O Blog + Feminino da região

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Governador inaugura indústria de mineração em Estância

O governador Jackson Barreto compareceu, na tarde desta quarta-feira, 27, à inauguração da Indústria Jundu Nordeste e Mineração, no município de Estância. A nova indústria vai prospectar a matéria prima básica necessária para o funcionamento da Indústria de Vidros do Nordeste (IVN/Verallia),inaugurada em abril no município. O governador agradeceu ao grupo empresarial por acreditar e instalar a sua primeira unidade de mineração no Nordeste em terras sergipanas. 
De acordo com Jackson Barreto, a atitude do grupo empresarial em apostar num novo empreendimento em um momento de crise política e econômica como atravessa o país, representa o perfil de empreendedores corajosos, que sabem enfrentar os desafios e que acreditam na capacidade de desenvolvimento de Sergipe e do Brasil. “Apesar dos noticiários só mostrarem a crise, não vejo o nosso país sem perspectiva. Reconhecemos as dificuldades, mas no momento em que vemos ser implantada uma empresa de mineração, gerando emprego, renda e impostos, fico muito satisfeito e confiante no nosso futuro”, enfatizou. 
Na nova indústria, foram investidos R$ 8,5 milhões, sendo que cerca de R$ 5 milhões por meio do Fundo Constitucional de Financiamento (FNE –Industrial) do Banco do Nordeste (BNB). A Jundu Nordeste Mineração estabeleceu como meta inicial a extração de cerca de 53 mil toneladas/ano de areia beneficiada. O governador destacou o esforço do Estado para atrair novos investimentos e elogiou a atuação das equipes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), que não medem esforços para trazer para Sergipe novos empreendimentos. Jackson Barreto também agradeceu o apoio que o Banco do Nordeste vem dando aos investimentos que aportam em Sergipe. 
Ele disse que tem certeza do sucesso da Jundu, e que, em breve, novas indústrias serão atraídas para Sergipe por conta deste novo polo que se forma em Estância. “Uma indústria atrai outra e temos a certeza do sucesso do empreendimento”, acentuou, ao dizer que o governo continua aberto para estimular e ajudar na instalação de novas empresas no estado. 
Segundo o chefe do Executivo estadual, o governo promove uma política de desenvolvimento séria, e que a cada dia aumenta a sua credibilidade junto aos empreendedores nacionais e internacionais. “Temos muito respeito e apoiamos os novos investimentos que chegam em nosso estado, gerando emprego, renda e impostos para impulsionar o desenvolvimento do nosso povo. Não medimos esforços para atrair novos empreendedores e novas indústrias”, concluiu. 
O diretor geral da Jundu Mineração, Luiz Eduardo Martins Pereira, afirmou que Sergipe apresentou boa qualidade de matéria prima e um ambiente de negócios favorável para instalação da primeira indústria do grupo no Nordeste. “Na verdade, ao virmos conhecer o estado e as condições para a instalação da nossa indústria, observamos que as condições que se apresentavam eram melhores do que tinham nos dito”, acentuou. 
Eduardo Martins fez questão de destacar a seriedade e a transparência com que os processos foram executados pelos poderes públicos estadual e municipal. “Nós, empreendedores e os setores públicos, trabalhamos solidários para ver a coisa acontecer. Há pouco mais de um ano, iniciamos os processos e hoje registramos um novo marco para a empresa ao instalarmos a primeira unidade no Nordeste”, afirmou. 
Representando a Prefeitura de Estância, o secretário da Indústria, Martinho Miranda, afirmou que a instalação da Jundu é um sonho que se realiza, mas que não se encerra em si mesmo. “Outras indústrias virão para cá para gerar emprego e renda para nosso povo”, afirmou, ao agradecer o apoio que o governo estadual deu ao grupo para que todos os processos fossem executados com segurança e que a indústria se instalasse com sucesso. 
Homenagem
O governador aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem ao empresário Constâncio Vieira, que faleceu há cerca de um mês, e que foi um dos grandes empreendedores do estado. O seu filho, Ruy Vieira, é um dos sócios da Virallia. Jackson Barreto pediu um minuto de silêncio em memória do empresário.  
Mineradora
A Mineração Jundu Ltda atua no segmento de mineração nas regiões Sul e Sudeste do país desde 1959, ano de sua fundação, e, agora, inaugura a primeira unidade na região Nordeste do Brasil. Ela irá integrar a cadeia produtiva da IVN/Verallia, fornecendo matéria prima básica para a fábrica de embalagens de vidro. As duas empresas foram construídas uma ao lado da outra. 
A empresa trabalha no segmento de mineração de minerais não metálicos, produzindo e comercializando areia quartzosa industrial, areias resinadas, sílica moída, calcário calcítico, dolomita. Seus produtos atendem os mercados de fundição, vidro, cerâmico, abrasivos, filtros, campos esportivos, produtos químicos, operações de fraturamento em poços de petróleo, entre outros.
A Jundu é uma joint venture(empreendimento conjunto) formada pela francesa Saint Gobain Vidros e pela belga SCR Sibelco. São cerca de 320 empregos diretos gerados nas fábricas da empresa: Analândia (SP), Balneário Barra do Sul (SC), Bom Sucesso de Itararé (SP), Descalvado (SP), São João del Rey (MG), Viamão (RS) e Estância.
A joint venture apresentou o projeto de instalação à Codise recebendo apoio fiscal do Governo do Estado, através do PSDI. Os estudos geológicos realizados pela empresa para implantação da unidade revelaram que a região possui matéria prima de ótima característica. A entrada da Jundu no Nordeste visa uma expansão futura na região, iniciando por Sergipe.
Verallia
A Indústria Videira do Nordeste (Verallia/IVN) e o Governo de Sergipe inauguraram em abril uma unidade de fabricação de embalagens de vidro em Estância. O acolhimento do governo estadual, por meios de incentivos do PSDI, foi decisivo para a implantação da fábrica.
O empreendimento é o resultado da associação entre a Verallia e a Ipiaram Empreendimentos e Participações com sede em Sergipe, constituindo a IVN. Com esta fábrica, quarta da empresa no país, a Verallia firma sua presença no Nordeste, fortalecendo sua posição como uma das líderes no mercado de embalagens de vidro no Brasil. A Ipiaram Empreendimentos e Participações é uma empresa criada pelo empresário sergipano, Ruy Vieira, com o propósito de implantar esta nova fábrica. Ruy Vieira é um dos donos do grupo Constâncio Vieira.
A Verallia é um grupo francês líder mundial na fabricação de embalagens de vidro para vinhos e bebidas alcoólicas e mercado de alimentos, que conta com mais de 10.000 funcionários. A planta de Estância gera 195 postos de trabalho, com prioridade na utilização da mão de obra local. A unidade fabrica garrafas e potes de vidro com linhas de produtos que atendam os segmentos de mercado de bebidas e alimentos.
Presenças
Participaram da solenidade, o prefeito de Estância, Carlos Magno, o secretário da Sedetec, Chico Dantas, o representante da Federação da Indústria de Sergipe, Antônio Martins; os ex-prefeitos de Estância, José Nelson e Ivan leite; o superintendente do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento e o diretor geral da Saint Gobain, Wiltson Varnier.

