Filas nos aeroportos e nas rodoviárias, atrasos, overbooking, bagagem
extraviada e surpresas desagradáveis nos pacotes de viagem são alguns
dos transtornos mais comuns enfrentados pelos turistas nesta época de
festas de fim de ano. Grande parte dos problemas, entretanto, pode ser
evitada ou minimizada com atitudes simples.
Com o objetivo de orientar os turistas, o Ministério do Turismo conta
com o site de dicas Viaje Legal. As dicas incluem cuidados na hora de
contratar serviços como transporte e hospedagem além de esclarecer os
direitos do turista no Brasil.
Os viajantes podem encontrar também dicas de planejamento do passeio,
formas de economizar e de turismo sustentável no site da campanha
Passaporte Verde, criado a partir de uma parceria do Programa das Nações
Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), dos ministérios do Meio Ambiente e
do Turismo do Brasil e do Ministério Francês do Meio Ambiente e
Desenvolvimento Sustentável.
O Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz,
explica que o planejamento e o conhecimento são fundamentais para o
viajante evitar surpresas desagradáveis. “Atitudes simples podem evitar
transtornos e gerar uma experiência adequada de turismo, como deve ser”,
afirmou.
Isabel Barnasque, coordenadora-geral de sustentabilidade do
Ministério do Turismo, alerta sobre alguns cuidados a serem adotados
antes da viagem como, por exemplo, consertar torneiras pingando em casa.
“Além da economia na conta, evita-se o desperdício de até 46 litros de
água por dia”, diz. “É um comportamento que pode fazer a diferença,
especialmente nas grandes cidades como São Paulo, que demandam com
urgência novas formas de uso consciente da água”, complementa a
coordenadora do MTur.
Outro cuidado recomendado por especialistas é o de consultar se a
agência de viagem a ser contratada está incluída no cadastro dos
prestadores de serviços turísticos (Cadastur). A Advogada Cláudia
Almeida, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), orienta
ainda que se faça uma checagem prévia quanto às eventuais reclamações
sobre a empresa no Procon.
Segundo Cláudia, se a hospedagem ou transporte forem fechados por
meio de uma agência, ela é solidariamente responsável por qualquer
problema que ocorra durante a viagem, inclusive no caso de reservas
feitas por meio de sites e aplicativos. Por isso, uma boa opção para
evitar dor de cabeça é fotografar a página da oferta e demais condições
para ter mais segurança em caso de reclamação, complementa Cláudia.
Fonte:Notícias de Turismo
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