Segundo pesquisas jornalísticas as Academias ao Ar Livre foi uma ideia copiada da China por um vendedor de livros e um dobrador de tubos de Maringá/Paraná e a UNIMED patrocinou a primeira Academia ao Ar Livre , na cidade de Maringá. O Projeto foi batizado de “Academia da Terceira Idade (ATI)” e por conta disso, ganhou um poderoso slogan: “Quem vai para a ATI não vai para a UTI”. Um Projeto Municipal que visava melhorar a saúde da população, onde a intenção era oferecer uma opção acessível e gratuita de atividades físicas para o povo.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, as academias ao ar livre têm ajudado curitibanos a sair do sedentarismo. Os dados preliminares de uma pesquisa apontam: que 33% dos usuários haviam retomado a prática de exercícios depois da instalação dos 33 equipamentos de ginástica para uso gratuito da cidade. Uma moda que virou febre em mais de mil cidades brasileiras – boa parte instalada pelas prefeituras ou em parceria com empresas privadas, como a UNIMED, por exemplo. Outros meios são os recursos através de verbas municipais, estaduais, federais ou doações feitas pelos empresários.
Qual o resultado da adesão das Academias ao Ar Livre?? Para a população: Idosos, adolescentes e adultos o resultado é uma sociedade de pessoas mais ativas e saudáveis – co melhor qualidade de vida. Para as Prefeituras das Cidades: Aparecerá na mídia como órgão criador de programas públicos de qualidade de vida – proporcionando à comunidade a pratica de exercício gratuito e popularizando o acesso à atividade física.
Jussara Assunção - MTB/0004840
Nenhum comentário:
Postar um comentário