Fonte: ASN/Governo do Estado

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Nota do DEMMA

O DEMMA - Departamento Municipal de Meio Ambiente está realizando o trabalho de terra-planagem na lixeira pública municipal, através da parceria entre as empresas do setor da construção civil, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente, que antes esses materiais não possuíam utilidade e poderiam degradar o meio ambiente. O setor de Projetos e Fiscalização Ambiental está realizando os procedimentos legais para melhor organizar o destino final dos resíduos sólidos do município. Nesta última sexta-feira foi realizado o georreferenciamento, fotos e vídeos aéreas para assim realizar os estudos ambientais para o futuro projeto de uma instalação de usina de reciclagem, onde o mesmo município possui a COOPERE - Cooperativa de Reciclagem de Estância, recém formada e capacitada dentro das leis que abrange as leis sobre a destinação dos resíduos sólidos no Brasil.

Fonte: Assessoria do DEMMA

Estância e a Esquina da Cultura

Visitar Estância é mergulhar num passado cheio de histórias interessantes e culturais, ao mesmo tempo que passear sobre as calçadas de um presente modernizado e requintado - com pessoas de fino trato, embebidas na intelectualidade de grandes poetas, escritores e exímios compositores -. Estância é assim mesmo: Está em pleno crescimento, passou para a fase adulta, porém, nunca perdeu suas raízes. Seu POVO insiste em prósperar, mas não desiste de mergulhar nesse passado tão presente. É uma soma de dois fatores: Passado + Presente = FUTURO PRÓSPERO CULTURAL.
Em 1° de maio ganhamos de presente um Memorial da Cultura recheado de coisas que nos remete à Velha Estância Imperial. Estância dos Saraus, da Academia Estanciana de Letras, do Clube dos Poetas Estancianos e do Conselho Municipal de Cultura - tudo embutido numa única embalagem -. Na antiga Rua Duque de Caxias renascerá a esperança que nos remete ao passado - bem ali, na futura "Esquina da Cultura".

