno o hospital está passando por um processo de ajuste em relação às certidões e por isso foi decidido pela administração alugar determinados equipamentos para que ficasse de forma barata e não criar problemas futuros de penhora, por exemplo. Atualmente o prefeito Carlos Magno está trazendo também, o Centro de Hemodiálise que ficará a 50 metros mais ou menos do Hospital Amparo de Maria e  já está em fase de conclusão da área física – atenderá Estância e Região Centro Sul -, cerca de 70 pacientes que atualmente se deslocam da região para Aracaju, futuramente poderão ser atendidos em Estância. Uma parceria da Prefeitura de Estância e Governo do Estado.

Além dessas conquistas do HRAM a cidade de Estância, hoje, é considerada revolução no conceito de saúde. A prefeitura de Estância realizou nos últimos 03 anos ações impactantes na área da Saúde do município. Entre essas ações estão as Reformas dos Centros de Referência, Clóvis Franco (Sesp), Leonor Franco no Bairro Cidade Nova, Unidade de Saúde Irmã Madalena (CSU) no Bairro Alagoas; garantindo modernização, bom atendimento e maior conforto aos usuários do SUS. Estas unidades encontravam-se em condições precárias há algumas décadas e agora, sob o olhar da atual gestão estão modernizadas e humanizadas. Também foram entregues à população 03 novas ambulâncias, equipadas para remoção simples, facilitando a transferência de pacientes; 05 picapes Nissan Frontier 0 km e um veículo da marca Ford, totalizando a aquisição de 09 veículos para Secretaria de Saúde da Prefeitura de Estância. Graças ao compromisso da prefeitura o município foi destaque, também, no Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypt (LIRAa), realizado em 1.463 cidades do Brasil. A população de Estância que tem 70 mil habitantes, em 2014 teve o registro de apenas 24 casos de dengue – a Secretaria Municipal vem realizando mutirão Saúde e Cidadania nas comunidades, além da coleta de possíveis criadouros do mosquito. Com iniciativa do primeiro setor e empenho da gestão, foi implantado na cidade o Projeto Saúde na Feira, que visa facilitar o acesso à saúde preventiva  para a população, em especial, pacientes que moram em povoados mais distantes; mutirões para tratamento de glaucoma e cirurgias de cataratas. A Prefeitura do Desenvolvimento promove saúde preventiva para todos, de forma eficiente, humana e acessível – porque a prevenção é o melhor remédio e quando se fala em prevenção, se fala em qualidade de vida.          

Por: Jussara Assunção
 

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Parceria entre os prefeitos de Estância e Santa Luzia do Itanhy proporcionará obras de Ponte sobre o Rio Taguay


A Prefeitura de Estância, através da Secretaria de Urbanismo, e em parceria com a Prefeitura de Santa Luzia do Itanhy, representada pelo prefeito Edson Cruz, iniciou esta manhã a terraplanagem às margens do Rio Taguay – que fica na divisa das cidades de Estância e Povoado Rua da Palha em Santa Luzia – os preparativos dará início a construção da Ponte de concreto sobre o rio.

A obra será realizada em parceria entre os prefeitos Carlos Magno e Edson Cruz que entraram num entendimento para atender reivindicações dos moradores dos dois municípios, que são obrigados a trafegar por dentro do rio e sofrem transtornos em épocas de cheias.   A Ponte sobre o Rio facilitará o fluxo de carros, carroças e demais veículos e encurtará caminho para agricultores e pescadores escoarem suas mercadorias. Sendo que, pela estrada que liga Estância à Rua da Palha  são apenas em 10 km - já por Santa Luzia, o percurso é de 15 km.

O secretário João Oliveira esteve comandando as ações e o prefeito Edson cruz acompanhou todo trabalho na manhã de hoje e por lá estiveram, também, a assessoria de comunicação da prefeitura de Estância, o secretário de Comunicação de Santa Luzia, Magno de Jesus; os vereadores José Raimundo, professor Jorge e Alberto Costa. A construção iniciará amanhã e todo material ja se encontra no local.

Na parte da tarde o prefeito Carlos Magno se fez presente para assinatura de Ordem de Serviço.  O prefeito falou que desde que assumiu a prefeitura, está enfrentando muitos problemas com pontes em várias regiões do município - lembrando que várias delas já foram reconstruídas durante essa gestão. Destacou ainda que a união dos municípios, em prol da construção da ponte é uma lição de democracia. "Democracia se faz assim, quando se desce dos palanques e trabalha pelo bem da comunidade. Eu acredito que vai dar certo. O prefeito Edson Cruz está de parabéns porque essa união só vem engrandecer o município", enfatizou.

Ressaltou ainda que tem muito pra ser feito, e de forma coordenada vai poder atender a todas as regiões do município de Estância. A obra, há muito esperada pela população, beneficiará principalmente os moradores da zona rural de Estância e também do município de Santa Luzia do Itanhy. Outra vantagem é o aspecto econômico. A ponte facilitará o escoamento da produção, o transporte de cargas, o tráfego de veículos e encurtará distâncias entre as duas cidades.

