O Blog + Feminino da região

segunda-feira, 21 de março de 2016

Prefeito de Estância recebe Moção de Congratulações na 3a Conferência Estadual LGBT de Sergipe


  1. O Prefeito de Estância, Carlos Magno Costa Garcia, foi homenageado, em Aracaju,  pelo Núcleo Estanciano de Diversidades Sexual de Direitos Humanos, na 3a Conferência Estadual LGBT de Sergipe que
  2. aconteceu entre os dias 14 e 15 no hotel Orion, localizado no bairro Coroa do Meio.

A 3a Conferência LGBT de Sergipe teve como tema, ‘Por um Sergipe que criminalize a LGBTfobia’ e aprovou através do Eixo 4 por indicação do
senhor Sérgio Jacinto, a Moção de Congratulações ao prefeito de Estância, Dr. Carlos Magno, por sua sensibilidade com a população LGBT, criando o NEDSDH - e assegurando a efetividade das políticas públicas e garantias de direitos no âmbito municipal -. O número de assinantes pela aprovação da Moção foi unânime e se fizeram presentes vários representantes do Núcleo LGBT de Estância.

O evento visa avaliar o conjunto das políticas públicas e buscar soluções; debater sobre a temática e apresentar alternativas para solucionar problemas como preconceito, discriminação, intolerância e violência. A Conferência superou as expectativas previstas, onde já se esperava receber em média  200 pessoas. O encontro foi recheado com propostas de melhorias e os delegados eleitos irão apresentá-las na 12ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que acontecerá em Brasília de 25 a 29 de abril.

Por: Jussara Assunção
Reg. N° 4840

sábado, 19 de março de 2016

Programa +Mais Sementes, beneficia mais de 60 Povoados estancianos no dia de São José



  • Durante o dia de São José, 19/03, o Programa +Mais Sementes, através da Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria de Agricultura fez entrega de sementes de milho  nos Assentamentos Rosa de Luxemburgo e Paulo Freire e nos Povoados Estancinha e Entre Rios - no dia de hoje são 04 comunidades beneficiadas, mas ao todo serão em torno de 65 comunidades que estiverem cadastradas no Programa +Mais Sementes -. Ao todo serão distribuidos 4.000 kg de sementes que beneficiarão 1000 (mil) famílias e já foram contemplados com a mecanização 925 famílias. Ou seja, em torno de 20 comunidades já foram cadastradas.
  • A secretária de Agricultura, Rose, explanou para os agricultores sobre a importância do homem e da mulher do campo e falou de técnicas para se aproveitar melhor as sementes - enfatizou, também, para aqueles Povoados nos quais alguns agricultores estavam preocupados em não receber as sementes, que essa possibilidade não existe e que o Programa acontece em 03 etapas: Cadastramento, Mecanização e Distribuição -. Sobre o Povoado Caraíbas, a secretária falou que a distribuição também chegará lá; que existe um mapa e um cronograma a ser seguido, mas, que foi feito cadastramento nesse Povoado através da Associação e que todos foram avisados.
  •  O prefeito de Estância, Carlos Magno, esteve presente no ato de entrega das sementes e estava acompanhado de toda equipe da agricultura; vereadores, presidentes de Associações, lideres comunitários e assessores. Em sua fala parabenizou a secretária Rose e toda sua equipe pelo belo trabalho e ao Governo Federal por esse grande projeto. Cada agricultor recebeu 04 kg de sementes de milho que dá  para plantar 03 hectares de terra, mais ou menos. Quem também fez uso da palavra além do prefeito e da secretária de agricultura, foi o Líder do MST Careca e o vereador Artur Oliveira. A pauta dos discursos além da agricultura familiar, foi focada na atual situação política e econômica que o país atravessa - onde todos os líderes pediram muita cautela ao se construir determinadas críticas ao Governo Dilma e se disseram preocupados com os rumos que o país possa tomar. Após fazerem entrega das sementes à comunidade do Luxemburgo, toda comitiva seguiu para o Paulo Freire, Estancinha e Entre Rios. Segundo técnicos agrícolas da prefeitura as entregas das sementes terão continuidade no decorrer da próxima semana e continuará fazendo cadastro daqueles que ainda não conseguiram se cadastrar e aconselham que o plantio seja feito quando cair maior quantidade de chuva para que a terra fique mais úmida e esses agricultores não percam suas sementes.


