A cidade de Estância, distante 64 km da capital Aracaju, foi fundada por Pedro Homem da Costa em 1848, e denominada por Dom Pedro II "Cidade Jardim" de Sergipe. Comemora hoje, 04 de maio, seus 168 anos de elevação à categoria de cidade com um sentimento que orgulha e encanta a todos estancianos. A cidade dos sobrados azulejados, das festas juninas e do Barco de Fogo - hoje patrimônio cultural imemorial de Sergipe -, aprovado e sancionado pelo Governo do Estado através da Lei 7.690; cidade de Gumercindo Bessa, Jorge Amado, possuindo ainda parte do acervo arquitetônico, nesses últimos anos desenvolveu bastante e é considerada por críticos da imprensa "Cidade Referência de Sergipe": Referência em Saúde, em cultura junina, em belas praias, desenvolvimento industrial - a cidade berço da cultura está cada vez mais bonita; cada vez mais desenvolvida.
Em seu aniversário a Prefeitura Municipal de Estância elaborou uma agenda de comemorações para presentear e celebrar junto ao povo estanciano, e através das secretarias de Administração, Cultura, Juventude e Desporto, Turismo e Meio Ambiente, Obras e o Clube dos Poetas serão realizados diversos eventos comemorativos e Ordens de Serviços para obras de suma importância à população estanciana. As atividades iniciaram no dia 28/04 e encerra dia 05/05 - durante esses oito dias está incluído a VI Etapa do Encontro das Famílias da Rede Pública; II Seminário do Barco de Fogo; Posse dos Aprovados no Concurso do Quadro Geral do Município; Posse da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Estância Fashion Day; Circuito Maratoninha; Aulão de Capoeira; Inauguração do Memorial; Conferência das Cidades; Campeonato Estanciano de Futsal 2016 das Empresas; lançamento do Documentário Judith Melo; Comitê de Turismo do Município de Estância; Ordens de Serviços da Quadra do Candeal, da Unidade de Saúde e Recuperação do Calçamento da Ladeira do Bairro; início do Torneio de Futsal Feminino, Concurso de Telas, Hasteamento das Bandeiras, Passeio Ciclístico; 1ª Competição de Jogos de Computadores; Clínica de Arbitragem de Handebol; Missa de Aniversário da cidade e noite da Prefeitura e da Câmara de Vereadores pela celebração do mês Mariano; 34º Fespofale (Festival de Poesia Falada); Encontro de Escritores; inauguração das Ruas São Pedro, Rua C, 5 e Travessa A. Também fora incluído dentro da programação de aniversário da cidade, algumas ações da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em comemoração ao Abril Lilás - que foram realizadas durante o mês de abril e finalizaram no início de maio.
Sobre o Concurso de Telas que é promovido a partir da ideia de utilização da imagem vencedora para estampar cartazes e folders do São João de Estância, o secretário de Cultura Mário Dias enfatiza que essa é uma data importante para acontecer o concurso pois Estância é uma cidade onde as tradições se fazem presente dentro de uma espontaneidade e cordialidade que é peculiar ao seu povo. Ao longo dos anos sempre agraciada no período junino com as obras de grandes talentos e valores estancianos que expõe para apreciação da comunidade às suas criações com telas temáticas que logo se transformavam no cartaz símbolo da festa maior, o São João. A Prefeitura Municipal de Estância, através da SECULT, busca valorizar, incentivar, promover e divulgar o potencial criativo e profissional dos nossos artistas plásticos, como forma de reconhecimento de suma importância no contexto cultural e social de nossa cidade e isso é um presente de aniversário para o povo. "NAVEGAR NA ARTE DAS NOSSAS TRADIÇÕES foi o tema escolhido como forma de exaltação e pertencimento de um dos nossos grandes bens imateriais o BARCO DE FOGO", completou Mário.
Sobre o aniversário de Estância, o prefeito enfatizou que "é um privilégio ser estanciano" e que espera somar forças junto ao povo, para cada vez mais proporcionar boa qualidade de vida a todos. "O que desejo no dia de hoje, é que tenhamos mais zelo, mais amor por essa terra tão linda que é nossa cidade - Estância faz aniversário e quem dá o presente é a prefeitura e dentro de um planejamento pre-estabelecido já fizemos muito: 04 unidades de saúde, ampliações de 02 Unidades de Saúde, uma na Cidade Nova e outra no Bairro Alagoas (CSU); 04 quadras de esporte; abastecimento de água em diversos povoados; calçamentos de diversas Ruas; Pontes, Inclusão Digital nos povoados; Praças com Academias, o Complexo Turístico e Urbanístico do Bairro Porto D'Areia e por esses dias, em comemoração ao aniversário da cidade daremos outras Ordens de Serviços para o Candeal e a obra da entrada da Cidade Nova que é um pedido veemente daquela comunidade", concluiu o gestor. O prefeito enfatizou, também, em sua entrevista, que vale lembrar as inúmeras obras e serviços que já realizou desde que assumiu a administração da cidade - e que a população deve consultar a página do site da Prefeitura de Estância e acompanhar todos os trabalhos já realizados pela Prefeitura do Desenvolvimento.
Sobre a História de Estância:
Durante muito tempo Estância foi subordinada à Vila de Santa Luzia do Real, atualmente Santa Luzia do Itanhy. Em abril de 1757, o Rei autorizou que realizassem na povoação de Estância "vereações, audiências, arrematações e outros atos judiciais; acontecendo assim, a separação jurídica da Vila de Santa Luzia. Devido sua decadência, em 25 de outubro de 1831, a sede da Vila de Santa Luzia é transferida para Estância - em 05 de março de 1835, é criada a sua Comarca e finalmente a 04 de maio de 1848, foi elevada a categoria de cidade.
Estância possui uma planície e vegetação com tabuleiros costeiros e sua vegetação litorânea variada entre coqueirais e vegetação rasteira, campos e matas de restingas e manguezais e um riquíssimo estuário. E possui clima tropical - de praia praticamente o ano inteiro -. Tem como padroeira Nossa Senhora de Guadalupe que também é padroeira do México. Para os mexicanos Estância é uma propriedade de criação de gado e os seus ocupantes são chamados de estancieiros, daí o nome adotado por Pedro Homem da Costa: Estância.
Jussara Assunção
Reg. 4840/MTB