Jussara Assunção

#VemPraEstancia
#VemProBerçoDaCulturaSergipana
#OhCidadeLindaDemais

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Nota de Esclarecimento sobre a invasão das casas do Alecrim

A Secretaria Habitacional de Obras e Transportes com o intuito de esclarecer a problemática da invasão das casas do Conjunto Habitacional "Jardim Alecrim", do Programa Minha Casa, Minha Vida, que é um projeto do Governo Federal com a participação do Governo do Estado e do Governo Municipal, vem à público explicar que a parceria com o Governo Municipal coube à Prefeitura apanas a realização do cadastramento; o estudo  caso a caso para se certificar se as pessoas estão aptas ou não; e toda parte burocrática necessária à escolha dos novos proprietários. Por isso, a prefeitura esclarece que passa num processo paralelo que nao tem nada haver com a construção das casas. 
Enquanto as casas estao sendo construídas, elas pertencem ao Banco do Brasil e obviamente à empresa construtora contratada. Como a construtora abandonou as casas, cabe ao Banco do Brasil, representante do Governo Federal, colocar uma outra empresa para concluir a obra e entregar às pessoas que estao cadastradas e que em cuja seleção foram aprovadas -. Que infelizmente, as casas do Alecrim passam por um problema grave de invasão e de depredação do patrimônio público, já que estão sendo, também, saqueadas - tendo suas portas, janelas e telhas arrancadas. Segundo informaçoes ainda da Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria de Obras, as casas foram invadidas e enquanto estiverem ocupadas elas não poderão ser concluídas. Para que o Banco do Brasil retome a obra e contrate uma nova empresa, será necessário a saída das pessoas dessas casas. 

O secretário Sóstenes relata que só existem duas formas dessas pessoas saírem das casas, ou por forma espontânea ou por forma judicial. As pessoas que invadiram não são as que foram cadastradas, portanto, as casas precisam ser entregues às pessoas inscritas e aprovadas no projeto Minha Casa, Minha Vida. Caso essas pessoas não saiam de livre e espontânea vontade, infelizmente só restará para o Banco entrar com  uma decisão judicial que tire essas pessoas das casas para então contratar uma nova empresa e concluir a obra. Depois da obra concluida será entregue à prefeitura para que seja feito o sorteio entre as pessoas que já estão cadastradas. Por enquanto, a prefeitura não pode fazer nada, primeiro porque a obra foi invadida, segundo porque a obra não pertence à prefeitura, pertence ao Banco do Brasil, sendo uma obra partucular; terceiro a prefeitura não tem poderes  algum para desalojar ninguém, só quem pode fazer isso é a justiça. Portanto, sua parceria com o Programa é apenas com a parte de logistica. Sendo assim,  aguardará o que a Justiça vai decidir; aguardará as açoes de retomada do Banco do Brasil e ai sim, essas casas passarão por duas etapas:  Conclusão das Casas, e a entrega das mesmas à prefeitura para que de fato possam ser destinadas para aquelas pessoas que estão cadastradas e aptas a recebê-las. 

Fonte: Secom

Representantes da GM participaram da Abertura do Curso de Perícia Veicular na ACADEPOL


 A GM de Estância que já é lembrada como como um referencial no estado, não para de crescer e continua sua grande escalada no intuito de adquirir maiores conhecimentos técnicos e engrandecer mais ainda o seu curriculum. 

Dando continuidade a esse processo preparatório, o comandante da Guarda Municipal, Gilmário Cruz e o Secretário de Administração, Paulo Dória, participaram no dia 18/07, da abertura do Curso de Perícia Veicular voltada para Adulteração e Balística em veículo realizado na ACADEPOL em Aracaju, em parceria com a ACADEPOL do Rio de Janeiro. 

Na oportunidade os representantes da Prefeitura de Estância aproveitaram para reunir-se com o Diretor da ACADEPOL/SE, Dr. Jocélio Franca Frões e com os representantes da FAEPOL - Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, - senhores Palácio e o Delgado Pablo Sartori -. O objetivo da reunião foi discutir sobre a compra de munições para a finalização do curso de formação da Guarda Municipal de Estância.  

*Saiba mais sobre o Curso*

O Curso de formação da Guarda Municipal vem disposto na Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto da Guarda Municipal) como pré requisito para o exercício do Guarda. Segundo a lei, as Prefeituras deverão aperfeiçoar sua Guarda. Diante disso,  a Prefeitura de Estância firmou parceria com a ACADEPOL/SE para ministrar o curso gratuitamente. embora o Município para a 1ª turma disponibilizou diárias para deslocamento e refeição dos 45 Guardas Municipais durante todos os dias de curso. A primeira turma encontra-se finalizada com a parte teórica, faltando apenas a prática de tiros para conclusão do referido.
Jussara Assunção
4840/MTB

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...