Por: Jussara Assunção
Reg. de n° 4840


Acesse e fique por dentro:
Www.blogdajussaraassuncao.blogspot.com e www.estancia.se.gov.br


quinta-feira, 10 de março de 2016

SMTT participa de reunião com representantes do Movimento de Mobilidade Urbana para discutir possível paralização na BR 101

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Estância, participou ontem, 09, no Bairro Estancinha, de reunião com representantes do Movimento de Mobilidade Urbana e Associação de moradores do Conjunto Albano Franco para ouvir as reivindicações dos mesmos e ajudar a traçar um indicativo e definir estratégias de uma possível paralização por esses dias na BR 101. A mobilização poderá acontecer próximo a regiäo da ponte da Cachoeira, que fica na divisa dos Bairros Santa Cruz, Estancinha e Candeal. Essa segunda reunião  ficou acordada, desde a primeira, entre os membros do movimento, caso o DNIT não tomasse nenhuma atitude concreta referente à Ponte e a SMTT foi convidada a participar para dar seu ponto de vista e  esclarecer quais as medidas podem ou não, serem adotadas no fechamento da BR.
Segundo representantes a Ponte não está em boas condições e coloca em risco a vida dos moradores da região e motoristas que por ali passam - inclusive, já houve casos de acidentes e óbitos -, o que deixa a população aflita. Algumas visitas de membros de entidades, políticos, engenheiros e pessoas interessadas no assunto foram feitas no local para averiguação e definição do que poderia ser feito. Mas, segundo alguns membros do Movimento,  está havendo uma falta de interesse por parte do Dnit em resolver a problemática - e que houve um acordo de melhorias na cidade, porém, esses progressos acabaram ficando só no centro da cidade e a periferia foi esquecida.
Para Beto do Cabelo Branco, membro do MMU, a ponte está em péssimas condições, com grande erosão em sua estrutura e uma das providências mais urgentes também seria a proteção lateral. Em sua fala, Beto também disse que o senhor Ismael Silva - diretor do DNIT - faltou com a verdade quando disse no programa da TV Sergipe que não iria arcar sozinho com o prejuízo e que o SAAE (Serviço Autonômo de Água e Esgoto), teve sua parcela de culpa pois a erosão aconteceu devido o rompimento da barragem do órgão. Completou dizendo que mora no Bairro há muitos anos e que sua residência faz fundo com essa barragem e que nunca houve rompimento.
Para Paulo André, também membro do MMU, a situação tende a se agravar por conta do aumento de fluxo na ponte devido aos mais de 500 moradores que foram instalados no residencial construido pelo projeto Minha Casa, Minha Vida (Residencial Carmem do Prado Leite), do Governo Federal, no Bairro Estancinha. Que desde o ano passado que o DNIT ja tem conhecimento sobre o assunto e que essa última reunião seria para sinalisar uma possível mobilização com fechamento da BR e que o convite foi estendido a várias autoridades: vereadores, representantes do DNIT, associações, moradores e prefeitura, através da SMTT para buscar estratégias de segurança no local numa possível manifestação e chamou atenção das autoridades e da imprensa para a gravidade do problema.
Marcaram presença na reunião: Paulo André, Beto do Cabelo Branco, Luzinete Pinheiro - membros do MMU; secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Estância - Luiz Carlos dos Santos- representando a prefeitura e a rádio Mar Azul; representante do deputado Gilson Andrade; representante do vereador Pedro Benjamin, representante da Uname; representante da SMTT; representante da Rádio Abais pelo programa Língua Afiada e site Paparazzo.

Jussara Assunção
.

O DISCURSO CRIMINOSO E DIVISIONISTA DA SUPOSTA OPOSIÇÃO

A menos de um ano do início do processo eleitoral municipal, os lambes botas do poder de forma nem tão sutil, porém, vergonhosa fazem d...