O morador da região, conhecido como "Negão", falou sobre a imensa alegria de ver finalmente o inicio da construção da ponte, que é um sonho de muito anos da população local. De forma emocionada destacou ainda que pensou não estaria vivo para ver a realização dessa obra, que pode ser de pequena importância pra pessoas de fora, mas que é importantíssima para a comunidade local.

por: Jussara Assunção

Reeducação ambiental, já!




Reeducação ambiental, já!
Há coisas na vida que acontecem ao ser humano por merecimento - cada um colhe aquilo que planta - isso é tão certo como dois + dois são quatro. Se queremos um Planeta sustentável; uma cidade mais limpa (com uma aparência melhor), temos que fazer a nossa parte. As pessoas reclamam dos órgãos públicos, por reclamar, porque na verdade, maior parte nao tem a predisposição para colaborar, apoiar o que está sendo feito - e ai existe um certo sentimento de egoísmo e uma falta de educação que prevaleçe acima de tudo -, que transforma o homem no seu próprio inimigo.
A população sabe que é proibido colocar seus restos de construções, seus lixos nas Ruas e portas e que isso, por Lei, implica em multas. E que isso polui o meio ambiente e causa uma má impressão pr cidade, mas fazem assim mesmo. Ou por falta de educaçao ou por um instinto selvagem que exala do sentimento de desrespeito à natureza e a si mesmo, inveja, frustração... Algo parecido,
que só Freud explica!
Essas fotos foram tiradas hoje: uma da entrada do Conjunto Valadares, em frente a BR, onde jogaram um montante de restos de construçao e outra da caixa coletora que fica na praça do antigo predio do Graccho Cardoso onde alguém botou fogo em pneus, causando muita fumaça preta e um cheiro fortíssimo de borracha queimada.
Vamos ser justos - a prefeitura de Estância tem feito sua parte com todos os obstáculos e sacrifícios que às vezes surgem - mas a populaçao tem que dar sua contribuição e pensar no melhor para a nossa cidade, para nosso Planeta - e só assim construiremos um mundo melhor para nossos filhos. Não tem lógica a prefeitura limpar e o povo sujar. Issonao nos pertence mais. A tendência é sermos mais sociáveis é sermos mais naturalistas! Porque na minha concepção e pela lógica das leis naturais da vida e do homem o certo seria progredir sempre... E nunca regredir!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Estância sediará aniversário de 38 anos de “Os Embalos de Sábado à Noite Internacional”

No aniversário de 38 anos dos Embalos de Sábado à Noite Internacional, a cidade de Estância será a única cidade do Brasil que irá comemorar essa data especial – os Embalos de   Estância existe desde 2006, sendo essa, a 8ª Edição. Tudo começou como uma simples brincadeira. onde amigos se reuniam para escutar músicas de qualidade e discutir sobre sucessos das décadas de 60, 70, 80 e 90. A festa teve grande repercussão e acabou se tornando uma tradição para a cidade. Os organizadores Edson Ribeiro, Noelha Rosa e Izaias prepararam algumas novidades para o público e a intenção é comemorar os 38 anos dos Embalos Internacional:- a começar pelo local onde será .realizado – foram praticamente todas edições realizadas na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Esse ano o evento será na Boate Jopp Music, a discoteca mais moderna e conceituada do estado e será realizado no dia 26/09, a partir das 21:00h.

As atrações da festa ficarão por conta do DJ Toni e seus convidados: DJ Caldas, DJ Paulinho e DJ César de Salvador/Ba e da fantástica apresentação do Stance of Street da cidade de Estância. Segundo Edson Ribeiro que está na organização dos Embalos Estanciano desde que foi fundado, a intenção é que através da boa música a plateia possa ser transportada a momentos vividos nos anos 60, 70, 80, 90 que acabaram se tornando inesquecíveis e fazendo parte de uma trilha sonora de momentos marcantes de nossa existência dessa fase tão importante, que foi a era da dance music e embalaram as pistas de dança das discotecas das melhores épocas.

Esse ritmo ficou conhecido nos anos 70 como o New York Hustle e mais tarde como Hustle – movimentos com as mãos sempre acompanhando a batida da música. Sua origem saiu dos porões dos porto-riquenhos que moravam na América. A dança se popularizou após o lançamento de Saturday Night Fever (Embalos de Sábado a Noite), em 1977, uma história fictícia sobre um bailarino italiano chamado Tony Manero, (John Travolta) – cara popular no Bairro com as garotas – além de ser o rei da pista de discoteca.

Um dos ícones do estilo discoteca também foi o Eddie Vega – era um dos melhores dançarinos do estilo, na época – ganhou vários concursos em programas de TV, inclusive aos onze anos ganhou um concurso em NY, onde competiam vários adultos. Isso ajudou a difundir a dança para o mundo. Nessa época várias bandas e cantores fizeram muito sucesso - é o caso Genghis Khan  que agitou as noites de sábado nas discotecas; As Frenéticas; Bee  Gees; e ABBA que foi tema musical da vida de milhares de jovens nos anos 80.

por: Jussara Assunção

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

APÓS 30 ANOS DE ABANDONO PREFEITURA DE ESTÂNCIA RECUPERA A QUADRA DE ESPORTE DO COMPLEXO IDALITO OLIVEIRA NO BAIRRO CIDADE NOVA


A Quadra de Esporte do Complexo Idalito Oliveira fica no Bairro Walter Cardoso Costa, Cidade Nova, e foi construída há  30 anos atrás, na  gestão do atual prefeito de Estância, Carlos Magno Costa Garcia.  O  espaço esportivo estava em total estado de abandono e recebeu semana passada serviços de melhorias, através das secretarias de Urbanismo, Obras e Habitação. No espaço foi realizado recuperação do piso, nova    iluminação, limpeza, traves novas  e pintura na quadra.
O prefeito de Estância Carlos Magno vem realizando  obras com finalidade de importância para as comunidades, mas  também, reformando as que já existem e se encontram  em estado de abandono ao longo dos anos.  Pensando nisso foi viabilizado desde 2013 o projeto Reconstruindo Estância e de lá pra cá a prefeitura não para de trabalhar.
Em comemoração a este ato de reforma e a entrega da quadra Idalito Oliveira à população do Bairro Cidade Nova, a prefeitura de Estância, por meio das Secretarias de Juventude e Desporto e Assistência Social, realizou o Torneio Integração do Bairro Cidade Nova, através do Projeto Estância é Esporte, que teve início na última sexta feira, 28, envolvendo 17 equipes que estarão participando dos jogos.

Por: Jussara Assunção

‪#‎BoraRefletir‬#BoaTarde

Às vezes precisamos de exemplos como estes para nos repaginar e refletir sobre nós mesmos... Nossas lixeiras carregadas de muito ódio, egoísmo, ambição....
                                                       
 A Lei do Caminhão de Lixo
(Arnaldo Jabor)

"Um dia peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando um carro preto saiu de repente do estacionamento direto na nossa frente.
O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou de bater em outro carro, foi mesmo por um triz!
O motorista desse outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente.
Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável.
Indignado lhe perguntei: ‘Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro, a nós e quase nos manda para o hospital?!?!’
Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de “A Lei do Caminhão de Lixo.”
Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo.
Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, de raiva, traumas e desapontamento.
À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar e,às vezes, descarregam sobre a gente.
Nunca tome isso como pessoal.
Isto não é problema seu! É dele!
Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem, e vá em frente.
Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, igreja, nas ruas.
Fique tranquilo… respire... E DEIXE O LIXEIRO PASSAR.
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia.
A vida é muito curta, não leve lixo com você!
Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações.
Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.
A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como você a recebe!
Olha que maravilha que recebi e estou compartilhando com vcs.
Tenha uma ótima vida e uma lixeira vazia.

‪#‎BoraRefletir‬ ‪#‎DeOlhoAoSeuRedor‬





A revista Veja trás para o leitor um assunto super interessante e é importante que as pessoas tenham acesso a esse material pois essa patologia se tornou algo mais normal do que se pensa no Brasil. Aqui, em qualquer lugar, dentro da própria família... Podemos conviver com um psicopata sem ao menos sabermos dos riscos que passamos. Veja a matéria na integra acessando o link: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/quem-sao-os-psicopatas-do-cotidiano-voce-pode-estar-entre-eles


Quem são os "Psicopatas do Cotidiano?" Você pode estar entre eles

Por: Ramon Andrade do Grupo Denuncie



#BoraRefletir
#PovoCaladoÉpovoSemAtitude

""""" Me reservo o direito de ficar calado """""...Aff!!
Para que CPI nesse país se o investigado não responde às interpelações requeridas pelos deputados. Todos eles (depoentes) usam esse mecanismo da lei... 'Por orientação do meu advogado, permanecerei calado'!... Vamos abaixar as lonas desse circo midiático, vamos diminuir a despesa do estado com essa enorme operação, deixa isso para a Polícia Federal, Ministério Público, Procuradores da República. Se preocupem com a criação de projetos sobre segurança, saúde, código civil, corrupção, nova constituinte, dentre outros. Vamos trabalhar nobres deputados, afinal vossas excelências são pagos para isso, e por sinal muito bem pagos!!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA EM ESTÂNCIA





Na abertura da Semana da Pátria a Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria de Educação, deu início às comemorações de atividades patrióticas. A abertura aconteceu no Paço Municipal de Estância, às 07:30hs, e é o ponta pé inicial para as demais atividades que antecedem ao 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil), onde será promovido o Desfile Cívico que esse ano virá com o tema: "Cada Escola um Olhar, Cada Olhar uma Forma de Educar".

No momento se fizeram presentes autoridades públicas, parlamentares, alunos e professores - com a presença do TG de Estância e a sinfonia da Lira Carlos Gomes, que iniciou as apresentações tocando o Hino Nacional e logo após o Hino da cidade.

O Prefeito Carlos Magno acompanhado de autoridades parlamentares e da primeira Dama hasteou as bandeiras e passou a guarda em revista. Marcaram presença os secretários de Educação, Finanças, Urbanismo, Controle Interno, Obras e Habitação, Juventude e Esporte, Administração, Chefe de Gabinete, secretária de Assistência Social e demais funcionários.

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...